Hábitos que evitam demência
12 Hábitos que evitam demência
18 de fevereiro de 2021
Doenças de notificação compulsória
Doenças de notificação compulsória: o que são e porquê familiares e cuidadores devem conhecer
22 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Recuperação de cirurgia: o idoso passou por uma cirurgia, e agora?

Recuperação de cirurgia

Para a recuperação de cirurgia ou doença, o organismo precisa de cuidados adequados, que muitas vezes devem ser prestados por cuidadores profissionais. Pacientes de idade mais avançada podem precisar de um período de reabilitação mais longo, confira.

Leia também:

Idosos com coronavírus: como lidar com essa situação em casa

Confusão mental em idosos: informações relevantes para familiares e cuidadores

Respeito ao idoso por parte do cuidador é responsabilidade do profissional e de todos os envolvidos no cuidado

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos 

Recuperação de cirurgia e saúde para além da idade

Quando se trata de recuperação da saúde, os pacientes têm um papel importante para que tudo dê certo. No caso de idosos dependentes, a responsabilidade recai sobre familiares e cuidadores.

Recuperação da saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade. Frente ao desequilíbrio das esferas envolvidas no processo de saúde é preciso restabelecê-las para que o indivíduo retome plenamente suas atividades de vida diária.

Quando a recuperação de cirurgia passa por um processo mais lento do que o esperado, a necessidade de um cuidador, para um acompanhamento próximo, fica mais evidente. Especialmente em pacientes idosos, estes cuidados precisam ser especializados.

A oferta adequada de cuidados paliativos passa a ser uma nova e desafiadora tarefa para os famílias, transformados subitamente em cuidadores, muitas vezes sem a adequada preparação, conhecimento ou suporte para assumir essa função. Dificilmente um familiar terá tido treinamento adequado para cuidar de um idoso.

Contar com um profissional especializado ajuda no suporte, evitando desencadear desgaste e estresse, que podem afetar o bem-estar e a saúde da família como um todo. 

Recuperação pós-cirúrgico

Para a recuperação de cirurgia é importante seguir as orientações médicas. O repouso é o primeiro grande passo, e é importante não subestimar sua importância. 

O que é repouso pós-cirúrgico?

O repouso pós-cirúrgico é o tempo recomendado para evitar desconfortos físicos em decorrência dos pontos e da cicatrização da região operada.

O médico é quem irá indicar o tempo de descanso de acordo com o procedimento e a condição de cada paciente. Durante esse momento, o indivíduo não deve realizar esforços, dirigir, levantar pesos ou fazer atividades físicas até obter uma liberação médica. 

Outro ponto relevante é manter uma boa alimentação, uma vez que ela tem papel crucial para dar condições ao corpo de se recuperar. Também deve-se seguir à risca a medicação prescrita: tome apenas medicamentos sob orientação médica. Por fim, muitas cirurgias exigirão fisioterapia para a reabilitação total, o que deve ser adequadamente seguido para evitar sequelas.

Quanto tempo de repouso após cirurgia?

Não há um tempo padrão definido para o repouso, isto varia de acordo com o tipo de cirurgia, evolução do procedimento cirúrgico e condição do paciente.

Como citado, deve-se respeitar a indicação médica. Algumas observações, porém, fazem-se relevantes, em particular se a pessoa operada é dependente. Confira.

  • Um cuidador pode diminuir a ansiedade e estresse de familiares e do paciente
  • Um cuidador é capaz de aumentar a aderência ao tratamento, por exemplo, ao instituir o uso do Diário do Cuidador
  • Um cuidador pode ser o braço que faltava para sua família nos momentos mais difíceis

Se precisar de cuidadores profissionais, clique aqui.

Gostou de saber mais sobre a recuperação de cirurgia em idosos e pessoas dependentes? Os artigos abaixo também podem lhe interessar.

Pneumonia adquirida é comum em idosos em recuperação hospitalar: saiba como evitar ou prefira ficar em casa

Diarreia em idosos: toda atenção é necessária

Conheça problemas oftalmológicos comuns em idosos

Crianças e idosos: saiba mais sobre esta combinação fantástica

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador