Erros no cuidado ao idoso
12 erros no cuidado ao idoso
7 de agosto de 2020
Sonda GTT
O que é sonda GTT?
13 de agosto de 2020
Exibir tudo

5 cuidados ao contratar um cuidador de idoso durante o processo seletivo

cuidados ao contratar um cuidador de idoso

Contratar um cuidador de idoso é decisão de extrema responsabilidade. Afinal, você estará depositando nas mãos de terceiros, a segurança física e mental de uma pessoa idosa. Por isso, é importante se certificar de que o profissional não só é capacitado, como também é íntegro e responsável.

O problema é que são poucas pessoas que realmente são capazes de avaliar devidamente um cuidador. O resultado disso? O surgimento de graves problemas envolvendo a saúde e segurança do idoso. Por isso, é fundamental definir alguns critérios de avaliação do profissional.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com os 5 cuidados que você deve tomar antes de contratar qualquer cuidador de idoso. Continue lendo e descubra quais são eles:

1 - Contratar um cuidador de idoso: Verifique o nada consta

Antes de contratar um cuidador de idoso é importante que você verifique se o profissional possui algum histórico criminal na justiça ou polícia federal. Essa prática pode ser realizada de uma maneira simples, rápida e discreta, sem ser preciso que o profissional descubra a sua intenção.

Veja bem, normalmente os sites da polícia federal ou de órgãos de justiça disponibilizam a opção de verificar o nada consta de qualquer pessoa, apenas pelo nome dela. O ideal é que você faça esse procedimento, assim que receber o currículo do profissional recomendado para o cargo.

2 - Confira as referências do profissional

Essa é certamente uma das principais medidas de segurança que você precisa adotar antes de contratar um cuidador. Ao conferir as referências do profissional, será possível se certificar do nível de qualidade do seu trabalho, assim como da sua responsabilidade.

A o obter mais informações sobre os anteriores trabalhos do profissional, você também poderá comprovar os motivos que fizeram com que ele o deixasse.

O ideal aqui é que você cheque pelo menos duas referências profissionais e sempre esclareça todas as suas dúvidas sobre a sua atuação. Todos esses dados irão ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

3 - Contratar um cuidador de idoso: Faça entrevista por etapas

Outro cuidado para contratar um cuidador de idoso é realizar um processo seletivo por etapas, como por exemplo, realizar mais de uma entrevista com intervalo de três dias entre cada uma. Essa estratégia, permite que você conheça melhor o candidato, assim como ajuda a avaliar o real interesse dele pelo trabalho.

A dica aqui é que você aproveite as entrevistas para avaliar as mais diversas habilidades do candidato. Sendo assim, é recomendado investir em entrevistas baseada em conversação, realização de testes de conhecimento e até mesmo testes práticos.

4 - Instale câmeras de monitoramento

Isso mesmo, a instalação de câmeras de monitoramento irão ajudá-lo a se certificar de que o idoso não sofre nenhum tipo de maus tratos por parte do cuidador. Mesmo seguindo todas as indicações para garantir uma boa contratação, toda estratégia para garantir a segurança do idoso é válida.

Aqui, o velho ditado de “mais vale prevenir do que remediar” deve ser seguido a risca. A dica é que essas câmeras sejam colocadas em locais estratégicos, ou seja, nos ambientes em que o idoso passa mais tempo. Mas atenção, é preciso que essa medida esteja explícita no contrato de trabalho do cuidador.

5 - Contratar um cuidador de idoso: Mantenha a família próxima

Sem dúvida, esse é o cuidado mais importante que você realizar para contratar um cuidador de idoso. Afinal, a presença dos demais familiares durante todo o processo de seleção, irá ajudar você a avaliar melhor cada candidato e decidir sobre qual o candidato é o mais capacitado para cuidar do idoso.

Essa é a maneira mais segura e efetiva para contratar o profissional que possui as habilidades e capacitação necessária para cuidar da saúde física e mental do idoso. Ademais, permite que os familiares criem confiança e vínculos mais próximos com o candidato selecionado.

Agora que você conhece quais são os 5 principais cuidados que devem ser tomados ao contratar um cuidador de idoso, você poderá fazer a contratação desse profissional da maneira adequada. Além de diminuir consideravelmente os riscos do idoso sofrer algum dano.

Por essa razão, busque colocar todos os cuidados que você aprendeu ao longo deste post em prática na sua próxima contratação.

Veja tambem:

Cuidadores de idosos em domicílio quais são as vantages?

Porque trocar um asilo pelo serviço de cuidador de idoso ?

Precisa de um Cuidador ?

Fale com a gente, que nós ajudamos sua família.

Quero um Cuidador
Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador