Bem estar no trabalho do cuidador de idosos

Saúde e bem estar no trabalho é importante para o cuidador de idosos, por isso a harmonia entre empregados e moradores é essencial. Este é o tema do artigo de hoje.

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Função do funcionário

Um funcionário doméstico tem como principal função servir aos moradores da residência. O cuidador de idosos, particularmente, deve trabalhar para garantir a manutenção das atividades de vida diária (AVD) dos idosos assistidos.

Deve-se, ainda no período de negociação para contratação, esclarecer as dúvidas sobre todas as responsabilidades do profissional na casa. Um contrato de trabalho bem discriminado é um documento importante, pois atesta o acordo entre as partes e diminui a possibilidade de desentendimentos futuros.

Remuneração, horários, folgas, atividades a serem desenvolvidas e o limite da liberdade do funcionário para ter acesso às informações particulares da família, como objetos pessoais ou de valor, devem ser completamente esclarecidos. 

Evitar as faltas e programá-las sempre que possível é sinal de respeito e será bem visto. Tenha sempre em mente que a rotina da família depende da realização dos seus serviços.

Uma pessoa estranha em casa, mesmo muito discreta, tira muito a privacidade dos moradores. O ideal é ter dependências exclusivas para os funcionários ou usar os ambientes da família quando autorizados, de preferência quando os donos da casa não estiverem presentes.

Cuidador: tire sempre suas dúvidas junto aos patrões. Pergunte e deixe recados sobre tudo o que eles possam querer lhe perguntar fora do horário de trabalho. Procure saber se a família está satisfeita com os serviços. A comunicação é fundamental e evita muitos desentendimentos.

O combinado não sai caro, diz o ditado popular, e também ajuda a garantir o bem estar no trabalho do cuidador de idosos.

Conflitos familiares

Atenção cuidador: a intromissão em assuntos particulares da família é uma atitude reprovável. Mesmo a pedido da família, comentários e sugestões deverão ser colocados com bastante cautela.

“Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher.”

Sabedoria popular

Denúncias contra outros funcionários da casa só devem ser divulgadas aos patrões quando houver máxima certeza, se possível com provas, e se o fato for grave a ponto de lesar o patrimônio, informações íntimas ou comprometer a idoneidade dos demais funcionários.

Uma acusação grave sem provas pode se transformar em processos, demissões por justa causa, prisões e demais transtornos para todos os envolvidos.

Relação entre contratante e funcionário

É comum que os contratantes se interessem em saber sobre a família, situação socioeconômica e religiosa dos empregados. Se o funcionário não se sentir invadido em falar sobre sua vida pessoal, essa proximidade pode estreitar os laços entre patrão e empregado.

Pedir objetos, alimentos, roupas, produtos de limpeza, mesmo os que não são utilizados, e valores, que não façam parte do ordenado, é muito inconveniente e constrangedor para a família.

Evite também solicitar adiantamentos salariais e de valores de qualquer natureza e sob qualquer pretexto, isto pode demonstrar falta de organização na sua vida pessoal e irá depor contra o funcionário.

Mesmo funcionários antigos, de extrema confiança e liberdade com a família, não devem solicitar nada além do que lhe é de direito por lei (reajustes conforme data-base da categoria, aumento de vale transporte devido a reajuste de passagens, direitos conquistados por sindicatos, dentre outros).

Apenas a família terá autoridade para oferecer ao funcionário presentes ou valores, desde que o empregado se sinta à vontade para receber e não ultrapasse o limite do bom-senso para esse fim.

O lar é um lugar de lazer e descanso para os residentes. Todos esperam morar em um ambiente harmonioso e tranquilo. Receber as pessoas com um sorriso, cordialidade e simpatia colaboram bastante na manutenção da harmonia do ambiente.

Deve-se evitar para garantir o bem estar no trabalho

  • Apresentar-se de mau humor, mesmo quando não se está num bom dia;
  • Dar respostas ríspidas aos colegas e patrões. Cuidado para não ser muito curto em suas colocações, pois isto pode ser confundido com uma atitude grosseira;
  • Falta de interesse para agradar os moradores;
  • Insistir em uso de temperos, comidas ou formas de preparos de alimentos que não são aprovados pela família;
  • Descuido com plantas e animais domésticos, caso essa tenha sido uma tarefa determinada pela família no ato da contratação.

Outras regras básicas para o bem estar no trabalho

  • Seja pontual. Seu atraso pode gerar atrasos para outras pessoas;
  • Seja educado e cordial. Não deixe que seus problemas pessoais interfiram no serviço;
  • Ao atender o telefone, se identifique, passe a ligação ao destinatário ou anote os recados.
  • Evite fazer perguntas sobre o assunto. Ao anotar recados telefônicos, anote sempre a hora da ligação, quem ligou e os contatos (telefone, e-mail, endereço) para retorno;
  • Ao atender o interfone certifique-se de que a pessoa é conhecida ou aguardada por algum membro da família antes de liberar a entrada;
  • Só faça uso de rádio, TV e celular conforme autorização da família;
  • Nunca leve assuntos da casa para fora dela.

Conclusão

O bem estar no trabalho é responsabilidade de familiares (empregadores) e cuidadores (empregados), sendo essencial para a manutenção de um ambiente agradável em que todos, incluindo os idosos, se sintam acolhidos e confortáveis.