Fases do Alzheimer
Fases do Alzheimer
16 de maio de 2020
Dentista para idosos
Dentista para idosos
19 de maio de 2020
Exibir tudo

14 Filmes sobre Alzheimer

14 Filmes sobre Alzheimer

14 filmes sobre Alzheimer imperdíveis para cuidadores e familiares de idosos com a doença

A sétima arte é uma verdadeira paixão para diversas pessoas. Ela se torna ainda mais significativa quando podemos usar filmes como recursos para refletir e compreender melhor alguns temas do dia a dia, dentre eles o Alzheimer

Além de ajudar a passar o tempo e a divertir, alguns títulos tornam-se educativos pois passam por uma intensa pesquisa atrás das câmeras. Cada vez mais os produtores e diretores se preocupam com a veracidade dos aspectos que são abordados pela ficção. Isso sem falar nos filmes que são, de fato, baseados em histórias reais.

Pensando nisso, a equipe da Acvida reuniu alguns dos melhores filmes sobre Alzheimer e outros transtornos semelhantes na lista a seguir. Todos eles podem contribuir, de alguma forma, para entender melhor a condição de saúde com a qual muitos convivem ou trabalham atualmente.

Prepare a pipoca e confira a nossa seleção!

Leia também:

Você sabia que falar 2 idiomas protege idosos do Alzheimer?

Horizontes sobre o Alzheimer

“E… se eu tiver Alzheimer?”

E por falar em Alzheimer…

Agora vamos à nossa lista de filmes sobre Alzheimer. Esquente a pipoca e boa diversão.

1. Rain Man (Barry Levinson, 1988)

Na história, o jovem Charlie (Tom Cruise) é informado de que seu pai faleceu. Ambos não se davam bem há anos, mas ele vai ao enterro. Na leitura do testamento, descobre que o principal beneficiário era um irmão até então desconhecido chamado Raymond (Dustin Hoffman).

A curiosidade em saber mais sobre esse misterioso herdeiro os aproxima. Raymond está internado em uma instituição pois apresenta limitações neurológicas, mas também é capaz de solucionar problemas matemáticos com uma incrível precisão e agilidade.

Charlie elabora um plano para sequestrar Raymond e exigir parte da herança. Porém, ao longo do percurso, os dois irmãos passam por situações que os fazem compreender o real significado da palavra família. 

2. Intocáveis (Eric Toledano, 2012)

Nessa obra, o aristocrata Philippe (François Cluzet) sofre um grave acidente e fica limitado fisicamente. Devido à necessidade de um acompanhamento contínuo, ele resolve contratar o jovem Driss (Omar Sy) como seu cuidador.

Apesar das falta de experiência, o cuidador jamais trata Philippe como alguém inferior. Uma bela amizade nasce entre eles conforme se conhecem melhor.

3. Meu Pai, um Estranho (Gilbert Cates, 1970)

O professor Gene Garrison (Gene Hackman) planeja se casar e mudar de cidade. No entanto, a sua mãe adverte sobre como a mudança pode ser complicada para o pai Tom Garrison (Melvyn Douglas). 

A história indicada a 3 Oscars aborda as dificuldades das relações familiares, especialmente depois da morte da mãe de Gene. É nesse momento que o filho precisa aprender a superar as diferenças com o pai e ajudá-lo.

4. Iris (Richard Eyre, 2002)

O romance trata da história de amor de uma jovem filósofa chamada Iris Murdoch (Kate Winsley/Judi Dench) que se se apaixona pelo professor John Bayley (Hugh Bonneville/Jim Broadbent). O filme tem duas linhas temporais distintas. Primeiramente, observamos o momento em que o casal se conheceu. Depois, a velhice de ambos, quando Iris sofre de Mal de Alzheimer

5. Diário de uma Paixão (Nick Cassavetes, 2004)

Em uma clínica geriátrica, um dos pacientes lê a história de amor de Noah Calhoun (Ryan Gosling) e Allie Hamilton (Rachel McAdams) para outra interna com Mal de Alzheimer

Noah era um proletário com poucos recursos financeiros que enviava cartas para sua amada Allie. Porém, a família da moça interceptava a correspondência para evitar a aproximação do casal. Anos mais tarde, Allie reencontra Noah e precisa escolher entre ele o atual noivo. 

Esse é um filme que retrata de forma delicada a vida de uma pessoa com demência e como a família precisa lidar com isso. A perda de memória é um dos sintomas mostrados, bem como soluções criativas para superá-los.

6. Amor (Michael Haneke, 2012)

Os personagens Anne (Emmanuelle Riva) e Georges (Jean-Louis Trintignant) são um casal de apaixonados por música que estão aposentados. Eles têm uma filha que mora em outro país.

Em determinado ponto da história, Anne sobre um derrame. Com isso, um dos lados do seu corpo fica paralisado. Nesse momento, o casal precisa aprender a lidar com os obstáculos do dia a dia.

7. A Moment to Remember (John H. Lee, 2005)

O filme retrata a trajetória de uma jovem mulher que se apaixona por um homem bruto e fissurado no trabalho. Eles se casam e vivem o auge de suas vidas quando, de repente, precisam lidar com um caso de Alzheimer precoce.

8. A Família Savage (Tamara Jenkins, 2007)

Os irmãos Jon (Philip Seymour Hoffman) e Wendy (Laura Linney), quando jovens, sempre tiveram que lidar com o autoritarismo do pai Lenny Savage (Philip Bosco). Depois de adultos, recebem a notícia de que Lenny está sendo consumido pela demência. A história mostra como a família consegue enfrentar esse desafio e superar suas diferenças.

9. O Caso Alzheimer (Erik Van Looy, 2003)

Dois dos melhores detetives da Antuérpia se deparam com o desaparecimento de um colega e o assassinato de duas mulheres. As pistas do crime apontam para um assassino que mostra sintomas de Mal de Alzheimer

Esse é um thriller policial envolvente que trata do distúrbio de uma maneira diferente do convencional. Vale a pena conferir.

10. Uma Canção para Martin (Bille August, 2001)

Um casal de violinistas se apaixona perdidamente durante uma turnê. Eles decidem abandonar os respectivos cônjuges e se casar. Anos mais tarde, o homem é diagnosticado com Alzheimer. Seu comportamento muda e transforma a realidade com a qual estavam habituados anteriormente.

11. O Filho da Noiva (Juan José Campanella, 2002)

Nessa produção argentina o personagem Rafael Belvedere (Ricardo Darín) passa por um momento de crise pois não tem tempo algum para si mesmo e para se divertir. Ao visitar a sua mãe Norma (Norma Aleandro), descobre que ela está perdendo a memória.

Em meio a problemas familiares e com a ex esposa, Rafael tem um ataque cardíaco. Somente assim ele percebe que chegou o momento de rever suas atitudes e relações.

12. Para Sempre Alice (Richard Glatzer, 2015)

A renomada professora de linguística Alice Howland (Julianne Moore) é diagnosticada com Alzheimer precoce. Essa doença coloca as suas forças à prova, bem como a relação com os familiares. 

A filha Lydia (Kristen Stewart) e o marido John (Alec Baldwinse) precisam lidar com problemas cotidianos enfrentados por Alice, como o esquecimento de certas palavras e o fato de ela se perder quando está sozinha nas ruas de Nova York.

13. Um Senhor Estagiário (Nancy Meyers, 2015)

Uma empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa. Aos 70 anos, o cargo de estagiário sênior, encanta Bem como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente um inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho.

14. Viver Duas Vezes (Maria Ripoll, 2019)

Ao ser diagnosticado com Doença de Alzheimer, Emílio e sua família partem em busca de um grande e antigo amor da infância.

Essas foram as dicas de hoje. Até a próxima!

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador