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Quais atividades físicas o idoso pode praticar

Quais atividades físicas o idoso pode praticar

É comum surgirem dúvidas quanto às melhores atividades físicas para o idoso. Diante dos problemas que surgem na terceira idade, alguns familiares têm receio de estimular a prática de determinados exercícios físicos por medo de piorar a condição do idoso.

O problema é que a falta de atividades físicas, em alguns casos, pode prejudicar ainda mais a qualidade de vida do idoso

Para evitar que isso aconteça e ajudar os familiares e idosos a escolherem o melhor exercício, listamos aqui as atividades mais recomendadas para quem chegou na terceira idade. Continue lendo:

Natação como atividade para idoso

A natação ganha um lugar de destaque entre as atividades físicas para o idoso. Afinal, além de contribuir para a queima de calorias, ela também ajuda na parte aeróbica, no fortalecimento dos músculos e na proteção das articulações.

Assim, os idosos que praticam essa atividade com frequência, conseguem aliviar e evitar doenças como a osteoartrite e a artrite. Isso é fundamental para os idosos que sofrem com esse tipo de problemas nos ossos.

Outro ponto que merece destaque é que ao ser uma atividade feita na água, há uma vasodilatação das vias respiratórias. Como consequência, os idosos sentem uma melhora instantânea na respiração.

Alongamentos

Os alongamentos não poderiam deixar de estar presentes na lista de exercícios para idosos. Eles são fundamentais para a melhora da flexibilidade e da circulação sanguínea de quem já atingiu a terceira idade.

Ao serem praticados com frequência, o idoso pode sentir uma melhora na amplitude dos seus movimentos e até na realização de atividades diárias como organizar a cozinha ou o armário, por exemplo.

Além disso, especialistas asseguram que os alongamentos também ajudam na diminuição da rigidez das articulações e dos músculos. O resultado disso é a redução de lesões.

Bicicleta

Diferente do que algumas pessoas acreditam, a bicicleta é uma das melhores atividades físicas para o idoso. Ela promove uma série de benefícios aos idosos como a melhora do equilíbrio e o fortalecimento dos músculos da panturrilha, das coxas e os quadris.

Trabalhar essas áreas do corpo é essencial para que os idosos consigam manter uma rotina saudável. No entanto, é necessário que os praticantes tenham alguns cuidados para começar a pedalar.

Além de passar pela avaliação de um profissional é recomendado que o idoso também tome precauções para evitar lesões, tais como andar sempre equipado com capacetes e luvas.

Musculação na academia

A musculação na academia é um dos exercícios para idosos mais recomendados pelos especialistas, pois estimulam o fortalecimento das pernas e dos músculos da cintura.

Nesse caso, é importante focar mais nas repetições do que no peso, pois uma carga maior pode provocar dores nos músculos e causar danos nas articulações. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é que os idosos realizem as atividades com o acompanhamento de um profissional.

Dessa maneira, os seus treinos serão dirigidos para o fortalecimento dos grupos musculares corretos e naqueles que contribuem para a melhora da respiração e da circulação sanguínea.

Pilates e Yoga

Essas atividades físicas para o idoso promovem melhoras consideráveis não só no alívio das dores provocadas pela idade, como também no aumento da autoestima. Por se tratarem de exercícios realizados de maneira gradual e de acordo com a capacidade física dos alunos, o risco de lesões são mínimos.

Os dois exercícios também são únicos quando se trata da melhora da flexibilidade e do equilíbrio dos idosos. O maior objetivo delas é proporcionar a maior compreensão do corpo e da mente, que estarão em completa harmonia.

Somado a isso, o Pilates e a Yoga também podem oferecer benefícios como:

  • alívio das dores;
  • melhora da percepção dos movimentos;
  • fortalecimento da musculatura;
  • aumento do equilíbrio;
  • aumento da flexibilidade;
  • diminuição do estresse.

Explicada quais são as melhores atividades físicas para o idoso, é importante destacar que antes de iniciar qualquer exercício físico o idoso precisa passar pela avaliação e ter a aprovação de um profissional capacitado.

Essa é a melhor maneira de garantir que ele poderá aproveitar os benefícios da atividade escolhida. Além disso, essa é uma forma de evitar que o idoso tenha a sua saúde prejudicada devido a má realização de qualquer exercício.

Uma dica bacana é pedir a opinião do idoso no momento da escolha da atividade física, assim ele estará mais motivado e disposto a realizá-la.

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

3 Comments

  1. Jane kett Florêncio de carvalho disse:

    gostaria de saber onde fica,,?

  2. Excelente iniciativa parabéns mesmo muita gratidao

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