Gases em idosos: veja nossas dicas para evitar o problema

A flatulência, ou gases em idosos, é algo desagradável e que pode indicar a existência de problemas gastrointestinais, ou mesmo prejudicar o tratamento de algumas condições de saúde.

Gases na terceira idade

O excesso de gases não deve ser considerado algo banal. Saiba o que pode ser feito por cuidadores e familiares.

Gases em idosos: dieta para gases

A flatulência excessiva é causada, via de regra, por uma dieta inadequada. Como a dieta também é responsabilidade dos cuidadores de idosos e dos familiares, o conhecimento deste tema é altamente pertinente para todos os envolvidos no cuidado.

Na minha barriga deve estar a solução para os problemas energéticos da humanidade: tudo o que eu como viram gases!

Sr. Hermano, que em 2022 completou 100 anos de vida!

Confira algumas dicas imperdíveis para entender e contornar a situação.

Como cozinhar feijão para não dar gases

Confira uma receita fácil e prática para diminuir os gases oriundos do consumo de feijão, que, embora muito nutritivo, também pode ser bastante flatulento.

A preparação apresentada no vídeo também tem outra vantagem: ajuda a diminuir a concentração de agrotóxicos, cada vez mais presente no alimento.

Assista também ao vídeo Alimentação do idoso: gases em idosos em alta definição em nosso canal no Youtube.

Alimentos para melhorar gases em idosos

Trazemos algumas dicas que podem ser úteis. Lembramos que todas as recomendações a seguir são feitas em caráter geral, e não substituem a orientação particular de médico ou nutricionista.

  • Pela manhã: esprema uma banda de limão e dissolva 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio nele, depois adicione água e ingira em jejum (dica da nutricionista Michelle Bezerra (@michele_bezerranutri). Importante: hipertensos podem ter contraindicação ao consumo do sódio presente no bicarbonato, consulte seu médico se for o caso;
  • Considere diminuir o açúcar para adoçar preparações como sucos ou bolos. O açúcar é ótimo para acidificar o estômago e gerar gases em idosos;
  • Diminua o consumo de alho e cebola in natura;

Alimentos que causam gases

Os alimentos que podem ocasionar o aumento da flatulência incluem:

  • Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, brócolis, couve de Bruxelas, cebola, alho, couve-flor, pepino, alcachofra, aspargos, nabo e aveia;
  • Cereais integrais, como arroz integral, quinoa, milho;
  • Ovos;
  • Adoçantes artificiais, como sorbitol, maltitol e xilitol;
  • Algumas frutas ricas em frutose, incluindo sucos, frutas secas ou em calda.
  • Bebidas com gás, como refrigerantes, espumantes e águas gaseificadas;
  • Chiclete;
  • Frituras, como batata frita, coxinha e frango frito;
  • Carnes processadas e refeições volumosas e com muito molho.

(Fonte: Tuasaude.com.br)

Laticínios (leite, iogurte, queijos, outros) também são causadores de gases em idosos, principalmente naqueles intolerantes à lactose, e quando consumidos em grandes volumes.

Alimentos que reduzem os gases

Além de evitar os alimentos que estimulam a formação de gases, consumir alimentos que melhoram a digestão e a saúde da flora intestinal também ajuda, como por exemplo:

  • Tomate e chicória;
  • Kefir ou iogurte com bifidobactérias ou Lactobacillus, que são bactérias benéficas para o intestino e atuam como probióticos (recomendados apenas para as pessoas que não são intolerantes a lactose);
  • Consumir chás de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja, que possuem propriedades digestivas e antiespasmódica, melhorando a digestão e facilitando a expulsão dos gases.

(Fonte: Tuasaude.com.br)

Outras dicas que ajudam a diminuir a produção de gases incluem evitar beber líquidos durante as refeições, comer devagar, mastigar bem e fazer atividade física regularmente.

Tudo isso acelera a digestão e melhora o trânsito intestinal, reduzindo a produção de gases em idosos.

Gases no idoso

Em pessoas saudáveis, a flatulência pode ser um problema desagradável. Mas em pessoas com problemas gastrointestinais, como naquelas que fazem uso de uma bolsa de colostomia, por exemplo, os gases no idoso podem gerar dores e outros desconfortos.

O excesso de gases também pode indicar um estômago mais ácido do que o normal, o que pode ser causado pela automedicação, ou pela existência de outros problemas do trato digestivo.

Siga as dicas apresentadas, e, na dúvida, procure um especialista.