Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre serviços de cuidadores de idosos: saiba mais


Sobre a Acvida

1Os problemas que enfrento com meus idosos, acredito, são incomuns. Incluem episódios de falta de memória, onde lembram de alguns acontecimentos, mas não de outros. Também apresentam surtos de agressividade, falta de sono, não reconhecem ou têm dificuldade de relacionamento/comunicação com familiares e cuidadores. Será que a Acvida pode mesmo me ajudar?
Sim, nós podemos ajudar sua família. Somos especializados em oferecer suporte a famílias com idosos portadores de demências. Os prejuízos à memória, ao sono, à comunicação, além de episódios de agitação e agressividade, são comuns às síndromes demenciais na terceira idade. Nossos cuidadores trabalham na manutenção das atividades diárias dos idosos (alimentação, higiene, vestuário, mobilidade, conforto e lazer) com auxílio, supervisão e intervenções diretas, dependendo da necessidade apresentada.
2Que perfil de paciente/assistido(a) a Acvida atende? A partir de quantas horas por dia e quantos dias por semana posso contar com os serviços da empresa?
O atendimento é padronizado, mas cada unidade possui um esquema (horários e condições) de atendimento distinto. Em geral, atendemos a partir de 2 horas por dia, no mínimo um dia por semana, em dias e horários programados. Nem todas as unidades oferecem todos os serviços da Acvida (consulte a seção UNIDADES do nosso site para mais detalhes).
3Quais são as atribuições dos cuidadores?
Os cuidadores são treinados para auxiliar ou executar todas as atividades que os assistidos seriam capazes de realizar sozinhos caso não estivessem incapacitados total ou parcialmente, incluindo alimentação, manutenção da higiene pessoal, organização do ambiente, oferta de medicamentos orais, participação em atividades de lazer, estimulação cognitiva, dentre outras.
4Quanto custam os serviços da Acvida?
Respeitando a realidade econômica de cada localidade e o fato de que nossos serviços são personalizados, não dispomos de uma tabela de preços nacional. Consulte a seção UNIDADES para saber o que cada unidade Acvida oferece. Observe que alguns planos podem estar disponíveis em algumas unidades e em outras não. Entre em contato com a unidade Acvida de sua preferência e solicite um orçamento.
5Se eu contratar a Acvida, quantos cuidadores irão me atender? Os cuidadores alocados ficarão fixos em minha casa ou todo dia terei um profissional diferente?
A quantidade de funcionários dependerá da carga horária e da escala montada para o atendimento. A Acvida prioriza ter uma escala com cuidadores fixos para cada assistido. Entretanto, ao implantar os serviços, alguns ajustes e trocas de profissionais podem ser necessários, o que em gera leva de 2 a 4 meses. Chamamos a este período inicial de Adaptação.
6Quanto tempo após a assinatura do contrato se iniciam os serviços de cuidadores em minha residência?
O prazo para início das atividades no domicílio varia de um dia a duas semanas, a depender do tipo de cuidado e da disponibilidade de pessoal. Em algumas situações específicas, este prazo pode ser encurtado ou dilatado. Consulte a unidade Acvida de sua preferência e solicite uma avaliação.
7Quando contrato os serviços de uma unidade Acvida, de quem é a responsabilidade pelas questões trabalhistas, como férias, 13º salário e demais encargos: da unidade, da franqueadora ou da família?
Temos modalidades de contrato distintas. Na Terceirização (TZ), toda a responsabilidade trabalhista é da unidade Acvida. Se optar pela modalidade de Supervisão (SV), a unidade Acvida seleciona os profissionais e será a responsável pelas questões administrativas (geração de contracheques, recibos, dentre outros). Neste caso, a responsabilidade pelas questões trabalhistas é do cliente. Alguns serviços adicionais podem estar disponíveis em algumas UNIDADES, consulte. Pela natureza dos serviços e de acordo com a Lei de Franquias (Lei Federal 8.955 de 15/12/1994), a franqueadora não tem responsabilidade trabalhista junto ao cliente ou ao franqueado.
8Tenho meus cuidadores mas tenho dúvidas se estou cumprindo integralmente a legislação trabalhista. Também gostaria de contar com a empresa para coberturas em caso de faltas, férias ou emergências. Como a Acvida pode ajudar?
Neste caso, nosso plano de Supervisão (SV) é ideal para suas necessidades. Consulte a UNIDADE mais próxima de sua residência.
9O que significa dizer que a Acvida é uma rede de franquias? O que isto implica para o usuário dos serviços? Todos os serviços estão disponíveis em todas as unidades?
Cada unidade tem um contrato com a franqueadora, que exige que, dentre outros pontos, ela opere segundo o padrão Acvida de qualidade, o que é bom para o cliente. É importante lembrar que a franqueadora permite ao franqueado o uso da marca, disponibiliza cursos e manuais e supervisiona a operação de cada unidade, mas os contratos de prestação de serviços são celebrados sempre entre o cliente (tomador) e a unidade local (franqueado). Nosso modelo de franquias permite a capilarização do atendimento sem a perda da personalização, algo muito importante para a família Acvida. Isto ajuda que a franqueadora preste atenção ao modelo e aos padrões e que os franqueados prestem atenção aos clientes. Por favor, observe que nem todos os serviços estão disponíveis em todas as unidades. Consulte a seção UNIDADES de nosso site para mais detalhes.
10A Acvida é uma agência de empregos?
Nos planos de Terceirização (TZ), a unidade Acvida, como o nome explicita, terceiriza cuidadores. Ou seja, coloca seus funcionários para trabalhar nas residências dos clientes. Nos planos de Supervisão, a Acvida não trabalha apenas como uma agência de empregos porque, além de recrutar, acompanha o trabalho dos profissionais continuamente. Enquanto a família estiver conosco, terá a sua disposição todos os serviços oferecidos, que podem incluir seleção, treinamento, gestão das questões trabalhistas, dentre outros serviços. Caso o profissional contratado não atenda suas necessidades, o cliente pode pedir substituição a qualquer momento.
11Devo escolher a unidade mais próxima de minha residência ou tenho liberdade para contratar a unidade que preferir?
O cliente tem liberdade para escolher a unidade que preferir. Entendemos que os serviços devem ser prestados de maneira personalizada e, por isto, a liberdade de escolha do cliente é fundamental. Isto ajuda a criar a empatia necessária para fazer valer nossa missão de “Trazer conforto e segurança para a família”.
12Estou interessado em contratar os serviços, mas desejo participar do processo seletivo dos cuidadores. É possível?
Sim. O cliente poderá escolher os profissionais dentre os selecionados e aprovados em todas as etapas do processo seletivo padronizado da Acvida.
13Quais são os requisitos para um profissional trabalhar na Acvida?
Nossas exigências incluem: ensino médio (ou apenas ensino fundamental, caso a família demande profissionais com perfil doméstico); ter curso de cuidador de idosos, babá, ou formação na área da enfermagem; comprovar experiência com prestação de cuidados domiciliares ou em instituições de longa permanência de idosos (ILPI) ou similares por no mínimo 3 meses. Além disso, nossa seleção filtra candidatos, no mínimo, por meio de checagem criminal ou histórico judiciário, além das referências profissionais.
14Se eu não gostar do cuidador selecionado, posso solicitar sua substituição? Neste caso, o cuidador seria demitido?
A substituição pode ser feita a qualquer momento e não implica em custos adicionais na maioria dos contratos.
15Se eu contratar a Acvida e, por um imprevisto, o cuidador designado não puder trabalhar, eu fico sozinho?
A Acvida trabalha para manter a continuidade dos serviços e evitar a interrupção da assistência. Na impossibilidade do cuidador escalado atender o cliente, independente do motivo e conforme o plano contratado, a empresa designará outro profissional para substituí-lo.
16Ouvi falar que a Acvida oferece mais do que serviços de cuidadores. É verdade?
Cada unidade Acvida tem liberdade para, dentro do portfólio da empresa, ofertar serviços que incluem (mas não estão restritos a): cuidadores domiciliares terceirizados; administração de pessoal (RH) para funcionários domésticos; recrutamento e seleção; cursos e treinamentos para cuidadores e profissionais domésticos; oferta de recursos de estimulação cognitiva; videomonitoramento remoto de residências; aluguel de equipamentos de saúde, como cadeiras de roda e cadeiras de banho; dentre outros.
17Sou curador e necessito prestar contas à justiça. Preciso de contador? A Acvida pode ajudar?
Usualmente não é obrigatória a chancela de um contador para este fim. Mas como as condições podem variar um pouco por estado ou comarca, ou em função de exigências específicas feitas pelo juiz, utilizar os serviços de um especialista pode ajudar a evitar erros. As unidades Acvida são preparadas para realizar ou auxiliar na prestação de contas, incluindo a conciliação bancária.
18Tenho cuidadores há algum tempo e já fui vítima de maus tratos e furtos em minha residência. O que a Acvida faz para evitar isso?
Além da seleção criteriosa, fazemos visitas constantes à residência, reciclagem/treinamento de cuidadores e acompanhamento a distância, que pode incluir serviço de videomonitoramento por câmeras (consulte os serviços oferecidos por cada unidade).
19É possível abater as despesas com cuidadores e com a Acvida na declaração de ajuste do imposto de renda pessoa física (IRPF)? Como fazer isto? Planos de saúde cobrem ou oferecem algum tipo de reembolso?
Segundo a Receita Federal do Brasil, até o ano fiscal de 2017 (declaração de ajuste feita em 2018), os serviços de cuidadores terceirizados não são dedutíveis do IRPF. Para clientes dos planos de Supervisão (SV) e demais empregadores domésticos, é dedutível a parcela patronal do INSS de até um funcionário doméstico por CPF, incluindo cuidadores domésticos, dentro do limite estabelecido e atualizado pela Receita a cada ano. Alguns planos de saúde custeiam parcialmente os cuidadores, assim como os serviços de saúde de alguns órgãos públicos. Consulte a unidade Acvida mais próxima e seu plano/serviço de saúde para mais informações.

Sobre Nossos Cursos

1Comprei os cursos da Acvida pela internet e agora desejo fazer o treinamento presencial. Como devo proceder?
Se iniciou pela internet e deseja concluir o curso presencial em uma de nossas unidades, basta procurar a mais próxima de sua residência e você terá condições especiais para concluir os estudos.
2Todos os cursos/treinamentos estão disponíveis em todas as unidades?
Não. Consulte os serviços oferecidos por cada unidade em nosso site.
3Os certificados tem validade legal?
Sim. Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. São válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo. Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é uma modalidade de educação não formal que tem por objetivo proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino (Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). Os certificados emitidos têm a mesma validade de certificados de cursos presenciais. Você pode utilizar o certificado para comprovar qualificação profissional, completar horas extracurriculares na faculdade e/ou curso técnico, preencher exigências em concursos públicos, participar de progressão funcional, provas de título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa/empregador.

Sobre o Negócio

1A Acvida é uma empresa de enfermagem, Home Care ou cooperativa de trabalho? Qual a diferença?
Não prestamos serviços de enfermagem nem de Home Care (internação domiciliar), tampouco trabalhamos como cooperativas. As unidades Acvida são empresas privadas e autônomas, que contratam funcionários de acordo com a CLT (legislação trabalhista vigente) e prestam serviços de cuidadores de pessoas para particulares e empresas. Não oferecemos serviços de enfermagem, como procedimentos invasivos e suporte avançado de vida (bombas de infusão, ventiladores mecânicos, sondas, cateteres, administração de medicamentos injetáveis).
2Eu me interessei pelo negócio. Gostaria de saber mais detalhes sobre como me tornar um franqueado da Acvida.
Por favor, acesse a seção FRANQUIA para saber mais detalhes.