Direitos do idoso
Direitos do idoso
20 de maio de 2020
Mudança de decúbito
Mudança de decúbito
22 de maio de 2020
Exibir tudo

Cuidados com idosos

Cuidados com idosos

Cuidados com idosos em domicílio devem ser organizados de maneira que o idoso seja sempre prioridade. Devemos nos certificar se o assistido encontra-se em segurança durante a nossa ausência.

Os objetivos deste artigo são esclarecer quais atividades domésticas podem ser designadas ao cuidador profissional e qual é o momento mais oportuno para desenvolvê-las. Cada caso deve ser avaliado individualmente pela conveniência ou não de atividades auxiliares serem desenvolvidas pelos responsáveis pelos cuidados, sendo que todas devem estar sempre relacionadas à rotina do assistido.

Leia também:

O que é mais importante no cuidado a idosos?

O cuidador de idoso precisa ser preparado psicologicamente?

Alzheimer: um cuidador pode ajudar a minimizar sintomas e consequências da doença?

Conheça nosso trabalho

Trabalhos domésticos

Existe muita discussão sobre a pertinência dos trabalhos domésticos executados por cuidadores. Muito se especula sobre os riscos advindos dessa prática no momento em que se acompanha o assistido. O foco primordial do trabalho de um cuidador deve ser a atenção ao(s) seu(s) idoso(s), e isso inclui a proteção contra potenciais riscos.

Entretanto, cada situação merece uma avaliação criteriosa sobre as ameaças que podem estar iminentes, pois a promoção da qualidade de vida do assistido também faz parte dos cuidados. Isso envolve também o conforto dentro do ambiente em que ele vive e as ferramentas para o cuidado.

Não se pode concluir que a eficácia da assistência ao indivíduo se resuma apenas aos cuidados ao seu corpo. De que adianta uma pessoa estar limpa, bem alimentada, com os medicamentos em uso correto, os compromissos em dia, mas em um quarto empoeirado, com roupas sujas e roupas de cama com resíduos de fezes e urina?

Bem, se estamos de acordo que a higiene do ambiente do assistido faz parte das atribuições do cuidador, devemos incluir as atividades na rotina diária, de modo que não interfira nos cuidados corporais. Uma alternativa que ajuda a organizar a rotina doméstica é aproveitar os momentos de sono, repouso e os atendimentos de outros profissionais de saúde para realizar as tarefas.

Rotina de cuidados com idosos

  • Se a idosa desperta por volta de 8h00, aproveito o horário entre 07h00 e 08h00 para colocar as roupas na máquina;
  • Se o idoso tem o hábito de fazer uma sesta de 30 minutos após o almoço, aproveito esse tempo para higienizar o seu banheiro;
  • Durante o horário da fisioterapia, farei a minha refeição e o prepararei o almoço do meu assistido;
  • Enquanto o assistido assiste ao seu programa de TV favorito, eu organizo suas roupas e a caixa de medicamentos;
  • Após servir o almoço ao assistido, o acomodou-o na cadeira de banho e o deixo no vaso sanitário para exercício de toalete. Enquanto isso, coloco as roupas de cama para lavar, higienizo o leito e coloco lençóis limpos.

Limpeza e organização das dependências do assistido (quarto, banheiro, cozinha):

  • A programação da limpeza e organização dos aposentos do assistido devem seguir o bom senso e, de preferência, serem realizadas no mesmo horário. Geralmente são as demandas que mais ocupam tempo de realização. Assim, procure otimizar seu tempo nas atividades.
  • O ideal é providenciar a limpeza do banheiro do assistido após o seu banho, enquanto ele está seguro no leito.
  • Usar água sanitária ou desinfetante nos pisos, boxe, pia e vaso sanitário. Lembre-se: após o banho ou a limpeza do banheiro, deixe-o sempre seco para evitar acidentes!
  • A limpeza do quarto do assistido pode ser realizada em qualquer momento oportuno, de preferência quando não está sendo ocupado.
  • Manter móveis e equipamentos sem sujidades e poeira com o uso de um pano úmido com álcool 70%; colocar todos os objetos em seus lugares; deixar as roupas dobradas e guardadas ou estendidas.
  • O piso deve ser higienizado com desinfetante pelo menos uma vez ao dia ou sempre que for necessário. O ideal é que o quarto esteja limpo e arejado ao receber o assistido após o banho, pois o ambiente higienizado e sem odores contribui para o relaxamento corporal.
  • Se o cuidador usa a cozinha para o preparo das refeições, a limpeza dos utensílios e piso também deve fazer parte das atividades. É mais indicado deixar tudo em perfeito estado após as refeições, enquanto o assistido encontra-se seguro na cadeira, leito ou em atividade com outro profissional.
  • O tempo para higienizar e preparar os alimentos, realizar a refeição, servir a dieta ao assistido e limpar e organizar a cozinha deve ser programado e conciliado com as atividades diárias do assistido, resguardando-se a segurança e o cumprimento dos horários para cada cuidado.

As demandas diretas do assistido terão sempre prioridade.

Higiene de roupas de cama e pessoais do idoso

Usualmente não ocupa muito tempo do cuidador devido ao pequeno número de peças de roupas a serem lavadas. Para evitar acúmulo e, consequentemente, o aumento do tempo com a atividade, providencie a limpeza da roupa com certa frequência ou sempre que for necessário, por exemplo, após a troca da fralda ou após o banho (roupas de cama e vestuário).

O importante é aproveitar o horário mais oportuno para lavar as peças de roupa ou para colocá-las na máquina de lavar. A família deve esclarecer quais produtos de limpeza deverão ser usados na lavagem das roupas. Usualmente esse procedimento é realizado separadamente das peças das outras pessoas da família.

Há familiares que solicitam que a roupa do assistido sejam também passadas pelo cuidador. Sugere-se também separar o tempo adequado a essa atividade. De preferência sem acumular roupas, de modo que a execução da tarefa não dispense muito tempo.

Higiene de equipamentos e mobiliários:

Primeiramente, é importante esclarecer como limpar cada equipamento antes de executar a tarefa. De modo geral, a família pode esclarecer a maneira como costuma realizar a limpeza, mas os manuais informam com mais segurança.

É muito importante retirar resíduos de fezes, urina, vômito e outras secreções corporais antes de colocar a roupa na máquina para executar a lavagem!

As superfícies de móveis (mesas, cadeiras, leito, armários) podem ser limpas com pano úmido com álcool 70% desde que sejam fabricadas de materiais impermeáveis. Cadeiras de rodas, suportes de soro e dieta, leitos, colchões com capa impermeável, andadores, bengalas e muletas também podem ser higienizadas com álcool 70%. A poeira de aparelhos eletrônicos deve ser espanada ou se retirada com um pano seco.

Preparo de alimentos:

Exigem etapas para a tarefa completa: higienização dos alimentos, descascar, cortar, temperar, cozinhar, servir e organizar a limpeza (lavar as louças, utensílios e piso da cozinha).

Algumas dessas etapas podem ser realizadas em horários distintos para evitar que o cuidador se ausente da presença do assistido por muito tempo.

Caso qualquer tarefa demande mais de alguns minutos de ausência do local onde está o assistido, retorne para junto dele para avaliar seu estado. Sempre que possível realize algumas atividades na presença do assistido, por exemplo, ao descascar os legumes que serão preparados no almoço, efetuar a tarefa ao lado do leito ou trazer a cadeira de rodas para um local próximo na cozinha.

Mantenha o assistido no seu campo de visão sempre que possível.

Para saber mais sobre os cuidados e cuidadores, clique aqui

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador