Confira 7 maneiras para a cuidadora de idosos ajudar a manter os idosos ativos. A vida em movimento traz muitos benefícios tais como a socialização, o bem-estar e a melhora da autoestima, além de fazer bem ao corpo: esta é uma leitura imperdível para quem quer trazer mais qualidade de vida para a terceira idade.
Leia também:
Atividades que a cuidadora de idosos não faz
Qual a diferença entre a acompanhante, a cuidadora de idosos e a enfermeira domiciliar
SUA FAMÍLIA PRECISA DE UMA CUIDADORA CONFIÁVEL AGORA? PODEMOS AJUDAR.
Conteúdo
ToggleAtividades da cuidadora de idosos
É atividade essencial da cuidadora de idosos a estimulação de atividades prazerosas, aquelas que podem ser realizadas sozinhas ou em grupo, que ajudam na manutenção da saúde física e mental.
Envelhecer é algo inevitável, mas uma cuidadora de idosos profissional pode ajudar o idoso a fazer atividades que o mantenha ativo e feliz. Apresentamos sugestões de atividades que cuidadores e familiares podem desenvolver com a maioria dos idosos, confira.
Praticar jogos de mesa e tecnológicos
Praticar alguns jogos, incluindo os de mesa, é uma atividade muito divertida e saudável. Dessa forma, a cuidadora de idosos pode ajudar a ocupar a mente da pessoa assistida de uma forma positiva. Também é uma forma de fazer com que esse idoso interaja com outras pessoas e sinta-se bem.
Confira algumas opções:
- Quebra-cabeça: trabalha a coordenação motora do idoso e ajuda a manter a mente ativa, forçando-o a pensar;
- Jogo de paciência: caso o idoso esteja sozinho, ele pode jogar sem companhia, e se preferir pode optar pela versão virtual no computador ou celular. Os jogos de cartas são muito indicados por exigirem do cérebro.
- Palavras cruzadas: fazer palavras cruzadas é um ótimo passatempo. Essa prática ajuda na manutenção da memória e no raciocínio lógico.
- Videogame: para os idosos que adoram tecnologia, o videogame é uma ótima opção. Os jogos eletrônicos melhoram o raciocínio e a memória do idoso, além da coordenação motora.
É essencial frisar que a cuidadora de idosos não deve forçar nada, ou a atividade pensada para manter os idosos ativos pode ficar maçante e deixar de ser algo prazeroso.
Fazer alongamentos e ginástica
Antes de tudo, precisamos reforçar que a ginástica é uma excelente atividade para manter os idosos ativos. Unido ao alongamento, não havendo contra-indicações, a prática se torna ainda mais saudável.
Os músculos do corpo precisam ser constantemente alongados para impedir a rigidez que vem com a idade. É o alongamento que vai facilitar o idoso se exercitar e evitar dores pelo corpo.
O exercício físico é um complemento indispensável para a vida, pois aumenta o nível de resistência dos músculos ao desgaste e à fadiga.
Se houver limitações físicas no corpo, a fisioterapia pode ser uma alternativa para a cuidadora de idosos executar (sempre com o acompanhamento de um fisioterapeuta).
Criar algo novo
A terceira idade pode se envolver com a criação de algo novo com a ajuda da cuidadora de idosos, e isto pode ser muito bom. Alguns ótimos exemplos estão relacionados às artes como: desenho, pintura, escultura e teatro.
Essas atividades podem ser muito divertidas, inclusive favorecendo a criatividade e o ânimo no dia a dia. Quando um idoso cria algo novo ele(a) pode descobrir um outro talento, um hobby, algo que aumenta sua autoestima e a esperança de explorar novos projetos e caminhos. Muitos centros dia em lares de idosos (Day Care) oferecem atividades de criação com terapeutas ocupacionais.
E porque não aproveitar a companhia dos netos para desenhar e contar histórias?
O desenho acima nasceu de forma despretensiosa, quando a vovó Socorro recebeu um pedido de seu netinho Miguel: desenhar o que ambos haviam vistos em um passeio no jardim.
Em novos passeios o pedido se repetiu, novos desenhos foram feitos no mesmo caderno, e a vovó Socorro (sem perceber) criou um hobby: contar histórias para o neto a fim de relembrar as atividades que fizeram juntos. Como nem sempre ela está bem para desenhar, a cuidadora de idosos por vezes ajuda.
Outra criação que se tornou hobby em muitas famílias: a criação de aviões de papel para os netos. Confira no vídeo a seguir como esta pode ser uma atividade divertida e capaz de estimular a coordenação motora do idoso e a imaginação infantil, promovendo a interação entre gerações (idosos e crianças).
Cuidar do Jardim
Cultivar um jardim ou cuidar de uma horta é uma atividade terapêutica que combina o exercício físico com a criatividade ao ar livre.
Para o idoso, a jardinagem é um passatempo muito exigente porque o força a estar em constante movimento. O “jardineiro” precisa se inclinar, levantar, caminhar, ajoelhar, alongar e sentar, dentre outros exercícios, e isso pode ser uma boa forma para se manter ativo. É claro que a cuidadora de idosos pode ajudar no processo.
O simples fato de mexer na terra proporciona também contato com a natureza. É possível, inclusive, cultivar um jardim de vegetais comestíveis, o que irá permitir ter sempre temperos e legumes frescos nas refeições servidas pela cuidadora de idosos.
Restaurar algo antigo
A restauração pode ser um passatempo muito divertido, especialmente para as pessoas que são ágeis com as mãos.
Existem vários exemplos de coisas antigas bem-sucedidos que foram corretamente remodeladas por pessoas idosas, como por exemplo: carros, barcos, motos e até casas.
Por outro lado, não há necessidade de fazer algo grandioso, pode-se restaurar pequenos objetos. É uma ótima maneira de ocupar o tempo livre do idoso e mantê-lo ativo e produtivo.
A restauração de livros também é uma alternativa. Ao envolver técnicas específicas e paciência, pode ajudar a melhorar a concentração e a coordenação motora.
Ouvir música
Quem não gosta de escutar uma música, não é mesmo? Dependendo da escolha do idoso, pode ser algo animado ou calmo, trazendo um sentimento de bem estar.
A música pode trazer boas recordações, fazer o idoso cantar, dançar e se soltar conforme o ritmo. Veja abaixo outras vantagens que a cuidadora de idosos pode proporcionar através da música:
- Alívio da ansiedade;
- Promoção do bom humor;
- Ajudar a curar dores emocionais;
- Trazer mais motivação, por exemplo, na hora do exercício físico;
- Melhorar o sono;
- Potencializar o desempenho mental;
- A música pode ser prazerosa também para idosos com demência, sendo facilitada nestes casos através de um musicoterapeuta.
Se o idoso tiver condições e interesse, a dança (confira artigo sobre o tema aqui)também é excelente atividade física e social.
Viajar para conhecer novos lugares
Apesar de ser uma atividade fora de casa, viajar é um dos passatempos mais divertidos e enriquecedores que uma pessoa pode realizar.
Os idosos, inclusive, podem aproveitar condições especiais por conta da idade, com a oportunidade de conhecerem lugares novos e deslumbrantes. E contar com a cuidadora de idosos nas viagens trará motivação extra, pois o idoso não passará necessidade em suas atividades de vida diária.
Existem diversas formas de viajar, como por exemplo em excursões para conhecer mais pessoas e cidades, ou realizar viagens internacionais para conhecer outras culturas. E claro: com os limites condicionados à situação de cada pessoa.
Gostou de conhecer nossas dicas para a cuidadora de idosos manter os idosos ativos?
Leia também nossa lista de 5 hábitos essenciais para manter os idosos saudáveis e conheça o trabalho da ABECI (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos).
Respostas de 3
Bom dia ,Eu adoro cuidar de idosos são crianças mas velhas tentando ter uma vida melhor sem estresse
Boa tarde !
Sou filha unica, minha mãe mora aparentemente comigo eu que pago as contas dela , ela tem 92 anos e o único problema de saúde dela e pressão alta, sente constantemente dores nas pernas, artrose , as vezes esquecimento, uso continuo de fralda ,já caiu na rua estando sozinha.
Eu estarei de mudança de sp para minas e ele n quer ir , mas tbm n qr uma cuidadora pois n confio e para sp não volto nunca mais por isso qr saber qual opcao que tenho…obg
Anete, entraremos em contato por e-mail e mandaremos algumas opções. Um abraço