Doenças de notificação compulsória
Doenças de notificação compulsória: o que são e porquê familiares e cuidadores devem conhecer
22 de fevereiro de 2021
Memória do idoso
Vale a pena preservar a memória do idoso para as próximas gerações
24 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Benefícios em contratar um cuidador de idosos: porque vale a pena receber ajuda profissional

Benefícios em contratar um cuidador

Quais o benefícios em contratar um cuidador? O cuidador de idoso é o profissional preparado para dar suporte adequado às pessoas idosas dependentes, e sua simples presença pode garantir a atenção adequada à terceira idade, trazendo conforto e segurança para a família.

Leia também:

Faz bem saber sobre alergia em idosos

Golpes financeiros em idosos: é importante conhecer para evitar

Envelhecimento é a causa de doenças cardiovasculares?

Como funciona o serviço de cuidadores de idosos?

Cuidar de uma pessoa em idade avançada não é tarefa fácil. Ainda mais para famílias que não têm habilidades para tal, sem um curso de formação adequado.

Especialmente no cuidado de um parente que possua limitações físicas ou mentais, ao optar por ter o familiar em casa sem recorrer a clínicas ou outros estabelecimentos, espera-se que o idoso se sinta mais confortável e acolhido.

Mas manter alguém debilitado em casa pode gerar estresse se a família não estiver preparada, e o primeiro dos benefícios em contratar um cuidador de idoso é contar com um profissional qualificado para oferecer conforto e segurança para toda a família.

PRECISA DE UM CUIDADOR PROFISSIONAL: CLIQUE AQUI.

Entenda os benefícios em contratar um cuidador 

Dentre os benefícios em contratar um cuidador para cuidar de seu ente querido, podemos citar:

  • Oferece segurança e suporte ao idoso, com consequente aumento da autonomia;
  • Permite envelhecer no próprio lar, com o respeito à memória afetiva de cada pessoa;
  • Garante a manutenção da individualidade da pessoa idosa, com mais flexibilidade e respeitando as peculiaridades de sua rotina;
  • Garante o uso correto da medicação;
  • Previne contra situações de carência e perda de independência;
  • Oferece o contato com outra pessoa, minimizando a possibilidade de patologias como ansiedade e depressão;
  • Diminui o risco de quedas;
  • Aumenta a aderência às prescrições médicas e outros tratamentos de saúde;
  • Garante a manutenção de hábitos mais saudáveis relacionados à higiene, alimentação e à prevenção de acidentes e quedas.

Quais são os requisitos para a contratação do cuidador?

Quando se trata do bem-estar de alguém de nossa família, não podemos relaxar. Por isso, a escolha de um cuidador requer atenção.

A seleção segura de profissionais, com checagem dos antecedentes criminais e das referências profissionais são as primeiras coisas que vem à cabeça, e não são menos importantes do que instalar câmeras na residência para monitorar as atividades do cuidador.

PRECISA DE UM CUIDADOR URGENTE? CLIQUE AQUI.

Outro critério é ter claro que o profissional goste do que faz e seja empático. Seu comportamento deve ser atencioso e respeitoso com a pessoa assistida, de modo que o idoso possa sentir-se perfeitamente acolhido e entenda que suas necessidades atendidas estão sendo atendidas.

A qualificação do profissional cuidador é essencial, assim como a definição da rotina (que deve ser estabelecida por escrito num diário de atividades), horários, folgas, dentre outros pontos relevantes.

Para saber mais: leia nosso artigo não contrate um cuidador antes de ler.

Vantagem e desvantagem de ter um cuidador

Os benefícios em contratar um cuidador foram bastante explorados. Mas e as desvantagens?

Na verdade, se sua família tiver condições de manter um cuidador profissional através de uma empresa especializada, os benefícios em contratar um cuidador profissional serão sentidos por todos, com nenhuma desvantagem em relação à contratação direta.

Isto porque, em poucas palavras, a função do cuidador é fazer pela pessoa assistida tudo o que ela faria, não fossem as limitações próprias de sua condição de saúde. Isso sem tolher os familiares de sua liberdade, permitindo-os manter sua própria condição de saúde.

O que pode ser melhor do que ter saúde e liberdade para gozá-la, com a certeza de que seu ente querido está bem cuidado?

Por isso, se precisar, CONTE COM A ACVIDA PARA AJUDAR: CLIQUE AQUI.

Leia mais:

Conheça a Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos (ABECI) e saiba como pode ajudar cuidadores e familiares na atenção à terceira idade

A vitamina D em idosos e seus benéficos efeitos no organismo

Plano de saúde cobre cuidador de idoso?

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador