Dia dos avós
Feliz Dia dos Avós
26 de julho de 2020
Relação entre idosos e animais
Relação entre idosos e animais
28 de julho de 2020
Exibir tudo

Doenças da terceira idade

Doenças da terceira idade

Conheça as doenças da terceira idade (algumas bastante comuns). São problemas que, quando detectados no seu princípio, tornam o tratamento ou controle mais fáceis. Diante disso, os cuidados e a atenção aos mais velhos devem ser constantes, seja pelos familiares ou por cuidadores de idosos.

Embora a expectativa de vida do brasileiro tenha aumentado bastante nos últimos anos, o avanço da idade aumenta a probabilidade de determinadas doenças. Isso impacta diretamente no dia a dia do idoso e das pessoas a sua volta.

Leia também:

Saúde do idoso: pergunte ao especialista

Fisioterapia para idosos

Envelhecimento saudável

Senescência e senilidade

Boa leitura!

Quais são as doenças da terceira idade

Se você está preocupado com o bem estar e com a qualidade dos seus familiares que estão em faixas etárias mais avançadas, o artigo de hoje será muito útil. Nele, você encontrará quais são as doenças mais comuns na terceira idade, bem como dicas de prevenção e cuidados durante o tratamento.

Doenças cardiovasculares

Com o passar dos anos, a obstrução de artérias do coração pode ser extremamente perigosa e ocasionar ataques cardíacos. O próprio envelhecimento provoca o endurecimento dos vasos sanguíneos e quando não há cuidados com a alimentação, essa situação se agrava.

Outros casos preocupantes dentre as doenças mais comuns na terceira idade são os de AVCs. Os acidentes vasculares cerebrais deixam sérias sequelas e podem levar à morte.

Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer, também conhecido como demência, caracteriza-se pela perda de funções cerebrais gradativas. Essa é uma doença degenerativa e que ainda não tem cura.

De qualquer maneira, identificar os sinais e tratar o idoso adequadamente uma vez que é comprovado o diagnóstico faz-se essencial. Os cuidados corretos podem retardar o avanço do problema.

Mal de Parkinson

O Mal de Parkinson é uma doença do sistema nervoso que afeta os movimentos. Essa é uma das doenças mais comuns na terceira idade e que tende a evoluir ao longo dos anos.

As características do problema são facilmente perceptíveis. A pessoa afetada tende a apresentar movimentos imprecisos e tremores.

Problemas de visão

Os olhos ficam expostos à ação do tempo. Por isso, problemas de visão como catarata e AMD (Degeneração Macular Relacionada à Idade) estão dentre as doenças mais comuns na terceira idade.

Os sintomas principais são dificuldade de leitura, visão embaçada, falta de percepção de cores e opacidade nos olhos, chegando a formar uma película branca. Se não forem tratados, os problemas de visão podem levar à cegueira completa.

Doenças respiratórias

A imunidade fica prejudicada com o passar dos anos. Isso pode levar a gripes, resfriados, pneumonias e outras doenças respiratórias cada vez mais intensas. Um ambiente arejado e cuidados extra com a higiene e alimentação podem reduzir os riscos.

Osteoporose e osteoartrites

O desgaste dos ossos e das cartilagens nas articulações estão entre os sinais de envelhecimento mais frequentes. O risco de fraturas com difícil cicatrização se tornam maiores.

Cuidados extra com a alimentação, suplementos e hábitos saudáveis podem diminuir os problemas de osteoporose e osteoartrites. Porém, uma vez que a doença já se manifestou, adaptações no ambiente onde o idoso vive são inevitáveis.

Hipertensão Arterial

A hipertensão atinge todas as faixas etárias mas figura dentre as doenças mais comuns na terceira idade. Esse é um mal silencioso e difícil de ser detectado. Contudo, está associado a outros problemas de saúde e a ataques cardíacos.

Diabetes Tipo 2

Assim como no caso da hipertensão, a diabetes tipo 2 é resultado de práticas alimentares e do estilo de vida que a pessoa leva. Com o avanço da idade, a síntese da glicose se torna ainda mais complexa. Refeições equilibradas e atividades físicas são fundamentais contra esse problema.

Perda Auditiva

A degeneração das estruturas internas do ouvido dificultam o processamento de sons. Por isso, a perda auditiva é tão frequente na terceira idade.

Isso pode ser detectado quando o idoso ouve rádio e assiste TV com volume elevado ou quando pede para repetir as falas mais vezes. Para o tratamento, os aparelhos auriculares estão a cada dia mais avançados e discretos.

Incontinência urinária

A incontinência urinária e outros problemas relativos ao sistema urinário são sempre mencionados entre as doenças mais comuns na terceira idade. Se for necessário o uso de fraldas geriátricas, os cuidados com a higiene devem ser redobrados.

Prevenção de doenças na terceira idade

Para detectar precocemente e prevenir as doenças acima citadas, o acompanhamento de perto da rotina do idoso é o mais indicado. Se a família não disponibiliza de tempo integral para isso, deve contratar um cuidador que assuma a responsabilidade na sua ausência.

Da mesma forma, o tratamento de tais doenças não pode ser negligenciado. Boas práticas diárias também ajudam nesse sentido.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

1 Comment

  1. […] pneumonia é uma das doenças mais temidas na terceira idade. Ela é caracterizada por um processo infeccioso nos pulmões, causado por bactérias e vírus. A […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *