gerontólogo
O que é a gerontologia? Como o gerontólogo pode auxiliar no cuidado ao idoso?
28 de janeiro de 2021
Confusão mental em idosos
Confusão mental em idosos: informações relevantes para familiares e cuidadores
30 de janeiro de 2021
Exibir tudo

Quanto custa um cuidador de idosos?

Quanto custa um cuidador de idosos?

Hoje compartilho uma carta que enviei a todos os nossos clientes após o último aumento no salário mínimo, o que levou muitos a pensarem quanto custa um cuidador. Penso que o delicado assunto de um (eventual) aumento de preços deva ser tratado de forma aberta.

Leia também:

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler isso

O que é a gerontologia? Como o gerontólogo pode auxiliar no cuidado ao idoso?

Saiba 10 benefícios da Ozonioterapia para idosos

Se sua família contrata cuidadores em domicílio e quer saber quanto custa um cuidador, sugiro a leitura até o final.


Quanto custa um cuidador

Palavra do fundador da Acvida Cuidadores aos clientes:

“Amigos clientes, tomo a liberdade de me dirigir desta maneira porque considero o trabalho da Acvida, acima de tudo, como uma parceria. Uma parceria que, através dos cuidados paliativos oferecidos por nossos colaboradores, busca trazer aos idosos a melhor qualidade de vida que suas condições permitem.

Neste sentido, faço questão de entregar meu telefone pessoal a cada um dos clientes, que tem liberdade para me procurar sempre que acharem necessário.

Gosto de pensar não apenas no cuidado ao idoso, mas também no conforto e segurança que trazemos a cada uma das pessoas com quem lidamos. Isto inclui o compromisso de cobrar valores justos pelos serviços que prestamos, que possam remunerar nossos esforços dentro das possibilidades das família.

A cada primeiro de janeiro, me deparo com a inglória (mas necessária) tarefa de reajustar nossos contratos em função do aumento compulsório do salário-mínimo. Ao longo das primeiras semanas de cada ano me vejo em infindáveis reuniões, debato sobre extensas planilhas, me perco em conjecturas sobre como controlar os gastos com um único objetivo: minimizar o impacto no bolso de nossos clientes.

A cada índice de inflação liberado (INPC, IPCA, IGP-M…), aumenta minha impressão de que nenhum deles, de fato, representa a minha realidade e a de meus amigos. Exatamente por isto, a Acvida JAMAIS executou a cláusula de reajuste de seus contratos expressamente como prevista:

Cláusula XX – Os valores contratados serão reajustados de forma a manter o equilíbrio econômico deste contrato nas seguintes situações:

Quando houver alterações legais e/ou sindicais que alterem os cálculos trabalhistas, tributários ou previdenciários do CONTRATADO;

Se, durante a vigência deste contrato, forem criados novos tributos ou modificadas as alíquotas dos vigentes;

Se houver reajuste nas tarifas de transporte coletivo, ou se comprovadamente, as despesas com transporte dos funcionários/cuidadores forem aumentadas em função de alterações nas escalas ou substituição dos profissionais;

Além do previsto nas alíneas anteriores, após 12 meses, o contrato poderá ser reajustado pelo IGP-M ou outro índice que represente a inflação do período anterior.

A dureza dos termos jurídicos é simplesmente fria demais para uma relação entre amigos. Se dependesse apenas de mim, faria nossos contratos como antigamente; o fio de meu bigode como garantia.

Assim, pensando no idoso e em sua família, nos cuidadores que dependem do trabalho para seu próprio sustento, e na continuidade da Acvida como iniciativa que beneficia todo o ecossistema do cuidado (hoje somos orgulhosamente o maior portal sobre o cuidado a idosos dependentes do Brasil), fizemos e refizemos exaustivos cálculos (individuais) antes de apresentar qualquer necessidade de reajuste.

Necessidade esta que precisa se embasar em números, mas também em compreensão e parceria.

É importante salientar que, de todos os itens que compõe nossa formação de preços, apenas nossa Margem de Contribuição para despesas operacionais (item MC que detalho abaixo) depende diretamente de nós, confira:

Quanto custa um cuidador terceirizado 24h/dia prestando serviços através de uma empresa

  • 48,90% do valor de cada contrato corresponde aos contracheques dos cuidadores (salário-mínimo mais direitos previstos na legislação trabalhistas como horas extras, adicional noturno, hora noturna reduzida em relação à diurna, parcela do descanso semanal remunerado – ou DSR – sobre os direitos)
  • 4,96% corresponde ao transporte mensal dos cuidadores
  • 1,5 % corresponde a provisão para faltas e atestados médicos
  • 21,58% corresponde a encargos legais (FGTS, férias e coberturas, décimo terceiro salário)
  • 9,63% é a MC (administração do contrato)
  • 13,42% são impostos diretos do Simples Nacional

Fomos obrigados a diminuir nossa MC seguidamente nos últimos anos, ou seja, aumentamos nossa eficiência para poupar o bolso de nossos clientes.

Todas os demais itens tem preços e alíquotas controlados pela legislação ou são regulados pelo governo/mercado. Isto significa que são os mesmos para qualquer prestador de serviços que siga a legislação trabalhista e tributária, a única forma de garantir segurança jurídica e tranquilidade para a família.

Apesar dos números se justificarem, sabemos que manter um cuidador de idosos é algo significante para o orçamento das famílias.

Por isto, além de nossos serviços de terceirização (onde a Acvida contrata e se responsabiliza por toda a parte trabalhista), oferecemos alternativas como nosso plano de Supervisão.

  • SV (Supervisão): a Acvida recruta, seleciona, capacita, substitui e cobre faltas de cuidadores se forma segura com seu plantão 24h/dia, acompanha os cuidados com sua equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, oferece monitoramento da residência por câmeras, oferece cadeiras de rodas/banho, faz a contabilidade dos cuidadores (gerando contracheques e inclusive executando pagamentos).

Neste caso, a família é o contratante legal (quem assina a carteira) e nós oferecemos todo o suporte para que não tenham que se preocupar com a parte burocrática. Esta opção oferece redução de custos de 10% a 25% em relação ao contrato de terceirização.

Em nome da equipe Acvida, agradeço mais uma vez pela confiança. Se houver algo mais que possamos fazer para a sua família, por favor nos comunique. Se o pedido estiver dentro de nosso alcance, considere-o atendido.


Os valores apresentados indicam, percentualmente, quanto custa um cuidador terceirizado 24h/dia. Para saber valores de salários e para calcular as despesas mensais das famílias com cuidadores (R$) em outros formatos de escala, clique aqui.

Leia ainda: se o assunto de quanto custa um cuidador lhe interessou, talvez estes também interessem.

Conheça as perguntas mais frequentes no site da Acvida

Quem cuida de parente idoso ou com deficiência pode receber benefício em dinheiro?

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

22 Comments

  1. Maria Ribeiro Barros disse:

    Gostaria de saber se eu com 68 anos gostando de boa saúde , posso fazer um curso de acompanhante de idosos e quais as chances de conseguir um trabalho e a faixa de salário nessa especialidade
    Desde já agradeço

  2. Patricia disse:

    Olá, Adriano!! Tudo bem?!
    Surgiram algumas dúvidas em relação a contratação de cuidadoras. Teria um número para eu entrar em contato com vocês?!
    Deixei meu email.
    Agradecida!

  3. Lúcia disse:

    Sou cuidadora além de cuidar dá idosa
    Faço todo trabalho da casa
    E ainda durmo no trabalho acordo às sete e meia
    Só vou dormir às dez aí acordo às madrugada as vezes pra da medicação
    Gostaria de saber quanto devo ganhar grata por pôde me ajudar

  4. Tânia disse:

    Olá, fiz o curso cuidador de idoso na minha Cidade Manaus, com obgetivo de cuidar e entender melhor minha mãe, foi muito gratificante e esclarecedor. Hoje pretendo trabalhar nesta área me identifiquei, me sinto bem em ajudar. Preciso de orientação em questão a valores, como:
    Passar noite em hospital, passar o dia com o idoso no hospital ou na residência, trabalhar em residência durante os 7 dias da semana?
    Agradeço desde já a orientação. Fico no aguardo.

  5. Maria José leite Vieira disse:

    A minha dúvida é…minha irmã tem a curatela do meu pai,pois ela mora com ele e ela é funcionária pública.
    Ela que colocar um cuidador pra cuidar dele.
    Ela quer usar o salário dele pra pagar o cuidador, no fim do ano ela terá que prestar conta na justiça.
    Nesse caso como ela faz pra prestar essa conta?
    Obrigada!

  6. Marcia Barros Machado disse:

    Ola! Eu fui contratada pela agencia pra cuidar de dois idosos e ganho e 1220.00 por mês..mas são dois….um tem Alzheimer
    E a outra é cadeirante…eu pergunto se é justo ter um salário e eles são dois….E a agencia disse que quem teria q ter maior atenção seria o com Alzheimer…mas são os dois que precisam de atenção. Qual seria um salário justo?

  7. Monica disse:

    Olá preciso de um cuidador para minha mãe idosa. Minha mãe mora sozinha e atualmente tem uma colaboradora que fica durante o dia, ( está se desligando devido a ter que fazer cuidados higiênicos) e uma colaboradora que fica a noite. Como proceder?

  8. Jaqueline Pereira Castro disse:

    Boa Tarde! Gostaria de contratar um cuidador para minha mãe mas não tenho ideias nem uma de valores do dia de trabalho, valores de horarios,adicional noturno entre outros.

    Obs: Quero contratar só para a parte da tarde da 13hs ás 20hs.

    Desde ja agradeço!

  9. Regina disse:

    Olá gente desculpe mas eu como cuidadora gostaria de fazer uma pergunta , os familiares deveria da banho trocar as fralda da medicamente limpar Coco vômito lavar a roupa da cama do idoso e fk 24 horas fazendo esse trabalho pra depois ver quanto vale , pq quem não troca uma fralda acha facil e não valoriza o trabalho de uma cuidadora , essa é uma profissão que deve ser mas valorizada pq além do trabalho tem o carinho o amor e isso não tem preço,

  10. Renata disse:

    Bom dia!
    Estou estudando a possibilidade de abrir uma empresa de cuidado domiliar, assim como sua história, a minha se inicia a partir de uma necessidade que tive com meu pai, já falecido. Sou enfermeira, apesar de já estar no mercado de trabalho a mais de 20 anos, sempre fui hospitalista e, nos últimos 7 anos, docente (Sou especialista em UTI, Administração Hospitalar, Geronto e mestre em Segurança do Paciente e Qualidade nos serviços de Saúde). Tenho capacitação para o cuidado com o idoso, porém necessito de um benchmarking ou mentoria para compreender o processo de trabalho neste setor, tenho algumas dúvidas. Infelizmente, os colegas do ramo são bem fechados e não gostam desse tipo de prática, o que acho uma perda para todos, afinal podemos fazer excelente trocas… mas enfim… gostaria de saber se há essa possibilidade. Deixo meu contato de e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador