Conheça os sintomas do infarto em idosos

A “famosa” dor no peito é o sintoma mais conhecido de infarto em idosos, mas é muito importante saber que outros sintomas podem aparecer de forma silenciosa e prolongada. Conhecer pode salvar vidas. 

Infarto em idosos

Nem todas as pessoas têm os mesmos sintomas. Em algumas, estes são mais leves e breves, e em outras, mais fortes e dolorosos, podendo durar poucos minutos ou até mesmo dias.

Sintomas do infartos vão além da dor no peito

Muito se fala sobre as dores no peito, o sintoma mais comum de infarto. Contudo, há muitos outros que devemos observar. Em alguns casos, os sintomas levam a pensar que são crises de gastrite, refluxo, uma simples dor de cabeça, enjoo, entre outros. 

Mas é perigoso não dar a devida atenção, porque segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, mais de 300 mil pessoas sofrem infarto todos os anos e 80 mil morrem.

Idosos

Pessoas de qualquer idade e gênero podem sofrer um ataque cardíaco, mas o maior índice de casos é em pessoas com mais de 45 anos. Os idosos estão mais suscetíveis, principalmente quando fumam, quando estão obesos, possuem pressão alta, diabetes ou colesterol alto. 

Quais são os sintomas do infarto em idosos? 

Existem muitos sintomas do infarto em idosos, por isso é tão importante observar as queixas de quem cuidamos e procurar ajuda médica em caso de suspeita.

Sintomas

  • Dor no lado esquerdo do peito;
  • Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
  • Dor nas costas;
  • Palidez e suor frio;
  • Mal estar súbito ou contínuo;
  • Dor de estômago sem relação com alimentos;
  • Enjoos e tonturas;
  • Dificuldade para respirar ou respiração rápida e curta;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade para dormir.

Os sintomas surgem com mais intensidade quando o idoso passa por algum estresse, realiza algum esforço físico ou após a alimentação, pois nesses momentos o coração se esforçar mais e sente os efeitos da redução da circulação no sangue.

Dor no peito

A dor no peito é o mais conhecido sintoma do infarto em idosos, que costuma irradiar para a mandíbula, para o lado esquerdo do corpo e ombro.

Contudo, mesmo que seja uma dor intensa, ela pode estar relacionada apenas a uma dor muscular ou excesso de gases intestinais que pressionam outros órgãos. 

Infelizmente não há uma resposta precisa para definir se a dor é infarto ou não, por isso é tão importante buscar ajuda profissional. O médico deve fazer uma avaliação clínica e fornecer o diagnóstico rápido a partir de exames de sangue e eletrocardiograma.

Náusea

As náuseas e até mesmo vômitos também fazem parte dos sintomas do infarto em idosos. O infarto libera os sinais como sudorese e colocam a pessoa em alerta, causando dor no estômago.

O mal estar gástrico é justamente um sintoma causado pelo estado de alerta que o corpo entra quando a pessoa sofre um infarto. 

Suor frio

Junto com a tontura, o idoso pode falar também sobre o suor frio. Mesmo sendo um sintoma mais simples, ele pode intensificar-se de forma progressiva. 

Como não há uma certeza sobre a presença de infarto, quanto mais cedo a pessoa for encaminhada para o hospital, mais fácil será possível diagnosticar e diminuir os danos.

Dor nas costas

Já a dor nas costas caracteriza-se por uma pontada muito forte na região dorsal ou de forma mais irradiada, parecendo um “mau jeito nas costas”. 

O sintoma pode ser diferente dependendo da região da parede do coração que sofre o infarto podendo ser na frente, embaixo ou atrás.

Quanto tempo dura os sintomas de um infarto? 

Geralmente, mais de 20 minutos. Porém, em alguns casos os sintomas podem levar apenas cinco minutos, com dores fortes no peito, tórax, pescoço e demais sintomas como a falta de ar, suor, tontura, ânsia de vômito e dor de cabeça.

Caso você presencie uma situação parecida com um idoso em casa, não aguarde muito tempo para buscar ajuda, é muito importante ser rápido na procura de um hospital ou ligando para o SAMU. 

Até a chegada do socorro, evite esforço físico e afrouxe as roupas.

Perguntas frequentes

Abaixo respondemos as perguntas enviadas por nossos leitores.

Como ocorre o infarto em idosos?

Resumidamente: por limitações no fluxo sanguíneo que irriga o coração causado por obstruções ou entupimentos no sistema circulatório.

Quais são os fatores de risco para infarto em idosos? Como prevenir o infarto em idosos?

Em geral, para diminuir as chances de infarto, é muito importante que os idosos tenham hábitos de vida mais saudáveis, incluindo manter em seu cardápio alimentos ricos em vegetais e pobres em carboidratos e gorduras; que façam exercícios físicos orientados por bons profissionais; e que mantenham seu peso controlado. 

Respostas de 17

  1. Olá meu pai está a 5 dias com muita dores no corpo. Não sei mais o que dá pra ele . Não sei que especialista posso levá-lo.
    Tem dores no corpo e mal estar. Não pode ficar fazendo mito esforço. Ele e cardíaco. Já passou por uma cirurgia cardíaca a 9 anos e uma angioplastia a 4 seus exames estão bons. Só que está encomodando e essa dor no corpo que está atrapalhando ele a dormir seu corpo está pesado. Socorro.

    1. Olá Miriam, obrigada por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente. Por isso, sugerimos que procure um médico.

      1. Boa noite
        Minha mãe tem 66 Anos passou mal com enjôo , formigamento no corpo e os braços ficaram roxo , levei imediatamente no hospital , deram calmante para ela e aos poucos ela melhorou , e o medico liberou para casa
        Dr isso é sinal de infarto?

        1. Olá, muito obrigado por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente.

  2. Minha mãe tem 81 anos e teve sangramento vaginal por 8 dias . O sangramento parou mas comecou a ter muito suor e NÃO sei oque fazer . Sobre o sangramento ela ja tem tratamento mas sobre este suor eu não sei se existe algum medicamento q possa parar . Não sei se é hormonal ou se ela pode comer alguma fruta pra repor hormonios alguem pode me ajudar por favor

    1. Olá Valdecir, obrigado por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente. Por isso, sugerimos que procure um médico.

    2. Boa noite,

      Não é fácil cuidar e distinguir sintomas.
      Minha mãe tem 82 anos, exames normais, não tem nenhuma doença física, só limitações da idade e demência grave.
      Ela reclama o tempo todo de dia e de noite. Levo no medico não há nada de errado.
      Queria conhecer sintomas reais de uma emergência, pq já tô virando chacota no pronto socorro

  3. Olá minha sogra mora comigo ela tá com 87 anos ela teve já início de infarto,e de umas semanas pra cá vem se queixando de dores no pescoço nas costa costa e vem evacuado e acaba se sujando ela fica apavorada ela se esquece onde é os lugares e não quer comer estamos dando alimento na boca delanporque sozinha ela não quer comer o será que deve estar acontecendo com ela agora com a covid não tem nem hospital para nos levar ela por onde moro os hospitais estão com restrições devido corona vírus pagamos consulta on line mais só semana que vem vcs podem me ajudar

  4. Olá ,bom dia! Muito importante este blog, as orientações que são dadas a nós que cuidamos dos nossos pais e idosos em geral .
    Eu estou com minha mãe já idosa na idade de 90 anos,de uma Semana para cá tdo em que dou a ela de alimento, provoca vômito,e o Geriatra está preocupado em levá-la ao UPA pelo fato de uma infecção por COVID,já não sei o que fazer,obrigado

    1. Boa noite! Meu pai com 92 anos teve 2 infarto e colocou 3 stends. Agora apenas uma semana teve outro infarto. Ontem teve alta e está aguardando em casa uma consulta para avaliação cardiológica. Na UPA o de ele estáva internado, foi feito só exames de sangue e eletrocardiograma. Sou Iraides.

    1. Olá, muito obrigado por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente.

  5. Tenho 66 anos, agora a noite fui tomar banho antes de dormir e no final do banho senti fraquezas nas perdas e sensação de desmaio, me sentei com medo de desmaiar, fiquei muito fraca, em seguida tive vômitos seguidos de diarreia e muito suor frio. Estando sozinha em casa, mantive a calma, abaixei o pescoço, coloquei a mão na nuca e forcei a subida da cabeça, minha pressão é baixa…nunca tive problemas cardíaco, mas fiquei preocupada de estar tendo um infarto. Quando me senti melhor levantei do vaso e olhei no espelho, eu estava super pálida. Agora estou deitada e me sentindo um pouco melhor. Estou passando por uma situação de estresse muito grande
    Tô com medo de passar mal novamente. São 2:15hs da madrugada…não tenho coragem de chamar uma ambulância

    1. Olá, muito obrigado por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente.

  6. Olá ,tenho 73 anos,moro sozinha estou com dores no peito do lado direito até o pescoço e dores nas costas,pode ser sintomas de infarto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *