Qual a diferença entre o cuidador de idosos, acompanhante de idosos e o enfermeiro de idoso?

Quando se trata de cuidados com idosos, alguns conceitos costumam confundir. Qual é mesmo a diferença entre cuidador de idosos, acompanhante de idoso (também chamadas de dama de companhia) e o enfermeiro de idoso?

Todos os três profissionais têm a sua devida importância no trato com a terceira idade. Além disso, o estado em que se encontra o paciente (condição de saúde e tipos de cuidados demandados) é um dos determinantes para saber qual é mais adequado. E cada pessoa (idosa) é única, com demandas específicas, por isso, leia para saber onde se encaixa cada profissional na realidade de sua família.

Diferença entre cuidador de idosos e acompanhante de idosos

Em linhas gerais, o acompanhante e o cuidador tem atribuições muito semelhantes. No entanto, convencionou-se que, conforme o próprio nome diz, o acompanhante somente faça companhia ao idoso em determinados momentos. Aqui na Acvida chamamos a este profissional de cuidador com perfil acompanhante.

Qual a diferença entre o cuidador de idosos e o acompanhante de idosos?

Já o cuidador é responsável pelos cuidados relacionados à manutenção das AVDs (Atividades de Vida Diária), como por exemplo oferta de medicamentos orais, oferta da alimentação e a troca de fraldas. Ele não deixa de ser um acompanhante de idosos também, mas acaba atendendo a demandas que vão além disso.

No contrato de prestação de serviços da Acvida, os cuidados e atividades a serem desenvolvidas pelos profissionais são referidos como procedimentos não invasivos de acordo com  a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – código 5162, transcrita a seguir: 

Cuidador de idosos

5162 -10 Cuidador de idosos – Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter. Descrição sumária: Cuidam de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Cuidador

Para ficar mais claro, vamos diferenciar os profissionais com exemplos de atividades que eles desempenham. Confira a seguir.

Acompanhante para idosos: o que faz

Seu principal objetivo e contribuir para a qualidade de vida e para a saúde psicológica da pessoa na terceira idade. Para tanto, o acompanhante de idosos permanece com a pessoa assistida ou vai com ela para outros lugares, seja pela necessidade ou simplesmente pelo lazer.

Veja alguns exemplos de atividades desenvolvidas por acompanhantes de idosos:

  • Ir ao supermercado fazer compras;
  • Ir à farmácia comprar remédios;
  • Acompanhar em consultas médias;
  • Acompanhar na realização de exames;
  • Acompanhar na academia, fisioterapia, pilates, hidroginástica, massagens, etc;
  • Ir ao parque para desopilar ou fazer caminhadas;
  • Visitar parentes e amigos;
  • Realizar viagens com o paciente;
  • Ir aos encontros de idosos ou clubes da melhor idade;
  • Estimular a sociabilidade;
  • Conversar e principalmente ouvir o que o idoso tem a dizer;
  • Estimular a parte cognitiva com jogos e desafios;

A pessoa (o acompanhante) precisa ser de extrema confiança e ter responsabilidade com o paciente, seja em casa ou na rua, e manter estreito contato com a família, em especial quando estiver fora da residência. É altamente recomendável reportar as atividades realizadas num diário de atividades (clique para baixar gratuitamente o Diário do Cuidador da Acvida).

Cuidador de idosos: o que faz

Nada impede que o cuidador de idosos desempenhe as mesmas funções do acompanhante, desde que isso tudo seja previamente combinado. Porém, a contratação desse profissional se dá tanto para a saúde psicológica como também para a manutenção das AVDs do paciente que necessita de cuidados paliativos.

Idosos

Muitas vezes, atividades domésticas estritamente relacionadas às AVDs do idoso também serão exigidas, o que pode exigir um cuidador com perfil doméstico. Assim, o cuidador desempenha atividades como:

  • Auxílio na higiene do paciente (trocas de fraldas, banhos, etc);
  • Lavagem das roupas de cama da pessoa assistida, se necessário;
  • Auxílio na oferta da alimentação;
  • Preparo de refeições recomendadas por nutricionista, se necessário;
  • Higienização do ambiente onde o idoso fica (incluíndo o banheiro);
  • Controle e oferta da medicação oral;
  • Aferição dos níveis de glicose (atividade que o próprio assistido faria, não fosse a sua condição particular de saúde);
  • Aferição da pressão arterial;
  • Acionar os familiares ou o SAMU em situações de emergência;
  • Suporte ao trabalho do enfermeiro (quando for o caso de Home Care);

Sobre as atribuições do cuidador de idosos, Adriano Machado, fundador da Acvida, tem uma definição sintética.

“A função do cuidador é fazer pela pessoa assistida tudo o que ela própria faria por si, no que tange ao autocuidado, não fossem suas incapacidades, dentro dos limites legais e da razoabilidade que uma relação de confiança exige.”

Assim sendo, um bom curso de capacitação instrumentaliza o cuidador para tomar conta da pessoa idosa, e uma seleção bem feita o habilita. Quanto ao suporte que o cuidador de idosos pode prestar ao enfermeiro de idosos, veremos mais informações no próximo item.

O que faz o enfermeiro de idosos

Ao contrário do acompanhante e do cuidador de idosos, mais preocupados com o conforto e o bem estar físico e mental do paciente, o enfermeiro de idosos mantém o foco no suporte à vida do paciente. Ele é indicado em casos de maior complexidade, tais como:

  • Administração de alimentos via sonda;
  • Controle e higienização de sondas urinárias ou intestinais;
  • Administração de medicamentos injetáveis;
  • Limpeza e cuidados com ferimentos e curativos extensos;
  • Acompanhamento de pós-operatório delicado;

Qual a diferença entre o cuidador de idosos e o enfermeiro de idoso?

Perceba que as tarefas desempenhadas pelo profissional da enfermagem, que pode ser auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, ou um enfermeiro de nível superior, requerem, em muitos casos, acompanhamento médico e de outros profissionais de saúde como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Enfermeiro

Por este motivo, as atividades de profissionais de enfermagem, sempre de suporte (manutenção) à vida, são, em geral, desempenhadas através de serviços de Home Care pagos pelo plano de saúde do paciente, mediante indicação médica. A regra é manter o paciente vivo.

Na outra ponta, cuidadores e acompanhantes oferecem estritamente cuidados paliativos, ou seja, permitem ao paciente ter a melhor qualidade de vida que sua condição permite. A regra é manter o paciente seguro e confortável.

Quem é melhor afinal?

Dito tudo isso, fica a pergunta:

Quem é melhor para acompanhar a pessoa assistida: o cuidador de idosos, o acompanhante de idosos ou o enfermeiro de idosos?

Nossa resposta: depende do perfil do assistido. Em geral, por ter maior versatilidade, o cuidador é mais indicado na maioria dos casos.

Perguntas frequentes

Abaixo respondemos as perguntas enviadas por nossos leitores.

Quais são as responsabilidades do cuidador de idosos em comparação com o acompanhante de idosos?

As responsabilidades de ambos são semelhantes, com a ressalva de que, na maioria dos casos, cuidadores também são responsáveis pela manutenção do ambiente da pessoa assistida. Assim, devem secar o banheiro após um banho, lavar a louça após as refeições, lavar e estender as roupas do idoso, dentre outras tarefas domésticas menores (restritas à quem recebe os cuidados).

Quais são as habilidades e qualificações necessárias para ser um cuidador de idosos, acompanhante de idosos ou enfermeiro de idoso?

Em termos resumidos: ter empatia, disponibilidade de tempo, interesse verdadeiro em ajudar o próximo, e ter a formação conferida por um bom curso de cuidador de idosos ou de enfermagem de acordo com o perfil profissional desejado.


Dúvidas sobre qual escolher? Precisa encontrar um cuidador, acompanhante ou enfermeiro de idosos de confiança?

A Acvida ajuda você: procure a unidade mais próxima de sua residência e entre em contato conosco hoje mesmo.

Respostas de 42

      1. Eu me chamo Elizabeth e tenho experiência como cuidadora e acompanhante de idosos.Gosto de ser mais acompanhante de idosos,Tenho curso e carta de apresentação. TENHO TB CURSO DE MASSOTERAPIA, o que me capacita de fazer massagens relaxantes no idoso se precisar.Fui professora do ensino fundamental onde me decepcionei muito.Trabalhei em várias outras profissões. E A ÚLTIMA E A QUE HOJE AMO;É ser acompanhante de idosos.Espero ter uma oportunidade.

  1. Amei o artigo sobre as diferenças entre cuidador/acompanhante/enfermeiro
    Estou na área desde 2009, sempre trabalhando com responsabilidade é MT respeito.
    Gostaria TB de saber sobre a remuneração nos 3 casos.
    Parabéns e
    Obrigada

    1. Olá, a remuneração vai depender de alguns fatores como: forma de contratação (plantão avulso, contrato mensal fixo ou intermitente), carga horária, especialização do profissional, cidade/estado, tipo de demanda da pessoa assistida. Não há uma tabela nacional padronizada.

        1. Boa tarde parabéns pela iniciativa!
          Eu tenho relacionamento com um médico cubanos,nos conhecemos em 2016 e ele foi embora no final de 2018,agora está para voltar,ele e um médico muito competente e desempenhou um ótimo trabalho aqui na cidade,mas agora vira e estará sem emprego,vamos nos casar para que ele possa ficar legal no país!Dito tudo isso queria perguntar se haveria alguma possibilidade de aproveitar os conhecimentos médicos dele em alguma atividade da tua clínica ,mesmo que de cuidador ,seria possível uma entrevista quando ele voltar para o Brasil?
          Desde já agradeço !!
          Jussara Trindade Terres

      1. Tive um problema com uma pessoa conhecida a muitos anos de familia, falamos para ela ser acompanhante de minha mãe e fazer somente a janta dela. Mas nada além disso! Mas depois ela quis receber a diaria de cuidadora de idosos! Achei injusto pois a necessidade de minha mãe era mas ter uma companhia e alguem para fazer sua sopinha mas nada além disso. Era bom ter algo específico em relação a diaria mesmo nos ajudaria muito!!

        1. Prezada Mariany, obrigado por compartilhar seu tempo conosco. Para quem trabalha por diária, a regra geral é a seguinte: não trabalhar mais que 2x por semana e receber ao final do turno de trabalho mediante recibo de pagamento (o combinado não sai caro não é mesmo?). Se quiser mais detalhes sobre como contratar um cuidador neste formato, sugiro visitar nosso novo site http://www.cuidadoresparaidosos.com.br. Um abraço.

      2. Eu gostaria muito de ser acompanhante de idosos.
        É necessário fazer algum curso?
        Eu amo conversar com idosos, tenho tamanha admiração.
        Acredito que seria maravilhosa a experiência.

      1. Eu me chamo Elizabeth e tenho experiência como cuidadora e acompanhante de idosos.Gosto de ser mais acompanhante de idosos,Tenho curso e carta de apresentação. TENHO TB CURSO DE MASSOTERAPIA, o que me capacita de fazer massagens relaxantes no idoso se precisar.Fui professora do ensino fundamental onde me decepcionei muito.Trabalhei em várias outras profissões. E A ÚLTIMA E A QUE HOJE AMO;É ser acompanhante de idosos.Espero ter uma oportunidade.

    2. Estou procurando serviço e tenho que morar no serviço. Sou auxiliar de enfermagem, fui babá trabalhei emcasa de repouso em Jaú. Trabalho aqui em São Bernardo do Campo faz 2 anos e moro aqui cuida de uma acamada e do senhor que faz diálise. Eles tem somente um filho no final de semana fico sozinha com os dois faço almoço e alimento a senhora ela depende de mim pra tudo. Não tem comunicação com ela pois ela ezta se atrofiando o filho vai colocar na casa de apoio. Estou precisando urgente de um serviço não sou registrada aqui pois não quero voltar para o interior. Por isso preciso morar no serviço aqui fico 24 horas. Sem folga mas descanso nahora que a coloco no leito. Pra ir para o interior visitar a famili 2 dias é muito corrido então prefiro ficar no serviço se for de acompanhe adoto idosos e crianças, animais

  2. Eu quero muito ingressar nesta área de acompanhante de idosos, pois me sinto muito bem ao lado deles, faço parte de um projeto que visita asilos e é sempre muito gratificante..Sou calma, Boa ouvinte, paciente, gosto muito de conversar…como faço para entrar neste mercado?

    1. Bom dia gostaria de um emprego sou cuidador de idosos.tenho curso técnico com certificado de conclusão de carga horária de 450 horas.

  3. eu trabalho como cuidadora de idosos, amo de paixão o que estou fazendo ,estou estudando para me especializar nesta área,mas tem um quesito, se pretende trabalhar, nesta área trabalhe com amor e dedicação e trate o idoso(a) como com muito amor e carinho como você gostaria que tratasse sua mãe, pai ,avôs não somente pelo dinheiro amor vem em primeiro lugar.

  4. Oi ,boa tarde, gostaria tbm de dar o meu depoimento,trabalhei por vinte e seis anos em um hospital como técnica de radiologia médica, mas confesso que estou sentindo muita falta dos paciente idosos que iam para fazer seus rx periódicos aqueles agendados por policlínicas do Sus,eles esperavam . Por meses para serem atendidos e quando chegavam lá, eu fazia questão de dar a maior das atenções, quando estava mais vazio o setor,eu gostava de conversar com eles,e e claro que saiam de lá muito felizes, eu de verdade gostaria muito de poder trabalhar sendo dama de compania, tipo ir a todos os lugares,fazer compras ir a médicos,tudo o que ela precisar,nossa seria uma felicidade para mim, obrigada

  5. Gostei deste informativo,bem explicado.Fiz o curso aqui no Df,mas não tive a oportunidade de trabalhar na área,sempre tem algo que não encaixa,no perfiel(idade acima de cinquenta anos,não querem,sem experiência)tem que ter a primeira oportunidade.

  6. PRECISO DUMA PESSOA QUE ME AJUDE NAS DESLOCAÇÕES A CONSULTAS E OUTROS EXAMES MEDICOS. TENHO 86 ANOS – SAUDÁVEL, EXCEPTO NAS PERNAS -É NO LARANJEIRO – SOU REFORMADO – QUANTO LEVAM à HORA?

  7. Achei excelentes as informações. Embora eu tenha total mobilidade, não tenho mais paciência para lidar com farmácia, mercado, etc. Tb gostaria de uma companhia para o almoço fora. Será que pode dar liga com vcs?

  8. Bom dia! Tenho 47 anos e sou pós graduada. Sou funcionária pública. Gostaria de fazer extras como acompanhante de idosos para atividade de lazer e a parte burocrática apenas. Ótimas referências pessoais e sem ficha criminal.

  9. Sou professora aposentada e advogada, separada há 11 anos, minha filha mora na Alemanha e eu moro sozinha. Adoro cultura, ler, escrever, exposição, teatro, cinema, passeio ao ar livre, sou alegre, de confiança, gentil e sem compromisso. Portanto, gostaria de trabalhar como acompanhante de pessoas da terceira idade para as necessidades do dia a dia. E´ imprescindível que tenhamos cumplicidade e afinidades, ou seja, para contribuir na qualidade de vida e saúde psicológica de pessoas que gostem de passear e querem ser felizes.
    Fazer atividades, como: Ir médico para consultas e exames, levar cachorro para passear, fazer compras, atividades físicas, fazer caminhadas, conversar, ouvir com paciência, rir, leva-los a festas, visitar a família, passear na praia, viajar. O que for necessário para o bem estar da pessoa assistida com carinho e responsabilidade…

  10. Sou idoso, aposentado como prof./trad. Inglês. Tenho CNH válida. Versátil e saudável. Meu apelida McGyver, pois sou bom reparos domésticos. Procuro trabalho onde eu possa morar e cuidar de alguém. Qualquer parte do Brasil e do mundo. Já morei na África, Europa e Oceania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *