Agência de cuidadores
Agência de cuidadores
23 de setembro de 2020
Inchaço nas pernas
Inchaço nas pernas dos idosos
24 de setembro de 2020
Exibir tudo

Adesivos para Alzheimer

Adesivos para Alzheimer

Os adesivos para Alzheimer ajudam pacientes e familiares a lidarem com problemas que surgem devido à doença, como problemas de memória, comportamento e cognição.

Estes sintomas, com o passar do tempo, vão piorando e tornando-se mais graves, e acabam interferindo até mesmo nas atividades de vida diária do idoso, gerando impactos também nas pessoas próximas. 

Leia também:

Doença de Alzheimer: o que familiares precisam saber

Livro imperdível sobre Alzheimer

9 dicas de cuidados ao lidar com idosos

Quais os benefícios da relação entre idosos e animais

O que leva uma pessoa a ter Alzheimer?

Primeiramente, é importante compreender que a doença de Alzheimer é neurodegenerativa, sendo uma das maiores causas de demência entre os idosos. Além do mais, essa doença afeta mais pessoas do sexo feminino do que do masculino, isso porque a expectativa de vida feminina é maior.

O Mal de Alzheimer pode iniciar precocemente, quando a pessoa está entre os 40 e 50 anos, porém os casos mais frequentes acabam iniciando após os 65 anos de idade. 

Apesar de já existirem diversos medicamentos, tais como os ofertados através de adesivos para Alzheimer, até hoje os médicos ainda não entendem perfeitamente bem o que causa esse Mal. Mesmo assim, é sabido que alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença: 

  • Fatores genéticos;
  • Traumatismos cranianos;
  • Obesidade;
  • Hipertensão;
  • Depressão;
  • Falta de exercícios físicos;
  • Fumar ou ser fumante passivo (conviver com pessoas que fumam);
  • Colesterol no sangue elevado;
  • Diabetes do tipo 2 (quando a pessoa não controla);
  • Circunstâncias (fatores) ambientais;

Quais os medicamentos para Alzheimer? 

Existem diversos medicamentos em comprimidos ou soluções orais que acabam melhorando os sintomas, ou como muito se espera, atrasar a evolução da doença.

Existem remédios que poderão ser usados como auxiliadores para tratamento dos sintomas, úteis para diminuir a ansiedade, ajudar a dormir e controlar a instabilidade emocional dos pacientes.

É essencial procurar um médico e não proceder a automedicação, extremamente perigosa para a saúde.

Para que serve o adesivo? 

Os adesivos para Alzheimer servem para aplicação de medicamentos nos idosos que estão sofrendo com essa doença. A absorção cutânea (através da pele) é tão eficaz quanto a oral ou injetável, desde que seguidas as orientações médicas. 

O que é o adesivo Exelon? 

O adesivo Exelon, ou Exelon Patch (marca comercial), é usado no tratamento de distúrbios de memória e demência em pacientes com doença de Alzheimer ou doença de Parkinson.

Como funciona adesivo para Alzheimer? 

Os adesivos para Alzheimer, assim como a maioria dos medicamentos disponíveis, tem por objetivo aliviar os sintomas da doença. 

Esse adesivo, ao ajudar no funcionamento cognitivo, é capaz de auxiliar não apenas o paciente a lidar com as situações normais do cotidiano, mas também seus familiares e cuidadores. Ao ajudar na sociabilidade do idoso, ajuda-se também o cuidador a cumprir com suas rotinas de oferecer conforto e segurança para a família e para a pessoa assistida.

Um idoso com sintomas mais brandos ou controlados de Alzheimer, certamente será melhor cuidado. É possível afirmar ainda que, ao medicar corretamente o idoso (sempre de acordo com as orientações de seu médico), ajudamos a cuidar do cuidador.

Porque é importante cuidar do cuidador? A manutenção das condições de trabalho do cuidador são fundamentais para a qualidade de vida do idoso, afinal, é esta pessoa (seja um cuidador familiar ou profissional no exercício de suas funções) a responsável por garantir dignidade ao idoso dependente.

Como controlar o uso dos adesivos para Alzheimer?

A melhor ferramenta para o acompanhamento dos cuidados ao idoso, incluindo o uso dos adesivos para Alzheimer, é o Diário do Cuidador Acvida. Baixe gratuitamente aqui.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *