Cuidador e Home Care: você conhece a diferença entre estes serviços?

Cuidador e Home Care para atendimento ao idoso dependente

Muitas famílias, em determinados momentos, percebem a necessidade de contratar um serviço de cuidados para os seus parentes idosos que não conseguem realizar atividades de vida diárias de forma autônoma.

Diante dessa situação, podem surgir dúvidas a respeito de que serviço contratar, e de quem será o melhor profissional para dar atenção aos seus familiares debilitados. Assim, saber a diferença entre cuidador e Home Care pode facilitar essa escolha.

O que é Home Care?

O Home Care é um termo em inglês que significa “atendimento em casa” ou “cuidado domiciliar”, dizendo respeito à assistência de saúde realizada na casa do próprio paciente. O serviço deve ser avaliado e indicado por um médico, observando a necessidade de assistência individualizada e o momento de cada pessoa.

O Home Care pode ser de baixa complexidade, como na realização de curativos, mas também pode ser de alta complexidade, como na assistência ao paciente terminal.

Quando viável no ambiente domiciliar, o tratamento em casa trará como vantagens: evitar infecções hospitalares e ofertar uma assistência com mais conforto ao paciente, possibilitando também maior proximidade com os familiares, dentre outras.

Como funciona o Home Care?

O Home Care pode ser prestado através de uma equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, e psicólogos, isso vai depender da necessidade de cada paciente e da complexidade dos cuidados ofertados a ele.

Normalmente, é custeado pelo plano de saúde do idoso mediante pedido médico.

Quais as desvantagens do Home Care?

Dentre as desvantagens do Home Care, a emergência é a principal: se uma emergência médica surgir, será necessário transferir o paciente imediatamente ao hospital. No caso de pacientes críticos, o tempo de deslocamento pode ser um fator relevante para a eficácia da intervenção.

O que é e o que fazem os cuidadores de idosos?

O cuidador de idosos é um profissional especializado em prestar cuidados paliativos, cujos objetivos principais incluem trazer conforto e bem-estar para o idoso. Ele oferece auxílio nas atividades de vida diária que poderiam ser feitas pelo próprio idoso, não fossem as incapacidades trazidas por sua condição de saúde.

Se você precisa de ajuda de cuidadores de idosos, sugerimos que não contrate um antes de ler nosso artigo mais completo sobre o tema: confira.

Cuidadores ajudam idosos a se alimentar, vestir, tomar banho, caminhar, tomar os remédios de uso diário, passear, dentre outras atividades cotidianas.

O cuidador de idosos pode tanto oferecer os cuidados na própria residência do idoso, como também em hospitais, em lares de idosos, durante viagens, ou onde mais a família necessitar.

Normalmente, o serviço de cuidador de idosos é custeado pela própria família ou pelo idoso. Alguns planos de saúde podem oferecer reembolso.

PRECISA DE UM CUIDADOR DE IDOSOS? A ACVIDA PODE AJUDAR

Cuidador e Home Care trabalham em conjunto?

O cuidador profissional e o Home Care podem ou não estar associados.

Funciona assim: todo o Home Care exige um cuidador para a prestação dos cuidados paliativos, seja um profissional ou um familiar, mas a recíproca não é verdadeira, ou seja, cuidadores de idosos podem atender famílias que não dispõe de Home Care.

Qual a diferença entre home care e serviço domiciliar de cuidadores de idosos

Existe muita confusão sobre a que se prestam esses dois serviços. Esclarecemos em mais detalhes no vídeo abaixo sobre qual a difernça do serviço de cuidador e Home care:

Quando cuidador e Home Care podem estar associados?

Sempre que há o serviço de Home Care, deverá haver um cuidador de idosos junto ao paciente, seja um profissional contratado, seja um familiar não remunerado.

Quando o paciente não dispor de um familiar que possa fazer o acompanhamento enquanto os profissionais do Home Care estiverem na residência, haverá a necessidade de contratar um cuidador profissional para que, aliados, cuidador e Home Care ofereçam os cuidados necessários ao paciente, trazendo conforto e segurança para a família.

Desta forma, o serviço de Home Care não substitui o serviço de cuidador de idosos, ambos se complementam.