Como cuidar de um idoso com Alzheimer: 7 formas do cuidador de idosos ajudar em casa

A Doença de Alzheimer é uma síndrome demencial tão comum que virou (popularmente) um termo genérico para as demências da terceira idade. Saiba como cuidar de um idoso com Alzheimer de forma profissional e prática no Blogdocuidado.

Leia também:

Sintomas do Mal de Parkinson que o cuidador de idosos precisa reconhecer

5 mitos e verdades sobre o Mal de Alzheimer

Confira outras dicas para cuidar de um paciente com Alzheimer

Entenda a importância do auxilio profissional ao idoso dependente

Cuidar de um idoso com Alzheimer passa por entender que tais indivíduos (os doentes) precisam de cuidados especiais, caso contrário, sua integridade física pode ser colocada em risco.

O cuidador de idosos é um profissional que presta auxílio, seja no ambiente domiciliar, seja em instituições de longa permanência (lar de idosos): contar com seu apoio é a garantia de que o paciente será bem amparado dentro do que sua condição permite. Confira mais a seguir.

O papel do cuidador de idosos no auxílio a pessoas com Doença de Alzheimer

Pessoas com Mal de Alzheimer podem precisar de auxílio mesmo para atividades do dia a dia que antes eram simples. Quando um familiar não tem condições de acompanhar o paciente, muitas vezes a contratação de um cuidador de idosos profissional é a solução mais adequada.

O cuidador de idosos tem habilidades imprescindíveis para o bem estar do paciente. Dentre elas, estão a manutenção de tarefas rotineiras e o apoio emocional.

O cuidador de idosos vê além quando comparado ao familiar leigo: consegue identificar estratégias para tornar o cotidiano do paciente mais seguro e menos estressante, por exemplo:

  • Cobrindo espelhos (pessoas com Alzheimer muitas vezes se assustam com sua própria imagem);
  • Cumprindo as atividades de vida diária quando a pessoa está resistente, sempre com muita paciência, de modo que o idoso se alimente, beba água, ingira a medicação ou se exercite como deveria;
  • Identificando e evitando riscos na residência, por exemplo, sugerindo a retirada de tapetes ou sua troca por versões antiderrapantes, sugerindo a instalação de um interruptor de luz ao lado da cama do idoso (o que pode evitar quedas noturnas);
  • Definindo e executando uma rotina de atividades, por exemplo, através do Diário do Cuidador de Idosos;
Como cuidar de um idoso com Alzheimer: rotina é fundamental, por isso o Diário do Cuidador é fundamental.

A família também fica mais segura ao perceber que seu ente querido está bem cuidado, e desta forma o cuidador de idosos traz tranquilidade ao seio familiar.

Benefícios em contratar cuidadores de idosos profissionais: como cuidar de um idoso com Alzheimer em casa

Na sequência, listamos 7 argumentos que demonstram as vantagens em se contratar um cuidador de idosos para um paciente com Mal de Alzheimer.

Tratamento adequado

Cuidar de alguém que sofra com uma doença degenerativa demanda tempo e paciência. Quem não se está acostumado com as limitações do paciente, tende a ficar nervoso e a irritar-se com facilidade.

É importante lembrar que a impaciência pode ser facilmente percebida, o que pode gerar uma sensação de culpa tanto no doente quanto em seus familiares próximos.

Como cuidar de um idoso com Alzheimer quando todos na casa são da mesma família?

Santo de casa não faz milagre“, já diz o ditado.

Muitas vezes, alguém de fora ajuda simplesmente porque consegue manter a distância emocional adequada.

Suporte no dia a dia

O cuidador de idosos busca manter o paciente com Alzheimer ocupado de dia para que naturalmente esteja mais cansado durante a noite. Desta forma, as madrugadas tendem a ser mais tranquilas (para o alívio de todos).

Orientações básicas sobre a Doença de Alzheimer

Quem é leigo nem sempre sabe como adaptar o espaço e como agir para ajudar pessoas com Doença de Alzheimer. O cuidador de idosos ajuda (e muito) nesse sentido, seja orientando, seja demonstrando procedimentos básicos a serem adotados por todos os familiares.

Dica Acvida sobre como cuidar de um idoso com Alzheimer: assim como qualquer cuidador, os familiares devem se capacitar adequadamente através de um bom curso de formação de cuidadores.

Alimentação e medicamentos bem administrados

Pensar em como cuidar de um idoso com Alzheimer inclui garantir que a alimentação e a medicação, tão fundamentais para o corpo, sejam consumidas corretamente.

É muito comum a perda de peso, que deixa a saúde mais frágil e o idoso mais susceptível a infecções e a outros problemas graves. Por isso, acompanhar de perto a saúde e as refeições são práticas com as quais o cuidador de idosos se preocupa.

Cuidados com a higiene no Alzheimer

O Alzheimer limita a independência do paciente e traz desafios a todos.

O cuidador de idosos ajuda com a higiene pessoal. Ele presta auxílio e também mostra para o paciente (e para sua família) quais as melhores maneiras de lidar com cada situação.

Momentos de lazer e interação

A prática regular de atividades físicas com a supervisão do cuidador de idosos contribui para mitigar muitos dos sintomas do Mal de Alzheimer. Os exercícios ajudam corpo e mente a continuarem ativos e evitam atrofias.

Além disso, o paciente se sente mais motivado. As atividades desse gênero liberam substâncias benéficas na corrente sanguínea, e por manter o corpo ativo também o mantém mais saudável por mais tempo, postergando os efeitos da doença.

Amparo emocional ao idoso e aos familiares

O convívio social com o cuidador de idosos já é capaz de diminuir o isolamento social provocado pela doença. Isso ajuda a manter a qualidade de vida do paciente, bem como de seus familiares.

Como cuidar de um idoso com Alzheimer: lidando com a culpa

A sensação de impotência (dos familiares) faz com que muitos desenvolvam algum grau de depressão, irritabilidade, sentimentos de culpa e até mesmo tendências suicidas.

O cuidador de idosos presta amparo emocional ao acompanhar o dia a dia do paciente de perto. Ao garantir a qualidade de vida do idoso, ele oferece condições dos familiares aproveitarem a presença de seu ente querido para além de suas limitações.


Gostou de saber mais sobre como cuidar de um idoso com Alzheimer? Saiba também como a Associação Brasileira dos Empregadores dos Cuidadores de Idosos ajuda famílias que tenham alguém com Alzheimer na família.