Dor nas costas do idoso

A dor nas costas do idoso é um problema que pode indicar início de osteoporose, esforço físico exagerado, excesso de tensão, má postura, obesidade, reumatismo, artrose, fratura óssea, etc. São diversos os fatores que podem causar esse desconforto.

Saiba como tratar e evitar.

Leia também:

Saúde do idoso: pergunte ao especialista

Sono em idosos

Inchaço nas pernas dos idosos

O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?

O mais importante é que o idoso seja levado ao médico para um diagnóstico exato. Não é recomendável medicá-lo sem ter a certeza da causa.

Idoso com dor nos ossos

As dores que os idosos sentem nos ossos podem ser principalmente osteoporose, artrite ou artrose. É importante observar os sinais pois todos são problemas graves.

No caso da osteoporose, muitas vezes, ela se inicia assintomática, mas o idoso pode começar a sentir dores quando ocorrem as chamadas micro-fraturas nas vértebras da coluna. É neste momento que a doença provoca dores intensas, limitando até mesmo atividades cotidianas da terceira idade.

A osteoporose acomete principalmente mulheres mas não é exclusiva destas.

Idoso com coluna torta

A osteoporose pode ser uma das causas de deformidades na coluna. Mas há outras situações que causam desvios, como a escoliose, que provoca uma curvatura anormal para um dos lados do tronco.

No caso da escoliose é possível enxergar a deformidade assim que vemos o idoso de costas, diferente da cifose e lordose que são desvios fisiológicos, normais da coluna vertebral, que só conseguimos ver com a pessoa de lado.

A escoliose não é resultado de má postura, ela faz com que a pessoa fique justamente com a coluna torta. O problema pode ser congênito ou adquirido e, na maioria dos casos, é irreversível.

Em alguns casos a escoliose pode ser funcional, mais simples, no qual a estrutura óssea permanece preservada e pode ser corrigida com um tratamento médico adequado. Ela pode ser genética e hereditária, surgindo em qualquer fase da vida.

A doença surge com mais frequência com a idade avançada, por conta do desgaste natural dos discos intervertebrais e dos ligamentos. Por isso, é preciso ficar atento às queixas do idoso e procurar um médico.

O que causa dor nas costas?

Não podemos falar de uma única causa para dor nas costas, são diversos os fatores para tal situação. Contudo, quando falamos de dor nas costas do idoso, o mais provável e comum são as seguintes condições:

  • Osteoartrose (artrose de coluna);
  • Degeneração;
  • Hérnias de disco;
  • Estreitamento do canal da medula;
  • Fraturas das vértebras desencadeadas principalmente pela osteoporose;
  • Má postura;
  • Obesidade;
  • Fraqueza muscular;
  • Tensão exagerada (ansiedade);
  • Traumas;
  • Mudanças fisiológicas como a diminuição da massa óssea ou atrofia dos músculos auxiliares;

Nenhuma dor, principalmente nas costas/coluna, deve ser ignorada. Independente do que possa ser, toda dor prolongada causa desconforto na vida do idoso e muitas vezes impede ele/ela de fazer coisas simples do seu dia a dia, deixando-o potencialmente deprimido, irritado e ansioso.

Um profissional da saúde saberá indicar os melhores tratamentos para a doença. Em alguns casos, o tratamento pode ser bem simples, como a prática de atividades físicas, alongamentos ou fisioterapia.

Dores nas costas podem significar o quê?

Apenas um especialista pode realizar o diagnóstico, como um ortopedista, reumatologista ou neurocirurgião. Estes costumam pedir exames de tomografia ou ressonância magnética para um quadro preciso.

Quando devo me preocupar com dores nas costas?

Em termos gerais, a dor se torna um problema quando for constante ou quando causar limitações às atividades de vida diárias do idoso.

Veja abaixo os principais alertas relativas às dores nas costas dos idosos:

  • A dor aparecendo todos os dias por mais de 4 semanas;
  • Febre alta;
  • Vermelhidão ou inchaço ao redor do ponto doloroso;
  • Dor irradiando para as pernas abaixo dos joelhos;
  • Dormência ou fraqueza em uma ou ambas as pernas ou ao redor das nádegas;
  • Perda de controle da bexiga ou intestino (incontinência urinária);
  • Dor contínua após uma lesão;
  • O idoso já teve ou está ainda com câncer;
  • O idoso com HIV / AIDS;
  • O idoso faz o uso de medicamentos esteroides por mais de dois meses;

Dor lombar em idosos

A dor lombar no idoso é uma queixa bastante comum e pode ter inúmeras causas, como contratura muscular, sobrecarga de peso, osteoartrose, lesão de discos vertebrais (hérnia de disco) ou fratura por osteoporose.

No curso do envelhecimento ocorre diminuição da massa óssea e muscular, alteração do eixo de curvatura da coluna vertebral e redução de espaços entre as vertebras. Essas alterações, quando associadas à redução ou falta da prática de exercícios físicos, comprometem a postura e a sustentação corporal.

Devido aos diversos fatores que podem originar a dor lombar, é fundamental que haja um diagnóstico e uma avaliação seriada. A automedicação contribui para a cronificação da dor. O Geriatra, por avaliar e acompanhar o idoso de forma ampla e individualizada, segue com o acompanhamento compartilhado com ortopedista, fisiatra e fisioterapeuta.

Além disso, o Geriatra deve abordar outros aspectos que impactam na  dor, como a interferência do processo do envelhecimento, das doenças existentes, dos hábitos de vida, do fatores psicológicos e sociais e das medicações em uso.

Geriatra para dor lombar

Procurar uma especialista, como a geriatria para dor lombar, pode ser muito útil para o idoso. Apesar de generalista, este profissional sabe lidar não apenas de forma corretiva mas também profilática (preventiva).

A grande diferença do médico especialista para um geriatra é que o especialista vai cuidar apenas de uma parte do corpo, o geriatra pode cuidar do indivíduo da terceira idade como um todo.

O que pode melhorar a dor nas costas

Muitas vezes, coisas simples podem ajudar com a dor nas costas dos idosos, como a prática de exercícios físicos, postura correta ao sentar, ou mesmo mudanças no estilo de vida.

Muitos profissionais da saúde, inclusive, dão dicas de prevenção que contribuem com um estilo de vida mais saudável para evitar as dores. Citamos algumas abaixo.

  • Consumir laticínios, frutas, legumes, folhas verdes e grãos, pois são ricos em cálcio (favorecem a saúde dos ossos);
  • Praticar atividades físicas durante 30 minutos diários (também fortalecem os ossos);
  • Evitar o uso de cigarros, pois fumantes chegam a perder cerca de 1% de massa óssea por ano;
  • Evitar pegar peso demais e tomar cuidado com quedas;
  • Acima dos 50 anos, as mulheres têm mais chances de desenvolver osteoporose em função da queda da produção de estrogênio causada pela menopausa. Por isso, quando se chega nessa idade, o ideal seria realizar uma densitometria óssea (procure seu geriatra, ortopedista ou endocrinologista);
  • Tomar sol diariamente por pelo menos 20 minutos. Na impossibilidade de tomar sol, suplementos de vitamina D podem e devem ser usados após avaliação e prescrição de um médico;
  • Se alguém da família tiver osteoporose, ficar atento à isso. Traços hereditários podem favorecer o aparecimento da doença;
  • Beber bastante água ou suco natural de frutas. Refrigerantes e bebidas alcoólicas causam perda de massa óssea pela presença do fosfato;
  • Manter hábitos saudáveis, desde a infância, também ajuda na prevenção da osteoporose. Isso porque a aquisição de massa óssea aumenta na infância, acelera na adolescência e se estabiliza na faixa dos 30 aos 50 anos de idade.
  • Atenção com a postura ao se sentar. No geral, em caso de desconforto na região, o mais importante é evitar a automedicação e procurar uma avaliação médica.

Tratamento para dor nas costas do idoso

Analgésicos são indicados para aliviar os sintomas quando mais agudos. Algumas recomendações também devem ser obedecidas, como por exemplo, ficar de repouso por alguns dias e evitar esforços em atividades cotidianas.

Em casos específicos, profissionais da saúde recomendam o uso de coletes por um certo período, para que ajudem a coluna a ficar ereta. Aplicação de compressas quentes nas regiões doloridas também ajudam.

É muito importante evitar ficar na mesma posição por muito tempo e lembrar-se de utilizar suportes lombares o sentar, por exemplo, almofadas atrás das costas.

Fisioterapia para dor na coluna em idosos

A fisioterapia é um ótimo tratamento para diversos problemas físicos, inclusive auxilia de forma eficaz no tratamento da dor nas costas de idosos.

O tratamento pode melhorar o movimento e a função das articulações e dos músculos. Ajuda ainda o paciente a evitar posições e movimentos inadequados, de forma a reduzir as chances de novas lesões.

Fisioterapeutas também são excelentes para dar conselhos sobre como cuidar da coluna. Esse cuidado e acompanhamento com o idoso é muito importante e saudável.

Idoso pode tomar anti-inflamatório?

É muito perigoso o uso de anti-inflamatórios em idosos sem orientação médica. Mesmo que não exijam receita, esses medicamentos podem comprometer o bom funcionamento dos rins, causar problemas estomacais, hepáticos, dentre outros. Atenção: o excesso de remédios pode causar intoxicação medicamentosa.