Fevereiro roxo
Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas de conscientização sobre o Alzheimer, lúpus, fibromialgia e leucemia
9 de fevereiro de 2021
Cadeira de banho para idosos
Por que usar cadeira de banho para idosos?
12 de fevereiro de 2021
Exibir tudo

Preciso de uma cuidadora urgente: o que fazer se este for o caso de sua família

Preciso de uma cuidadora urgente

Se você já ouviu a frase “preciso de uma cuidadora urgente” em sua casa, ou se já pensou nela, você DEVE ler este artigo. Saiba tudo o que é necessário saber antes de contratar um cuidador de idosos.

SUA FAMÍLIA PRECISA DE UM CUIDADOR DE IDOSOS AGORA? PODEMOS AJUDAR (CLIQUE AQUI).

Preciso de uma cuidadora urgente: por onde começar?

A decisão de contratar um cuidador de idosos não é fácil e envolve muitos fatores particulares. Um ponto, porém, é comum a qualquer pessoa: ninguém não vai cuidar de outro ser humano se não cuidar primeiro de si. O auxílio de um cuidador profissional irá (sem dúvidas) ajudar você a prestar atenção adequada ao idoso sem sobrecarregar a si e aos seus familiares.

Os passos a seguir buscam esclarecer as questões que naturalmente decorrem da necessidade de contratação de um cuidador. Acompanhe.

Entenda qual é o melhor cuidador

O sucesso do cuidado ao idoso e da tranquilidade da família passar por escolher o perfil adequado de profissional. Uma escolha errada pode frustrar expectativas e gerar atritos, ansiedade e até depressão.

Primeiro, defina por que “preciso de uma cuidadora urgente“. Pode não parecer, mas muitas pessoas primeiro contratam e só depois se perguntam sobre quais funções irão delegar ao profissional.

O que, afinal, faz um cuidador de idosos?

Em linhas gerais, o cuidador deve fazer pela pessoa assistida tudo o que ela própria faria não fossem as limitações que sua condição de saúde impõe.

O cuidador será responsável por garantir as atividades de vida diárias, prestando cuidados paliativos e reportando a evolução do quadro do idoso aos responsáveis através de ferramentas como o diário do cuidador (baixe gratuitamente aqui).

Para mais detalhes, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

PRECISO DE UMA CUIDADORA URGENTE: ONDE POSSO CONSEGUIR? Clique aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas.

Estabeleça a rotina do cuidador

Entendendo o perfil de cuidador, definidos os dias e horários de atendimento, é possível pensar em como os cuidados devem ser executado. Mas lembre-se: o cuidador nunca trabalha sozinho.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – código 5162 do extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), acompanhantes de idosos e afins “cuidam… a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.”

Isto indica a necessidade do familiar, ou de um profissional de saúde, determinar o que o cuidador irá fazer a partir de um plano de cuidados. O plano de cuidados deve incluir o controle da medicação e da rotina diária, como nos exemplos a seguir.

Funções do cuidador de idosos- plano de atividades

Funções do cuidador de idosos - lista de medicamentos

As páginas acima são parte do Diário do Cuidador da Acvida, mais detalhes aqui (baixe gratuitamente)

Pense na segurança do idoso

Nem sempre é possível ter alguém da família em casa, mesmo quando familiares e idosos moram na mesma residência. Por isto, considere fazer monitoramento por vídeo (câmeras) dos locais onde o idoso circula.

Este valioso recurso, cada vez mais acessível, ajuda inclusive na seleção de profissionais: ao saber que há filmagem (o que deve ser notificado por escrito para evitar problemas trabalhistas), muitos maus cuidadores desistem da vaga.

Dica Acvida Cuidadores: nossos clientes recebem sem custos (consulte condições) um sistema de monitoramento profissional por câmeras para sua residência, solicite mais informações.

Preciso de uma cuidadora urgente: onde encontrar uma pessoa confiável e capaz?

Sabemos da dificuldade de encontrar bons profissionais para cuidar de um ente querido, sabemos exatamente porque a Acvida Cuidadores foi criada a partir de uma necessidade familiar.

Confira nas palavras de nosso fundador:

Veja o que dizem nossos clientes:

SE JÁ PENSOU “PRECISO DE UMA CUIDADORA URGENTE” E NÃO PODE ABRIR MÃO DA QUALIFICAÇÃO E DA CONFIANÇA, SAIBA QUE PODEMOS AJUDAR (CLIQUE AQUI).

Este artigo é um resumo do original “Não contrate um cuidador de idosos antes de ler” publicado originalmente em outubro/2020. Caso precise de mais informações para embasar sua decisão de contratar um cuidador de idosos, sugerimos sua leitura. Ou fale com nossos profissionais agora mesmo.

Gostou de ler “Preciso de uma cuidadora urgente” no Blogdocuidado? Talvez estes assuntos também possam interessar:

Conheça 5 mitos e verdades sobre o Alzheimer

Coronavírus: o que cuidadores e idosos precisam saber

Conheça a Abeci (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos), entidade que auxilia famílias que precisam de cuidadores em domicílio

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

4 Comments

  1. MARIA ELENILDE GAMA DE Matos Rocha disse:

    Procuro uma vaga de emprego

  2. Paulina Quadra disse:

    Preciso de uma cuidadora
    Pra uma idosa de 92 anos com covid fraca cuidabdo em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador