Envelhecimento ativo
Envelhecimento ativo – atenção às finanças na terceira idade
5 de novembro de 2020
Mal de alzheimer
Mal de Alzheimer: 5 Dicas para lidar com os idosos
9 de novembro de 2020
Exibir tudo

6 qualidades do cuidador de idosos (necessárias)

Qualidades do cuidador de idosos

Cuidar de idosos durante muito tempo foi função da família ou de pessoas não profissionalizadas. Hoje, cuidadores profissionais bem capacitados são essenciais para lidar com pessoas da terceira idade. Confira neste artigo 6 qualidades do cuidador de idosos essenciais para trazer mais tranquilidade e segurança às famílias.

Leia também:

Bem estar no trabalho do cuidador de idosos

Quais são as atividades do cuidador de idosos?

Acompanhante de idosos: quem são?

Quando o idoso deve procurar um geriatra?

Tolerância e paciência com o idoso

A primeira coisa que podemos mencionar é a importância de exercitar a paciência e a tolerância. 

Devido às incapacidades que vêm com a idade, é normal que o idoso fique mais debilitado, lento, desastrado, e até mesmo mais teimoso e nervoso. Algumas atitudes podem ser difíceis de lidar, em especial entre familiares (afinal santo de casa não faz milagre). 

Algumas doenças como o Mal de Alzheimer, por exemplo, fazem com que o idoso fique em alguns momentos mais irritado ou agressivo, e a paciência neste caso faz toda a diferença. 

O profissional cuidador bem capacitado sabe que é muito importante entender as limitações do paciente, buscar soluções para evitar discussões e, assim, encontrar uma melhor forma de trabalhar trazendo bem-estar ao idoso.  

Ser um bom ouvinte do idoso

Todo mundo gosta de ser ouvido, principalmente a pessoa que atinge a melhor idade. Com o tempo é normal que ela perca várias companhias, amizades, familiares e se sinta sozinha, o que reforça a necessidade de afeto e escuta pelo cuidador. 

Ter pessoas ao seu redor que escutam e interagem com suas histórias ajuda o idoso a se sentir mais sociável e feliz, por isso essa é uma excelente qualidade do cuidador. 

Quando o cuidador escuta e observa mais, ele acaba vendo diversas necessidades que o idoso pode ter e não falar sempre. É possível prever algumas de suas vontades, angústias, e quais os momentos em que ele precisa de mais atenção.

Há muita comunicação não verbal na relação entre cuidadores e idosos.

Qualidades físicas, intelectuais e emocionais do cuidador

Algumas das importantes qualidades do cuidador de idosos incluem ter força, energia e boa saúde física e mental para que consiga cuidar de outra pessoa, afinal não é um trabalho fácil. 

O cuidador precisa ter disposição para ajudar o idoso a se levantar da cama, da cadeira, auxiliar no banho e tantos outros esforços físicos para sustentar parte do peso do paciente. 

É preciso ainda saber interpretar e entender textos como os de receitas médicas, assim como ter um raciocínio rápido para agir em situações de emergência. 

Ter inteligência emocional faz toda a diferença, dessa forma será mais fácil relacionar e compreender diferentes perfis de idosos e familiares, identificando quando falar e silenciar em alguns momentos. Também é preciso ter empatia e esforçar-se para ouvir com sinceridade o próximo. 

Cuidador deve manter o otimismo

O otimismo é uma das qualidades do cuidador de idosos muito importante para trazer um clima mais leve e alegre ao ambiente familiar, isso faz toda a diferença na vida de um idoso que necessita de cuidados.

  • Não levar frustrações e angústias para o lar do idoso
  • Proporcionar um ambiente agradável e saudável
  • Separar problemas pessoais do local de trabalho
  • Saber acalmar o idoso e outras pessoas presentes
  • Ter bom humor

Momentos difíceis e tensos vão acontecer, mas saber lidar com isso de forma mais otimista, tranquila e serena é uma das qualidades do cuidador de idosos mais desejadas pelas famílias.

Capacitação profissional do cuidador

A capacitação é a porta de entrada para o trabalho, ou seja, sem a formação adequada ninguém irá exercer bem suas atividades.

Por meio de um bom curso de formação, aprende-se de fato o ofício. Muito mais do que possuir um certificado ou diploma, o essencial é instrumentalizar o profissional para que possa desenvolver com segurança suas funções.

As pessoas, em geral, são selecionadas por suas habilidades, mas dispensadas por seus comportamentos. Por isso, o próximo tópico é…

Ter valores éticos e profissionais

A ética e o profissionalismo devem estar presentes sempre, gerando um trabalho baseado em respeito, confiança e credibilidade perante o idoso e a família.

A confiança é como um muro, assentado tijolo a tijolo. Mas para vir à baixo, basta se retirar o elemento onde se apoia, que na relação cuidador/família, sem dúvidas são os valores éticos e profissionais alinhados com as expectativas da família contratante.  

Para mais informações sobre o tema, a Abeci (Associação dos Empregadores de Cuidadores de Idosos) pode ajudar.

Mais características e qualidades do cuidador de idosos

O objetivo deste texto não é exaurir o tema, pelo contrário, é conscientizar familiares e cuidadores da importância da qualificação e do alinhamento de expectativas entre as partes.

Neste sentido, para todo aquele que deseje se aprofundar no tema e prestar melhores cuidados a idosos dependentes, sugerimos a leitura adicional dos seguintes artigos.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

1 Comment

  1. Maria de Lourdes disse:

    Conteúdo excelente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador