Conteúdo
O sono em idosos tende a ser de menor qualidade e de duração mais curta à medida que a idade avança. Um idoso agitado pode ser consequência de distúrbios no sono. Entenda o que o cuidador precisa conhecer.
Leia também:
O que é mais importante no cuidado a idosos?
O que é mais importante no cuidado a idosos?
5 hábitos essenciais para manter os idosos saudáveis
O sono é uma das necessidades fisiológicas mais importantes para a regulação do corpo, pois influencia diretamente na qualidade do dia. As necessidades de horas de sono variam com o avançar da idade. Crianças dormem mais horas que adultos. Idosos podem apresentar redução das horas ou fragmentação do sono. Em média, adultos precisam de oito horas de sono noturno.
Para avaliação da qualidade do sono em idosos, devemos estar atentos ao padrão de suas fases e não apenas às queixas ou observações, avaliando os horários em que o assistido se deita e se desperta, quando realmente começa a dormir, a duração e as interrupções do sono.
Geralmente, a qualidade do período de vigília impacta no padrão de sono e vice versa. O ideal é que durante o dia estejamos propensos a estímulos e atividades que demandam gasto energético. À noite, o ritmo deve ser desacelerado e o ambiente preparado para proporcionar tranquilidade e relaxamento.
Uma rotina de vigília regrada, com horários definidos para todas as atividades diárias (refeições, higiene, medicamentos, lazer, exercícios), inclusive uma pequena sesta, mantém ativo o ritmo corporal e cerebral. É indicado evitar rotinas muito flexíveis ou deixar que o assistido durma ou acorde muito tarde e que faça sestas muito longas.
À medida que anoitece, a agitação vai se abrandando e a luz e os sons ficam mais suaves. A alimentação deve ser mais leve em calorias e volume, e não deve ser servida muito próxima ao horário de dormir. Os líquidos também podem ser reduzidos à noite para evitar a necessidade de acordar para urinar.
A avaliação da necessidade do uso de medicamentos para dormir, bem como sua prescrição, interrupção, aumento e diminuição da dose, são responsabilidades apenas do médico.
Para dar informações sobre o padrão de sono do assistido com mais segurança à família ou ao médico, é importante registrar:
As orientações deste artigo são feitas em caráter geral e não substituem uma avaliação personalizada por um profissional de saúde.
Um cuidador pode ajudar pessoas da terceira idade a dormir e descansar melhor. A Acvida Cuidadores pode ajudar com isso, clique aqui. Conheça também a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos aqui.
1 Comment
Estou gostando dos ensinamentos recebidos pela empresa. Eles tem ótimos profissionais da saúde que nos ensina.