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Como controlar a Hipertensão Arterial em Idosos

Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial em Idosos é um problema de saúde pública grave. Sobretudo devido aos hábitos alimentares e comportamentais que precisam ser modificados em função da boa saúde. No entanto, não é necessário que esse tipo de prática implique em um grande esforço para você.

Existem algumas estratégias que permitem que você mantenha a sua pressão arterial dentro das taxas ideais e ainda evite uma série de problemas, tais como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este post e descubra as melhores dicas de como manter a pressão arterial controlada, mesmo na terceira idade.

1 – Perder peso para controlar a Hipertensão Arterial em Idosos

Emagrecer, é o primeiro passo para combater a Hipertensão Arterial em Idosos. Isso porque, pesquisas comprovam que existe uma relação direta entre o peso e o aumento da pressão arterial.Sobretudo, quando há gordura acumulada na região do abdômen.

Para impedir que o excesso de peso prejudique a sua saúde é crucial manter uma dieta saudável e balanceada. Dessa forma, é possível eliminar a temível gordura abdominal e manter sua pressão arterial controlada.

2 – Diminua a quantidade de sal ingerida por dia

A diminuição no consumo de sal é a chave para manter a pressão arterial controlada. De acordo com especialistas, o ideal é que os idosos não consumam mais do que 6g de sal por dia. Isso equivale a aproximadamente 1 colher de chá rasa.

Uma dica valiosa para manter esse consumo baixo é investir no uso de especiarias no preparo das comidas e ficar atento a quantidade de sal indicada na embalagem de cada alimento.

Essas duas simples práticas irão impedir que o limite de consumo de sal seja excedido. Segundo dados, a mudança de alguns hábitos alimentares é capaz de reduzir em até 10 mmHg da pressão arterial.

3 – Hipertensão Arterial em Idosos:Abandonar o cigarro

Abandonar o cigarro é crucial para combater a Hipertensão Arterial em Idosos, sobretudo porque esse hábito influi diretamente no funcionamento dos vasos sanguíneos e na contração das suas paredes. A consequência disso? O aumento da pressão arterial e do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Mas isso não é tudo, poucas pessoas sabem, mas o tabagismo ainda faz com que o efeito dos remédios usados para controle da pressão alta perca o seu efeito. Isso prejudica diretamente o tratamento dos idosos, causando assim sérios danos à saúde.

Somado a isso, os especialistas também recomendam que o consumo de álcool seja retirado da rotina dos hipertensos. Afinal, ele é um dos elementos causantes do aumento da pressão arterial.

4 – Consumir alimentos ricos em potássio e magnésio

Consumir alimentos ricos em potássio e magnésio é outra excelente estratégia para manter a hipertensão sob controle. Isso porque, eles possuem os nutrientes necessários para estimular os músculos do coração e os vasos sanguíneos, o que reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

Alimentos como as sementes, vegetais e oleaginosas possuem um alto teor desses nutrientes. Mas atenção para não exagerar na quantidade consumida, os especialistas recomendam o consumo diária de 300mg para mulheres e 400mg para homens.

Por essa razão, busque um nutricionista para que ele possa elaborar uma dieta a base desses alimentos para você. Acredite, em pouco tempo será possível manter sua pressão arterial sob controle.

5 – Hipertensão Arterial em Idosos: Diminuir o estresse

Chegamos a última dica de como controlar a Hipertensão Arterial em Idosos, talvez a mais complicada delas. O ideal aqui é que sejam reduzidos os níveis de ansiedade e de estresse como forma de diminuir a pressão arterial.

A importância disso? É simples, o estresse e a ansiedade fazem com que hormônios como adrenalina e cortisol, acelere os seus batimentos cardíacos e, consequentemente, aumente a pressão arterial.

Como você pode perceber, manter a Hipertensão Arterial em Idosos sob controle não é uma tarefa difícil. Afinal, só é preciso mudar alguns hábitos e adotar uma alimentação saudável capaz de fortalecer o seu sistema cardiovascular e evitar problemas com a pressão alta.

Se seguir todas as dicas que apresentamos ao longo do post  você poderá não apenas controlar as suas taxas de pressão arterial, como também evitar a ocorrência de outras doenças cardiovasculares, como o infarto. Sem dúvida, assim será possível aproveitar uma vida com mais saúde e qualidade de vida.

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Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

2 Comments

  1. Kassio Braga disse:

    Olá Maria da Luz,

    Ficamos muito felizes em te ajudar com nosso conteúdo. Mas infelizmente ainda não temos unidades em São Paulo no futuro provavelmente.

    Acvida Cuidadores

  2. […] Presença prévia de doenças crônicas, tais como: hipertensão, asma, problemas cardíacos, diabetes, entre […]

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