12 de maio, Dia da Enfermagem: parabéns à enfermagem domiciliar para idosos!

A enfermagem domiciliar tem feito a diferença na vida de vários pacientes que precisam de cuidados recorrentes. Entenda como a assistência domiciliar de enfermagem é capaz de aumentar a qualidade de vida dos pacientes crônicos ou que não sejam graves a ponto de precisar de internação hospitalar.

Abaixo esclarecemos as dúvidas sobre enfermagem domiciliar enviadas por nossos leitores.

O que significa assistência domiciliar?

A assistência domiciliar de enfermagem, ou enfermagem domiciliar, é o conjunto de cuidados prestados por profissionais de enfermagem em domicílio. Muitas pessoas acabam optando pela assistência domiciliar de seus familiares com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, em especial a pacientes em cuidados paliativos. 

Uma questão que acaba influenciando nesta escolha é o enorme potencial de contaminação que existe nas unidades hospitalares, que pode levar o paciente a adquirir uma doença capaz de comprometer completamente sua saúde.

Infelizmente, não são incomuns histórias de idosos que dão entrada em hospitais com um problema e acabam desenvolvendo outros, por vezes até mais graves que o original.

Havendo indicação médica, a enfermagem domiciliar é capaz de aliar a qualidade na assistência prestada ao paciente, com a segurança de um profissional de enfermagem no conforto do lar.

O profissional de enfermagem pode realizar diversos procedimentos em casa, desde os mais simples, como aplicação de medicamentos, até a realização de curativos, tratamento de lesões na pele do acamado (escaras), retirada de pontos, cuidados com cateteres e drenos, troca de colostomias, manuseio de sondas como a GTT, aplicação de medicamentos injetáveis, dentre outros.

Como funciona a enfermagem domiciliar? 

A enfermagem domiciliar engloba diversos serviços da área da saúde que normalmente são oferecidos na hospitalização. No caso de pacientes com indicação médica e plano de saúde, o plano pode oferecer os profissionais. No caso de pacientes sem plano de saúde ou com necessidade apenas de cuidados paliativos, a contratação será (via de regra) particular.

Qual a importância da assistência domiciliar? 

A assistência domiciliar é capaz de proporcionar ao paciente um cuidado mais humano em ambiente familiar, além de poupar o paciente de hospitalizações desnecessárias, diminuindo o risco de infecções.

Muitos países tem investido neste tipo de assistência para diminuir custos com seus sistemas de saúde, com manutenção da qualidade do atendimento e satisfação dos usuários.

O idoso prefere atendimento domiciliar?

Para a maioria dos idosos, a resposta é sim. Enquanto a função dos profissionais em ambiente hospitalar é a manutenção da vida, o objetivo do profissional em ambiente domiciliar deve ser trazer conforto e segurança para a família, o que costuma se refletir na qualidade de vida do idoso.  

É melhor levar o idoso ao hospital ou ter atendimentos em casa? 

Siga a orientação de seu médico. Se o idoso prefere não ir até o hospital, e o médico concordar, o ideal é ele ou ela ser atendido diretamente em sua casa. 

Leia ainda:

Serviço de Cuidador (versus) Serviço de Home Care: você sabe a diferença?

Como um cuidador de idoso auxilia no tratamento pelo Home Care?

Como surgiu o atendimento domiciliar? 

O atendimento domiciliar surgiu nos Estados Unidos, ganhando espaço no mercado brasileiro há cerca de duas décadas. O impulsionamento deste tipo de assistência tem como principal motor o envelhecimento e aumento da expectativa de vida da população. 

O atendimento de enfermagem domiciliar é o mesmo do hospitalar? 

Uma das maiores diferenças da enfermagem domiciliar, em comparação com a hospitalar, é o fato do paciente possuir atenção individual. Há outros benefícios tais como um melhor controle de processos e diminuição de eventos adversos, dentre eles a infecção hospitalar. 

A enfermagem domiciliar oferece opções confortáveis e seguras para aquelas pessoas que passarão por um longo processo de reabilitação ou que precisam de cuidados constantes.

Além disso, as rotinas de atendimento domiciliar acabam levando em conta a elaboração do plano de cuidados, por uma equipe multidisciplinar de saúde, com acompanhamento da família.

PRECISA DE UM ORÇAMENTO PARA ENFERMAGEM DOMICILIAR PARA IDOSOS? A ACVIDA PODE AJUDAR.