Conheça os sintomas do infarto em idosos

A “famosa” dor no peito é o sintoma mais conhecido de infarto em idosos, mas é muito importante saber que outros sintomas podem aparecer de forma silenciosa e prolongada. Conhecer pode salvar vidas. 

Infarto em idosos

Nem todas as pessoas têm os mesmos sintomas. Em algumas, estes são mais leves e breves, e em outras, mais fortes e dolorosos, podendo durar poucos minutos ou até mesmo dias.

Sintomas do infartos vão além da dor no peito

Muito se fala sobre as dores no peito, o sintoma mais comum de infarto. Contudo, há muitos outros que devemos observar. Em alguns casos, os sintomas levam a pensar que são crises de gastrite, refluxo, uma simples dor de cabeça, enjoo, entre outros. 

Mas é perigoso não dar a devida atenção, porque segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, mais de 300 mil pessoas sofrem infarto todos os anos e 80 mil morrem.

Idosos

Pessoas de qualquer idade e gênero podem sofrer um ataque cardíaco, mas o maior índice de casos é em pessoas com mais de 45 anos. Os idosos estão mais suscetíveis, principalmente quando fumam, quando estão obesos, possuem pressão alta, diabetes ou colesterol alto. 

Quais são os sintomas do infarto em idosos? 

Existem muitos sintomas do infarto em idosos, por isso é tão importante observar as queixas de quem cuidamos e procurar ajuda médica em caso de suspeita.

Sintomas

  • Dor no lado esquerdo do peito;
  • Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
  • Dor nas costas;
  • Palidez e suor frio;
  • Mal estar súbito ou contínuo;
  • Dor de estômago sem relação com alimentos;
  • Enjoos e tonturas;
  • Dificuldade para respirar ou respiração rápida e curta;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para dormir.

Os sintomas surgem com mais intensidade quando o idoso passa por algum estresse, realiza algum esforço físico ou após a alimentação, pois nesses momentos o coração se esforçar mais e sente os efeitos da redução da circulação no sangue.

Dor no peito

A dor no peito é o mais conhecido sintoma do infarto em idosos, que costuma irradiar para a mandíbula, para o lado esquerdo do corpo e ombro.

Contudo, mesmo que seja uma dor intensa, ela pode estar relacionada apenas a uma dor muscular ou excesso de gases intestinais que pressionam outros órgãos. 

Infelizmente não há uma resposta precisa para definir se a dor é infarto ou não, por isso é tão importante buscar ajuda profissional. O médico deve fazer uma avaliação clínica e fornecer o diagnóstico rápido a partir de exames de sangue e eletrocardiograma.

Náusea

As náuseas e até mesmo vômitos também fazem parte dos sintomas do infarto em idosos. O infarto libera os sinais como sudorese e colocam a pessoa em alerta, causando dor no estômago.

O mal estar gástrico é justamente um sintoma causado pelo estado de alerta que o corpo entra quando a pessoa sofre um infarto. 

Suor frio

Junto com a tontura, o idoso pode falar também sobre o suor frio. Mesmo sendo um sintoma mais simples, ele pode intensificar-se de forma progressiva. 

Como não há uma certeza sobre a presença de infarto, quanto mais cedo a pessoa for encaminhada para o hospital, mais fácil será possível diagnosticar e diminuir os danos.

Dor nas costas

Já a dor nas costas caracteriza-se por uma pontada muito forte na região dorsal ou de forma mais irradiada, parecendo um “mau jeito nas costas”. 

O sintoma pode ser diferente dependendo da região da parede do coração que sofre o infarto podendo ser na frente, embaixo ou atrás.

Quanto tempo dura os sintomas de um infarto? 

Geralmente, mais de 20 minutos. Porém, em alguns casos os sintomas podem levar apenas cinco minutos, com dores fortes no peito, tórax, pescoço e demais sintomas como a falta de ar, suor, tontura, ânsia de vômito e dor de cabeça.

Caso você presencie uma situação parecida com um idoso em casa, não aguarde muito tempo para buscar ajuda, é muito importante ser rápido na procura de um hospital ou ligando para o SAMU. 

Até a chegada do socorro, evite esforço físico e afrouxe as roupas.

Perguntas frequentes

Abaixo respondemos as perguntas enviadas por nossos leitores.

Como ocorre o infarto em idosos?

Resumidamente: por limitações no fluxo sanguíneo que irriga o coração causado por obstruções ou entupimentos no sistema circulatório.

Quais são os fatores de risco para infarto em idosos? Como prevenir o infarto em idosos?

Em geral, para diminuir as chances de infarto, é muito importante que os idosos tenham hábitos de vida mais saudáveis, incluindo manter em seu cardápio alimentos ricos em vegetais e pobres em carboidratos e gorduras; que façam exercícios físicos orientados por bons profissionais; e que mantenham seu peso controlado.