Cuidados paliativos em idosos: 4 dúvidas comuns de familiares e cuidadores

O aumento da procura por cuidados paliativos em idosos é consequência do envelhecimento populacional, que provoca um significativo aumento das doenças crônico-degenerativas, que são doenças que levam a deterioração progressiva da saúde, por exemplo, esclerose múltipla, câncer, doenças do coração, Parkinson, Alzheimer, dentre outras, e com isso uma necessidade maior de atenção à terceira idade.

Cuidados paliativos: o que é

Os cuidados paliativos em idosos visam diminuir a dor, o sofrimento, e os sintomas causados pelas enfermidades, trazendo mais conforto e bem-estar não apenas para o idoso mas para toda a família.

O que são cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos vão muito além de aliviar a dor do enfermo. Dizem respeito a diminuição do sofrimento físico e também do sofrimento emocional dos pacientes que sofrem com doenças avançadas que não tem cura. Este tipo de cuidado também traz conforto ao e aceitação para todos os familiares envolvidos.

Quando se trata de cuidado paliativos em idosos, a prioridade não é mais a cura, e sim aliviar a dor e o desconforto físico e emocional do indivíduo, ou seja, o foco não é mais a doença e sim o paciente como um todo, com o objetivo de cuidar de forma ética e humanizada.

O que são cuidados paliativos de enfermagem?

A equipe de enfermagem pode atuar em diversas áreas, garantindo que todos os cuidados prescritos sejam realizados, buscando sempre o bem-estar físico e emocional do indivíduo. Fazer curativos e operar sondas são alguns exemplos.

Este cuidado pode ser para prevenção de saúde, para melhorar uma doença preexistente, para reabilitação, inclusive sendo prestados até o momento da morte do paciente, reduzindo o sofrimento desse paciente com foco na qualidade de vida: o enfermeiro deve garantir que o idoso tenha a melhor qualidade de vida que sua condição permite.

Para que a equipe de enfermagem possa atuar com cuidados paliativos em idosos, é necessária uma especialização ou curso de cuidador de idosos, para que saibam lidar com todas as situações que envolvem o geronte (paciente gerontológico), buscando oferecer uma assistência eficaz e de qualidade.

Quais são os cuidados de enfermagem?

São diversos os cuidados de enfermagem aplicados aos cuidados paliativos em idosos, que muitas vezes se confundem com as atribuições do cuidador, dentre as quais citamos:

  • Consulta de enfermagem com paciente e com a família, para traçar qual será o plano de cuidador (registrado no prontuário ou Diário do Cuidador);
  • Administração de medicamentos prescritos pelo médico;
  • Realização de curativos complexos;
  • Auxílio na alimentação;
  • Auxílio no banho;
  • Apoio emocional, com orientações, conversas e uma escuta acolhedora (para o paciente e seus familiares);
  • Educação em saúde, explicando sobre a doença e quais são os seus sintomas e complicações;
  • Realizar os desejos do paciente, oferecendo todo conforto e segurança necessário.

Quando iniciar cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos em idosos devem iniciar quando os cuidados curativos já não estão mais funcionando, ou seja, quando não há mais cura para a condição do paciente. A partir daí, é necessária uma decisão conjunta entre paciente, familiares e médico para iniciar o acompanhamento, que pode ser realizado em hospitais especializados, ou na casa do próprio paciente, dependendo da evolução da doença e dos sintomas.

É importante citar que as condições associadas ao envelhecimento natural, ou senescência, somente não acompanhadas através de cuidados paliativos, o que quase sempre demanda a presença de um cuidador de idosos, seja um profissional de enfermagem ou não.

PRECISANDO CUIDAR DE UM IDOSO EM CASA OU DAR ATENÇÃO PARTICULAR A UM ENTE QUERIDO EM UMA CASA DE REPOUSO? CONTE COM A ACVIDA.