Cadeira de banho para idosos
Por que usar cadeira de banho para idosos?
12 de fevereiro de 2021
Dama de companhia para idosos
Dama de companhia para idosos: não contrate antes de ler
15 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Como cuidar da saúde da pessoa idosa na terceira idade?

Saúde da pessoa idosa na terceira idade

A busca pela qualidade de vida é um assunto extremamente importante para qualquer pessoa. Todos querem ter uma vida mais longa, mais saudável, sem problemas de saúde e com bem-estar, principalmente as pessoas idosas, devido ao desgaste e envelhecimento natural da mente e do corpo.

Cuidar da saúde da pessoa idosa na terceira idade, com foco na saúde do coração, é o tema de hoje no Blogdocuidado.

Leia também:

Quando a telemedicina no Brasil servirá, enfim, aos idosos?

Conheça os sintomas do Mal de Parkinson

Pneumonia em idosos: porque devemos manter a atenção

Como a catarata em idosos pode ser tratada? Glaucoma causa cegueira? Saiba mais sobre estes problemas oftalmológicos na terceira idade.

Como cuidar dos idosos corretamente?

Como consequência do envelhecimento, é esperado que surjam doenças. As doenças do coração, como hipertensão, infarto, dentre outras, estão entre as mais comuns. Cuidar da saúde da pessoa idosa na terceira idade, para prevenir doenças que acometem o coração, passa por hábitos e rotinas saudáveis.

O ideal é que entre os 35 e 40 anos de idade, a pessoa procure um médico cardiologista para que seja feito um acompanhamento com maior atenção para evitar problemas futuros.

E ao se tornar idoso, esse acompanhamento médico deve ser feito com maior frequência, principalmente se existirem sintomas como dor no peito, falta de ar ou tontura, ou se houver história familiar de doença cardíaca (por exemplo, o pai tem hipertensão, a mãe teve um infarto).

Como ter um envelhecimento saudável?

Para ter um envelhecimento saudável é essencial a manutenção de hábitos saudáveis. Comer bem, dormir bem e se sentir bem ainda são as melhores receitas.

As doenças do coração, principalmente, podem ser prevenidas com atividades físicas regulares e uma dieta saudável (rica em verduras, frutas e legumes, evitando ao máximo comidas com muito sal e muita gordura). Também evite se estressar, fumar e consumir bebidas alcoólicas.

O tripé Boa Alimentação & Atividades Físicas & Saúde Psicológica (em particular para diminuir a ansiedade e evitar a depressão) nunca sai de moda.

Quais são os problemas comuns na terceira idade? 

A saúde da pessoa na terceira idade traz problemas muito comuns: para conhecê-los, leia nosso artigo sobre a saúde do idoso (confira entrevistas com médicos e outros profissionais de saúde).

Muita atenção aos sintomas de problemas cardíacos: se sentir dor no peito, fadiga, tontura, falta de ar e/ou fraqueza súbita, recorra a um profissional médico para uma avaliação.

Por que os cuidados com os idosos são importantes?

O cuidado com a saúde da pessoa idosa na terceira idade é tão importante devido à necessidade de ajuda que eles têm nessa fase da vida.

Os principais cuidados com a saúde da pessoa idosa na terceira idade são a manutenção das atividades de vida diária através da oferta de cuidados paliativos adequados. Para isso, em particular ao idoso dependente, um cuidador pode ajudar.

Quem pode ser responsável pelos cuidados com os idosos?

Os principais responsáveis por manter a saúde da pessoa idosa na terceira idade são os cuidadores de idosos, que são profissionais treinados e especializados para acompanhar esse público. Também os familiares podem cuidar dos seus parentes idosos, caso tenham disponibilidade, sempre se lembrando de buscar ajuda profissional especializada.

Para mais detalhes sobre a formação de um cuidador, confira aqui.

Conheça também ferramentas que auxiliam cuidadores familiares e profissionais no cuidado ao idoso dependente:


Precisa de um cuidador de idosos qualificado e disponível 24h/dia? Podemos ajudar.

Saiba mais sobre o cuidado a idosos dependentes: conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos (Abeci)

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador