Plantão de cuidadores de idosos em domicílio: 3 coisas que sua família deve saber

Tem dúvidas sobre contratar plantão de cuidadores para atender um ente querido? Tem dúvidas sobre o que o cuidador pode fazer na residência do idoso? Precisa saber como trabalham (formatos de escala)? Tem dúvidas se são devidas férias para cuidadores plantonistas? Confira mais neste artigo.

Leia também:

O alívio de se ter um cuidador de idosos em domicílio

5 cuidados ao contratar um cuidador de idoso (saiba mais sobre o processo seletivo)

Qual a diferença entre o cuidador de idoso, acompanhante de idosos e o enfermeiro de idoso?

Empregador doméstico tem que arcar com os primeiros 15 dias de atestado médico do cuidador?

O que o cuidador de idosos faz

Via de regra, o cuidador de idosos…

…faz pela pessoa assistida (o idoso) tudo o que a própria pessoa faria por si mesma, no que tange ao autocuidado, não fossem as limitações que sua condição de saúde lhe impõe.

Caso a sua família ainda não tenha certeza sobre a contratação de um profissional cuidador de idosos, sugiro a leitura dos seguintes artigos:

Caso já esteja certo sobre a contratação de um plantão de cuidadores, mas ainda tem dúvidas sobre o que pode ser pedido aos profissionais, os seguintes conteúdos podem ajudar:

Plantão de cuidadores

Profissionais da saúde, como cuidadores de idosos, podem trabalhar de segunda à sexta em horário comercial, em regime de plantão, e em outros formatos menos comuns para outras categorias. Conheça 3 coisas que todo empregador deve saber ANTES da contratação.

Plantão de cuidador de idosos

O formato 12×36, ou 12 horas de trabalho contínuo por 36 horas de descanso seguidas, também conhecido como “dia sim, dia não” ou “noite sim, noite não”, é um dos formatos de plantão de cuidadores mais conhecidos e utilizados.

Através dele, é possível cobrir todos os dias (ou noites) com 2 profissionais trabalhando em revezamento. Ou 24h por dia com um revezamento de 4 cuidadores (2 para os dias e outros 2 para as noites).

É um formato (escala) muito utilizado também para profissionais de enfermagem e outras atividades que exijam continuidade na prestação dos serviços (como porteiros ou seguranças).

Plantão cuidador de idosos

Em outro formato comum, muitos cuidadores ficam até 24 horas seguidas junto aos seus assistidos e descansam por períodos mais longos. Isso é vantajoso para ambos por minimizar deslocamentos e diminuir a quantidade de dias trabalhados num mês, o que facilita a muitos profissionais ter mais de um emprego enquanto ajuda a controlar despesas das famílias que necessitam de plantão de cuidadores.

A jornada de 24 horas contínuas tem algumas particularidades e exigências. Uma delas é que o cuidador possa descansar (dormir) quando o idoso não apresentar demanda. Outra é que as demandas noturnas não sejam frequentes, visto que, de outra forma, o trabalho se tornaria inviável por ser extenuante.

Atenção especial deve ser dada às questões trabalhistas: na dúvida, procure um especialista.

Cuidador de idoso tira férias

Legalmente, cuidadores com a carteira assinada tem direito, como os demais trabalhadores, a 1 mês de férias para cada período aquisitivo de 12 meses. O período pode ser fracionado de acordo com a legislação (na dúvida consulte nosso time de Departamento Pessoal).

Cuidadores plantonistas, avulsos ou MEI (autônomo), que trabalhem até 2x por semana na mesma residência e recebam por dia trabalhado, não tem direito a férias remuneradas. Nossos especialistas também podem ajudar a resolver casos especiais e garantir que sua família cumpra a legislação para evitar problemas trabalhistas, consulte.

Cuidador de férias

Se sua família precisa de uma cobertura excepcional porque tem um cuidador de férias, e não consegue encontrar um profissional de confiança ou mesmo montar um plantão de cuidadores que funcione para vocês, nós podemos ajudar.


Gostou de saber mais sobre Plantão de Cuidadores em domicílio? Talvez estes assuntos possam interessar:

O cuidador de idosos é um profissional de saúde?

Gripe no trabalho: cuidadores de idosos podem trabalhar gripados?

Conheça a Abeci (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos)