combate ao Câncer
08 de abril – Dia do combate ao Câncer
8 de abril de 2021
Acidentes domésticos
Acidentes domésticos com idosos: você sabe como agir? Confira 7 dicas para evitar os mais comuns.
13 de abril de 2021
Exibir tudo

O que a ozonioterapia pode fazer pelos idosos?

Ozonioterapia

Neste artigo, iremos falar sobre a ozonioterapia e suas aplicações terapêuticas e estéticas que podem ser úteis a idosos e suas famílias. 

Leia também:

O que é ozonioterapia e como pode ajudar os idosos?

Conheça 10 benefícios da ozonioterapia para idosos

Confira 4 dicas para aumentar a imunidade dos idosos

Como desengasgar um idoso em 3 passos – conheça a Manobra de Heimlich

A ozonioterapia tem indicação ampla para doenças infecciosas agudas e crônicas, doenças inflamatórias osteoarticulares, úlceras vasculares e gástricas, afeções de pele, doenças isquemias e degenerativas musculares.

É uma terapia segura, com eficácia comprovada, utilizada desde o início do século XX em mais de 50 países.

Reforço para imunidade

A ozonioterapia equilibra o sistema de defesa e promove o aumento compensatório na atividade de enzimas antioxidantes. Equilibra os processos de coagulação sanguínea. Promove efeito imuno-modulador: em baixas doses atua nas imunodeficiências secundárias e altas doses auxilia no tratamento de patologias auto imunes.

Ainda combate radicais livres e processos inflamatórios: a indicação do ozônio abarca condições que apresentam inflamação crônica e/ou estresse oxidativo elevado. Por isso o espectro de patologias que a ozonioterapia pode ajudar é ampla.

O ozônio promove a melhora da oxigenação tecidual beneficiando o tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas com potencial isquêmico (como o AVC).

Ação contra micro-organismos

Constitui um agente de oxidação poderoso e desinfetante muito eficaz. O seu uso no tratamento de água é mundialmente difundido, pois o ozônio possui potencial de desinfecção cerca de 3 mil vezes maior que o cloro.

O efeito germicida é eficaz para uma gama de micro-organismos como bactérias, vírus, fungos e protozoários, sendo fundamental para eliminar processos infeciosos em úlceras de membros e por pressão (escaras).

É importante ressaltar que a ozonioterapia não pode substituir um tratamento convencional (alopático), ou seja, ele é adjuvante e complementar, e não alternativo ou nem substitutivo.

Ajuda na perda de peso e acúmulo de gordura

O ozônio possui alta afinidade com os lipídeos, por serem mais sensíveis a oxidação. Diante disso, observou-se também a aplicação para fins cosméticos e coadjuvantes no tratamento de adiposidades (gorduras) localizadas. 

Para saber mais sobre os benefícios da ozonioterapia para todas as idades, acesse o Instagram da Enfermeira Camila Izabela @camilaiza_enfdermatoesteta.

Leia mais:

10 dúvidas na demissão sem justa causa no emprego de cuidador de idosos doméstico

Classificação do IMC: você sabe como a tabela funciona para o idoso?

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos 

Camila Izabela de Oliveira
Camila Izabela de Oliveira
Formada em Enfermagem e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), tem diversos cursos de especialização em atenção primária e gerontologia. O foco de seu trabalho é na qualidade dos cuidados paliativos e na formação de profissionais cuidadores. Criou um dos primeiros cursos de formação de cuidadores do Brasil com mais de 100 horas/aula, sendo destas mais de 40 ofertadas em estágio supervisionado ou aulas práticas. Também é enfermeira titular da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), onde desenvolve atividades de acompanhamento e suporte à famílias com crianças especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador