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Conheça 6 atividades físicas para idosos se manterem alegres e saudáveis

atividades físicas para idosos

Conheça atividades físicas para idosos de variadas idades e diferentes condições físicas. Encontre a atividade ideal para manter uma pessoa querida mais ativa e feliz.

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Atividades para fazer com idosos

Além dos benefícios físicos, um programa de atividades físicas para idosos é capaz de trazer mais qualidade de vida também por combater problemas graves como a depressão e a ansiedade, tão comuns mas nunca normais.

Começaremos pelas mais intensas e evoluiremos para as mais leves, confira.

Atividades físicas para idosos com mais exigência corporal

Tênis para idosos

Além de ótima atividade física para idosos em condições de exercitar intensamente o corpo, o tênis foi eleito o treino mais seguro contra a Covid-19 por médicos especialistas em saúde pública, epidemiologia e infectologia da Associação Médica do Texas.

Os especialistas produziram uma tabela, que se tornou viral, sobre atividades que expõem a risco baixo, baixo moderado, moderado, moderado alto e alto de contrair o novo Coronavírus, levando em consideração cuidados como o uso de máscara.

Entre os critérios avaliados estava se as atividades seriam realizadas em área interna ou externa; a proximidade de outras pessoas; o tempo de exposição ao vírus; e a probabilidade de manter as práticas de prevenção.

De acordo com o estudo, o tênis foi considerado o esporte mais seguro de se praticar durante a pandemia, com baixo risco de contaminação — nota 2 de 10.

Um dos fatores que preservam os jogadores com as raquetes é a distância entres eles. Segundo a professora de educação física Vanuza Magalhães Campos (saiba mais sobre a professora Vanuza em nosso artigo sobre exercícios para idosos), a distância mínima entre os jogadores é de três a quatro metros.

Isso se for jogado com duas duplas. Em simples, o afastamento é de cerca de 23 metros entre os adversários”, explica a profissional, que dá aula de tênis há 26 anos.

Vanuza garante, porém, que não se trata de um esporte estritamente individual como muitos acham. “Trabalhamos muito a socialização” garante.

O tênis é um esporte completo, que demanda intenso trabalho de força, suporte cardiovascular e ainda exercita a coordenação motora e a inteligência espacial.

Tênis para todas as idades

A professora tem alunos de 3 a 85 anos, o que mostra que o esporte é bom para todas as idades. Com uma base boa dos movimentos a serem feitos com a raquete, com conhecimento da técnica, ela garante que é, ainda, muito gratificante.

Dançar na terceira idade traz benefícios

A dança está entre as atividades físicas para idosos mais animadas, como fica claro nas fotos abaixo.

Saiba mais detalhes através do artigo que preparamos para o divertido e sociável Programa Divas Dance, clique aqui.

Atividades físicas com média exigência corporal

Caminhada para idosos

A caminhada é uma das atividades físicas para idosos mais comuns por sua praticidade: está disponível a quase todas as pessoas em praticamente todas as épocas do ano.

30 minutos de caminhada são suficientes para um bom exercício aos idosos mais limitados. Se feita ao ar livre, a caminhada ajuda a espairecer, socializar e ainda conta como um banho de sol (se o idoso mantiver roupas curtas que permitam ao corpo receber sol diretamente).

Tênis para idoso caminhar

Se a pessoa não tiver conhecidos problemas plantares ou articulares, qualquer tênis (calçado) utilizado para corridas é uma boa alternativa para utilização em caminhadas. Atenção: nem sempre o preço é sinônimo de qualidade; na dúvida, converse com seu ortopedista ou fisioterapeuta.

Natação para idosos

Considerado por muitos como o melhor exercício para a manutenção da capacidade pulmonar, a natação tem, além dos benefícios cardiovasculares e respiratórios, a vantagem de um menor impacto nas articulações.

Os momentos na piscina também são ótimos para a introspecção. O praticante passará bastante tempo consigo sem distrações externas como músicas agitadas, pouco apreciadas por pessoas da terceira idade e comuns em academias de ginástica.

Atenção especial deve ser dada às áreas adjacentes às piscinas, assim como nos banheiros, onde a água que se acumula no piso pode favorecer quedas. Da mesma forma, a piscina deve preferencialmente ser abrigada para evitar que uma friagem momentânea aumente o risco de doenças pulmonares como uma pneumonia.

Atividades físicas com exigência corporal menos intensa

Hidroginástica para idosos

Alternativa à um esporte aquático para quem não pode ou não consegue manter o ritmo necessário para um treino de natação, engana-se quem pensa que a hidroginástica está entre as atividades físicas para idosos das mais leves apenas.

Se feita na intensidade adequada e sob orientação de especialistas, a hidroginástica será um ótimo exercício que ajuda também na socialização, visto que as aulas costumam ser feitas coletivamente. Tem as mesmas vantagens para as articulações do que a natação, além de permitir trabalhar grupos musculares específicos.

Os mesmo cuidados devem ser observados no caso da natação para se diminuir o risco de quedas e resfriamento súbito do corpo pós-treino, bem como se manter o distanciamento adequado durante a pandemia de Covid-19.

Pilates para a terceira idade

O Pilates é uma das atividades físicas para idosos que mais facilmente se modula, ou seja, se adapta à realidade do praticante. Trabalha o corpo principalmente através de exercícios com isometria e alongamentos ótimos para preservar as capacidades muscular e articulares.

Leia o artigo completo sobre Pilates para idosos clicando aqui.

Conclusão

E aí, o que achou das 6 atividades físicas para idosos que listamos neste artigo? Deixe seus comentários abaixo e diga se gostaria de informações sobre outras atividades. Com as contribuições de nossos leitores, no futuro, este artigo pode conter 7-10-20 atividades saudáveis e prazerosas que podem estimular a terceira idade 😉

Editorial Acvida
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O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

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