Vitaminas para idosos
Vitaminas para idosos: conheça 10 que não podem faltar na alimentação
16 de abril de 2021
pacientes com Alzheimer
10 dicas para cuidar de pacientes com Alzheimer que se recusam a comer
17 de abril de 2021
Exibir tudo

Casas de idosos, asilos, clínicas, espaços para a terceira idade: entenda como funcionam os lares (residenciais) para idosos

Casas de idosos

Tem um idoso em casa e não está sabendo como cuidar, seja por motivo de saúde ou por achar que ele precisa ter mais lazer durante o dia, e não sabe qual é o tipo ideal de casas de idosos onde ele pode ficar? Leia até o final que vamos te ajudar a entender melhor como funciona a casa de idosos. Vamos lá!

Você já ouviu falar em ILPI? Não? A ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), ou Lar de Idosos, é um estabelecimento para atendimento institucional para pessoas com 60 anos ou mais, dependentes ou independentes nas atividades de vida diária, que não dispõem de condições para permanecer com a família ou em seu domicílio.

Podendo ser instituição governamental ou não governamental, que apresenta caráter residencial e visa o domicílio coletivo de indivíduos na terceira idade, com ou sem suporte familiar, promovendo condições de liberdade, dignidade e cidadania. 

PRECISANDO DE AUXÍLIO PARA ENCONTRAR CASAS DE IDOSOS ADEQUADAS ÀS NECESSIDADES DE SUA FAMÍLIA E QUE CAIBAM NO SEU BOLSO? A ACVIDA PODE AJUDAR: ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO

Leia também:

Estimulação do cérebro na terceira idade

Problemas gastrointestinais em idosos: o que cuidadores e familiares precisam saber

CPAP e BiPAP: entenda o que são estes dispositivos que ajudam idosos contra a apneia do sono

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos

Casas de idosos

Antes de iniciar o tema, é importante citar que, sempre que o idoso apresenta condições e pode ficar em casa, mesmo sendo dependente e de forma assistida, uma equipe de cuidadores pode auxiliar. Se esta for a preferência de sua família, clique aqui e poderemos ajudar.

Asilo de idosos?

É comum as pessoas chamarem as casas para idosos de asilo. Geralmente, o asilo de idosos é associado a um lugar onde os idosos são abandonados pelos familiares. Não deveria ser assim.

Asilo significa refúgio e se trata de um estabelecimento para abrigo, sustento ou educação de pessoas com dificuldades de se manter, como dependentes químicos, idosos ou órfãos. As casas para idosos são instituições voltadas a idosos dependentes ou independentes, que necessitem de assistência e cuidados especializados. Eles recebem acompanhamento contínuo e possuem o controle adequado de todas as suas necessidades por profissionais da área da saúde.

Clínicas para idosos 

As clínicas geriátricas, ou casas de repouso, ou ainda clínicas para idosos são instituições governamentais ou não governamentais. São lugares destinados a pacientes com mais de 60 anos e em regime de internato. Nas clínicas, os idosos recebem cuidados médicos, fisioterápicos e de enfermagem, além de serviços de apoio terapêutico e nutricional.

As clínicas podem hospedar idosos dependentes e independentes, que precisam de cuidados especializados e acompanhamento feito por profissionais de saúde.

Instituições diferentes atendem pessoas com diferentes perfis, expectativas e necessidades. As casas de idosos não são todas iguais.

PROCURA CASAS DE IDOSOS EM SUA CIDADE? A ACVIDA RESOLVE PARA VOCÊ: ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO

Espaço para idosos 

É importante para os internos se exercitarem e conviverem com outros idosos. Mesmo não estando no seio familiar, não pode faltar ao idoso atividades e convívio com outros da sua idade.

Há também os espaços tipo centro dia, ou Day Care. Neles, o idoso não reside e nem vai em busca de tratamento médico, mas para passar um período em atividades diversas com pessoas em condição semelhante. Nos espaços para idosos são desenvolvidas diversas atividades ao longo do dia, sendo que o paciente pode ficar o dia todo, ou apenas um período e depois retornar para sua casa. Ou seja, o foco desses lugares é o lazer e o convívio social. 

Lar para idosos particular 

O lar para idosos trata-se de um lugar regrado onde os idosos têm os seus dias movimentados e repletos de atividades de diversos tipos, que beneficiam a mente e o corpo ao mesmo tempo.

O lar para idosos pode ser dividido em três tipos, que são diferentes em relação a permanência dos idosos no local. Há os que funcionam como um hotel, onde diversos idosos vivem de forma independente. Outros apresentam um estilo de hospedagem definitivo e oferecem até serviços médicos. Por fim, existem os centros-dia, como já citados. 

Lar de idoso particular  

Recomenda-se que a escolha de um lar (casas de idosos) seja analisada com bastante cautela e leve em consideração diversos fatores que possam assegurar o bem estar do idoso, dentre eles: cadastro e licenças de funcionamento regulares, instalações físicas adequadas, como funciona a alimentação, visitas de familiares, a questão dos cuidadores, tipos de contrato, casas de repouso específicas para idoso com deficiência, dentre outras.

PRECISANDO DE AUXÍLIO PARA ENCONTRAR CASAS DE IDOSOS ADEQUADAS ÀS NECESSIDADES DE SUA FAMÍLIA E QUE CAIBAM NO SEU BOLSO? A ACVIDA PODE AJUDAR: ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador