Acompanhe seus cuidadores de idosos
Acompanhe seus cuidadores de idosos com câmeras na residência (sem custo para clientes Acvida)
10 de maio de 2021
Osteoporose em idosos
O que é a osteoporose em idosos?
11 de maio de 2021
Exibir tudo

Conheça os benefícios da jardinagem para idosos

benefícios da jardinagem para idosos

Conheça os benefícios da jardinagem para idosos para além do hobby. Isto porque o envelhecimento acarreta mudanças no organismo, mudanças estas que muitas vezes trazem consigo limitações, sejam físicas, cognitivas ou sociais. Buscar alternativas para minimizar estas limitações faz parte das atribuições do cuidador e dos profissionais que auxiliam o idoso, confira.

Leia também:

O que você precisa saber sobre a qualidade de vida dos idosos

Qual a diferença entre o cuidador de idoso, acompanhante de idosos e o enfermeiro de idoso?

Plantão de cuidadores: 3 coisas que é preciso saber sobre estes profissionais (leia se tiver um idoso em casa)

Condomínio para idosos: 4 perguntas para fazer antes de comprar um imóvel

Jardinagem para idosos

Neste artigo, traremos não apenas os benefícios da jardinagem para idosos (como passatempo), mas compartilharemos experiências reais e dicas práticas para que familiares, cuidadores e os próprios interessados (os idosos) possam se deleitar com esta prática tão benéfica e agradável.

Por que a jardinagem na fase madura faz bem?

A Universidade Estadual do Texas, numa pesquisa que reuniu 300 participantes com mais de 50 anos, demonstrou que a jardinagem pode ser responsável pela melhoria dos níveis de satisfação com a vida, de energia e de benefícios da saúde em geral

O contato com a natureza é essencial ao homem: o organismo sentirá falta se for privado desse contato. Neste contexto, os benefícios da jardinagem para idosos incluem aproximar as pessoas das plantas e da terra, ajudar na prevenção da depressão, da ansiedade, no combate ao sedentarismo, dentre outros.

Um ambiente natural onde o vento, os sons da natureza e o cheiro das plantas estejam presentes é suficiente para acalmar e satisfazer pessoas maduras. A atividade ainda gera responsabilidade, o que proporciona autonomia e independência, afirmando, assim, a valorização do idoso como indivíduo útil e necessário à sociedade.

Quais os benefícios da jardinagem na terceira idade?

Confira alguns dos benefícios da jardinagem para idosos, que vão muito além do hobby de plantar e cuidar.

Melhorias na concentração e cognição 

Colocar a mão na terra,  manusear e podar as plantas proporcionam aprendizado e desenvolvimento de técnicas, auxiliando no processo de concentração e memória. Cuidar de um jardim exige organização e preparação, e como tal exige do cérebro do idoso (como um exercício).

Vida ativa

Outro dos benefícios da jardinagem para idosos é que a atividade é uma ótima forma de estimular o exercício na terceira idade e fazer o sangue circular. A atividade permite que os idosos caminhem, se abaixam e mexam os braços. Esses movimentos de baixo impacto, embora sejam leves, são muito importante para o organismo de pessoas maduras. 

Sensação de bem-estar

Quando fazemos algo que gostamos, costumamos nos sentir bem logo em seguida, pode ser aquela sensação de dever comprido ou, talvez, percebemos que estamos aproveitando a vida. E com nossos pais e avós não podia ser diferente

Caso eles gostem de plantas e da natureza, a jardinagem é uma forma de se distrair e ver algo que construíram ganhando forma, trazendo também aquela sensação prazerosa de bem-estar.

Dica Acvida: quer conhecer atividades práticas para aumentar o bem-estar e manter os idosos ativos? Clique aqui.

Atividades para manter idosos ativos
Vovô Paulo ensinando seu neto Miguel a cuidar da horta comunitária em frente à sua casa

Jardinagem na terceira idade: por onde começar? 

Para exemplificar os benefícios da jardinagem para idosos, vamos trazer a horta comunitária que o vovô Paulo criou no meio de Brasília-DF (para o artigo completo, clique aqui).

“A horta começou como uma proposta orgânica e se consolidou como um espaço social da comunidade.”

Paulo Afonso, aposentado

O projeto foi construído com doações e dedicação dos moradores, esterco de fazendas do entorno do Distrito Federal, e até com madeira cedidas por obras (construções) próximas.

Atividades de jardinagem para idosos

Confira a reportagem que a jornalista Viviane Costa do @minhacapital preparou sobre a horta comunitária do vovô Paulo.

Projeto de jardinagem para idosos

Para os interessados, seguem mais fotos da horta comunitária com todos os benefícios da jardinagem para idosos.

Endereço da horta comunitária: Quadra SQN 311 em frente ao bloco E (Asa Norte, Brasília-DF)

Jardinagem com idosos

Confira algumas dicas para usufruir de todos os benefícios da jardinagem para idosos.

Importante: não pense em construir da noite para o dia uma horta como esta que apresentamos; alguns vasos em jardineiras verticais dentro de casa já são um desafio motivador, mais próximo da realidade da maioria das pessoas, e não menos benéfico.

  1. Coloque as ferramentas em locais de fácil acesso: deixe o ambiente livre;
  2. Procure o lugar ideal para a planta e seus vasos;
  3. Escolham vasos médios (nem tão profundos ou rasos), na quantidade de plantas que quiser cultivar. É válido improvisar também, sendo possível usar alguns materiais domésticos, como baldes e potes plásticos no lugar de vasos;
  4. Não esqueçam dos pequenos buraquinhos no fundo do vaso, para possibilitar que a água escoe (água acumulada pode matar as plantas);
  5. Uma dica de folhas para plantio são ervas, como manjericão, alecrim, hortelã. Além de não apresentarem muito segredo no cuidado, elas podem ser usadas para o preparo de alimentos; 
  6. Use pedras ou cacos de cerâmica no fundo do vasinho para facilitar o escoamento de água do vaso
  7. É possível decorar o jardim com pedrinhas e deixar a prática ainda mais interessante; 
  8. Não esqueçam de regar as plantas (algumas mudas necessitam de mais água do que outras; por isso, é importante se informar sobre a forma de cuidado dos diferentes tipos de mudas. 

Dica Acvida Cuidadores: em lojas de produtos para casa (como a Leroy Merlin) é possível encontrar todo o necessário para se conseguir os benefícios da jardinagem para idosos, seja em apartamentos, seja em casas, além de receber instruções sobre como realizar as atividades através de manuais gratuitos ou curso rápidos. E se desejar mais informações sobre como preparar uma horta comunitária, o contato do vovô Paulo pode ser conseguido aqui.

Jardinagem na terceira idade

Como é possível perceber, a jardinagem para a terceira idade é uma ótima atividade. Ir a um local arejado para cultivar, plantar, sentir o sol e o vento no corpo, ter contato com a natureza, tem tudo para trazer qualidade de vida e bem-estar aos maduros.

Mas os benefícios da jardinagem para idosos não se resumem a uma ocupação e às atividades físicas, confira a foto que o vovô Paulo mandou de seu almoço preparado com muitas verduras cultivadas em sua horta comunitária, incluindo pepino, beterraba, couve, espinafre, abobrinha, cenoura e até milho!

Vitaminas para idosos

Os benefícios da jardinagem para idosos, quem sabe, podem extrapolar a própria atividade e ajudar uma pessoa querida a se alimentar melhor, estimulando-a a consumir mais vitaminas e minerais essenciais em seu dia a dia.

Não esqueça que cada pessoa tem suas limitações, por isso, as formas de praticar a jardinagem devem se adaptar de acordo com a realidade de nossos pais e avós.


Precisando de auxílio para cuidar de quem tanto ama? Conte com a Acvida Cuidadores.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador