Qualidade de vida dos idosos
Qualidade de vida dos idosos
30 de julho de 2020
Segurança no deslocamento do idoso
Segurança no deslocamento do idoso
3 de agosto de 2020
Exibir tudo

9 dicas de cuidados ao lidar com idosos

9 dicas de cuidados ao lidar com idosos

Alguns cuidados ao lidar com idosos geram muita confusão em relação a quem pode (tem competência) para executá-los. Alguns estão presentes no cotidiano residencial, outros devem ser realizados apenas em presença de um enfermeiro ou técnico de enfermagem. Saiba mais aqui.

Leia também:

Cuidados com idosos: quais são os cuidados que deve ter com o idoso

Cuidados do cuidador: o que o cuidador deve fazer

Cuidado com o idoso: pergunte ao especialista

O que é e como tratar a infecção urinária em idosos?

Banho do idoso em casa

Promovem conforto, previnem infecções e são realizados com ou sem intervenções de terceiros, no próprio leito ou banheiro.

Além da equipe de saúde, o familiar ou cuidador podem realizar o banho ou higiene de um enfermo quando necessário, desde que suas condições permitam (por exemplo, quando não há feridas extensas).

Quando o paciente encontra-se em estado mais delicado e está hospitalizado ou em internação domiciliar, os cuidados de banho e higiene devem ser realizados por profissional de saúde habilitado. 

Cuidados ao lidar com idosos em consultas e exames

Pessoas com dependência total ou parcial para locomoção, portadores de necessidades especiais ou que sofreram procedimentos cirúrgicos, podem ser assistidos por cuidadores no domicilio e acompanhados em internações e consultas para receberem auxílio ao deambular, ir ao banheiro, para cuidar de sua higiene pessoal e outros cuidados paliativos

Curativos em idosos

São procedimentos que auxiliam a regeneração da pele devido a uma lesão (ferida) que expõe o tecido cutâneo. As feridas acontecem por diversas causas e dependendo das características precisam de cuidados específicos.

Via de regra, os curativos são procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, principalmente quando as lesões forem extensas, profundas, com sinais de infecção e com dificuldade de cicatrização espontânea. Apenas em caso de lesões leves os cuidados de higiene podem ser realizados por familiares e cuidadores. 

Aferir sinais vitais do idoso

Em instituições de saúde, são aferidos por profissionais habilitados e servem de parâmetros para estado geral do paciente.

A correta aferição e interpretação são muito importantes para conduta mais adequada e também intervenção de outros profissionais de saúde quando necessária. No domicílio, a temperatura e a pressão arterial (PA) geralmente são aferidas com equipamentos digitais.

Termômetros e equipamentos de PA digitais são práticos e confiáveis quando utilizados e conservados da forma correta. 

Bolsa de colostomia cuidados de enfermagem

É um dispositivo externo que serve de reservatório para as fezes. A bolsa deve ser esvaziada e limpa sempre que atingir o limite de metade do dispositivo. Os cuidados com a pele ao redor do orifício que drena as fezes (estoma) devem ser rigorosos, pois uma pele irritada compromete diretamente a fixação da bolsa, além de aumentar o risco de infecção. 

Os cuidados com a higiene são fundamentais para evitar complicações. A troca e a limpeza da bolsa podem ser realizadas pelo próprio usuário, familiar ou cuidador, quando bem orientados. 

Lavagem intestinal do idoso

Realizada para extração de fezes quando o indivíduo não é capaz de evacuar espontaneamente, ou necessária antes da realização de alguns exames. 

A lavagem intestinal com uso de solução normalmente é realizada por equipe de enfermagem em ambiente hospitalar. O fleet enema pode ser usado em domicilio pelo próprio usuário ou familiar/cuidador para lavagem intestinal. 

Sonda no idoso

É um procedimento invasivo realizado por enfermeiro em casos específicos de esvaziamento urinário (SVD) e administração de dieta e ou medicamentos diretamente no estômago (SNG) ou no intestino (SNE). O manuseio e troca desses dispositivos devem ser realizados por equipe de enfermagem.

Familiares e cuidadores podem realizar o esvaziamento da bolsa coletora de urina, a higiene genital e  higiene nasal  no caso de sondas nasogástricas ou nasoentéricas do assistido. 

Aspiração de tubo orotraqueal

Tubo orotraqueal é utilizado para retirar o excesso de muco das vias respiratórias através do tubo da traqueostomia. Esse procedimento é realizado por equipe de enfermagem ao paciente em uso traqueostomia em internação hospitalar ou domiciliar. 

Punção venosa

É um procedimento invasivo realizado pela equipe de enfermagem, mediante prescrição médica, no paciente em internação domiciliar ou em ambiente hospitalar para administração medicamentosa.

De forma alguma deve ser tentado por familiares ou cuidadores de idoso. Via de regra, familiares e cuidadores ficam restritos aos procedimentos que o próprio paciente (pessoa assistida) faria não fossem as incapacidades que apresenta.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador