As atividades de terapia ocupacional são voltadas para a socialização, habilitação/reabilitação, ou a prevenção do comprometimento das atividades cotidianas (atividades de vida diária) ameaçadas ou interrompidas por alterações psicomotoras, cognitivas, etc. O cuidador de idosos pode ajudar com estas atividades?
Leia também:
Qual o salário mínimo do cuidador de idosos?
O que define um empregado doméstico e o que diferencia seu trabalho do cuidador de idosos
Câncer de pele em idosos: é importante conhecer para prevenir e tratar precocemente
Esse trabalho (a terapia ocupacional) é feito como atividades terapêuticas que auxiliam as pessoas idosas a contornar, ou a se adaptar às condições trazidas por doenças, por exemplo, como a redução da mobilidade, da visão, perda de memórias e variadas outros, podendo ser aplicada aos mais diversos casos e idades.
Conteúdo
ToggleAtividade ocupacional
Aa atividades de terapia ocupacional focam na ocupação humana. Dessa maneira, o terapeuta ocupacional busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações), uma vez que nosso dia a dia é composto de uma série de atividades que precisam de diferentes habilidades.
Até mesmo aquelas que pareçam muito simples, como escovar os dentes ou vestir uma camisa, exigem condições de saúde que impedem ou dificultam sua realização para os mais debilitados. Daí a importância do terapeuta ocupacional para avaliar cada caso e propor soluções.
Qual a importância das atividades de terapia ocupacional?
A atividade ocupacional para idosos é importante e pode ser empregada na vida de idosos completamente independentes, para que eles permaneçam assim, e também para os idosos mais dependentes e com as funções cognitivas mais prejudicadas, oferecendo a eles mais qualidade de vida.
Assim, os terapeutas ocupacionais se dedicam para que o idoso consiga ter mais autonomia e continuem se sentindo uma parte integrante da sociedade e de suas famílias. O objetivo disso é fazer com que o idoso se sinta valorizado e que mantenha suas atividades e rotinas cotidianas da maneira mais funcional possível.
A terapia ocupacional ajuda os idosos a enfrentarem os desafios trazidos pela idade e a se adaptarem às novas condições físicas e mentais.
Atividades para idosos
Algumas ações podem ajudar o idoso a fazer atividades que o mantenham ativo e feliz, e cuidadores e familiares podem (e devem) ajudar. Destacamos algumas maneiras de favorecer a interação entre todos os envolvidos no cuidado:
- Praticando jogos de mesa e tecnológicos, por exemplo, quebra-cabeça, jogo de paciência, tênis de mesa, videogame;
- Fazendo alongamentos e ginástica;
- Fazendo algo novo como pintura ou desenho;
- Cuidando do jardim ou manter uma horta;
- Restaurando algo antigo;
- Ouvindo música;
- Viajando.
Mais sugestões de atividades de terapia ocupacional e afins podem ser encontradas nos seguintes artigos.
7 atividades para manter os idosos ativos
6 atividades físicas prazerosas para idosos
6 dicas para manter a saúde emocional do idoso e do cuidador
Conheça 14 filmes emocionantes sobre Alzheimer
10 Desenhos para idosos e jogos de passatempo em tempos de quarentena
É importante que os idosos sejam estimulados a fazer atividades prazerosas, sejam elas sozinhas ou em grupo, que os ajudem na manutenção de sua saúde física e mental. Pois na maioria das vezes, se não acompanhado, o idoso (particularmente os dependentes) vivem de maneira isolada, seja em sua casas ou no ambiente externo.
Gostou de saber como funcionam as atividades de terapia ocupacional para idosos? Leia também:
Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos
Uma resposta