Serviços de enfermagem domiciliar: 7 dúvidas comuns de familiares e cuidadores de idosos

A enfermagem domiciliar tem feito a diferença na vida de vários pacientes que precisam de cuidados paliativos (cuidados recorrentes) oferecidos por cuidadores de idosos.

Entenda como a assistência domiciliar de enfermagem é capaz de aumentar a qualidade de vida dos doentes crônicos, e como pode auxiliar idosos, seus familiares e cuidadores.

Leia também:

Rotina do cuidador de idosos: 5 motivos para criar a sua

9 dicas de cuidados ao lidar com idosos dependentes

O cuidador de idosos é um profissional de saúde?

Quais são as atividades que o cuidador de idosos domiciliar pode executar?

Abaixo esclarecemos as dúvidas sobre enfermagem domiciliar enviadas por nossos leitores.

O que significa assistência domiciliar? 

A assistência domiciliar de enfermagem, ou enfermagem domiciliar, é o conjunto de cuidados prestados por profissionais de enfermagem em domicílio. Muitas pessoas acabam optando pela assistência domiciliar de seus familiares com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida, em especial a pacientes em cuidados paliativos

Uma questão que acaba influenciando nessa escolha (permanecer em casa) é o enorme potencial de contaminação que existe nas unidades hospitalares, o que pode levar o paciente a adquirir doenças capazes de comprometer sua saúde.

Infelizmente, não são incomuns histórias de idosos que dão entrada em hospitais com um problema e acabam desenvolvendo outros, por vezes até mais graves que o original.

Havendo indicação médica, a enfermagem domiciliar é capaz de aliar a qualidade na assistência prestada ao paciente, com a segurança de um profissional de enfermagem, no conforto do lar.

O profissional de enfermagem pode realizar diversos procedimentos em casa, desde os mais simples, como aplicação de medicamentos, até a realização de curativos extensos.

Alguns exemplos incluem o tratamento de lesões na pele do acamado (escaras), retirada de pontos, cuidados com cateteres e drenos, aplicação de medicamentos injetáveis, dentre outros.

Como funciona a enfermagem domiciliar? 

A enfermagem domiciliar engloba diversos serviços da área da saúde que normalmente são oferecidos na hospitalização. É necessário ter indicação médica.

Reforçamos que os serviços de enfermagem domiciliar não se confundem com os de cuidadores domiciliares. Tampouco a presença de profissionais de enfermagem na residência dispensa a presença do cuidador de idosos. Para saber mais, acesse nosso artigo Não contrate um cuidador antes de ler isso.

Qual a importância da assistência domiciliar? 

A assistência domiciliar é capaz de proporcionar ao paciente um cuidado mais humano em ambiente familiar, além de poupar o paciente de hospitalizações desnecessárias.

Muitos países tem investido neste tipo de assistência para diminuir custos com seus sistemas de saúde, com manutenção da qualidade do atendimento e assim mantendo (ou aumentando) a satisfação dos usuários.

O idoso prefere atendimento domiciliar?

Para a maioria dos idosos, a resposta é sim. Enquanto a função dos profissionais em ambiente hospitalar é a manutenção da vida, o objetivo do profissional em ambiente domiciliar deve ser trazer conforto e segurança para a família, o que costuma se refletir na qualidade de vida do idoso.

E como o cuidador se insere neste contexto? É simples: toda equipe de enfermagem precisará de cuidadores para auxiliar os serviços em domicílio, sejam cuidadores familiares ou profissionais.

É melhor levar o idoso ao hospital ou ter atendimentos em casa? 

Siga a orientação de seu médico. Se o idoso prefere não ir até o hospital, e o médico consentir, o ideal é ser atendido diretamente em sua casa. 

Leia ainda:

Serviço de Cuidador (versus) Serviço de Home Care: conheça as diferenças

Como um cuidador de idoso auxilia no tratamento pelo Home Care?

Como surgiu o atendimento domiciliar? 

O atendimento domiciliar surgiu nos EUA, ganhando espaço no mercado brasileiro há cerca de duas décadas. O impulsionamento deste tipo de assistência tem como principal motor o envelhecimento e aumento da expectativa de vida da população. 

O atendimento de enfermagem domiciliar é o mesmo do hospitalar? 

Uma das maiores diferenças da enfermagem domiciliar, em comparação com a hospitalar, é o fato do paciente possuir atenção individual. Há outros benefícios tais como um melhor controle de processos e diminuição de eventos adversos, dentre eles a infecção hospitalar (como já citado).

A enfermagem domiciliar oferece opções confortáveis e seguras para aquelas pessoas que passarão por um longo processo de reabilitação ou que precisam de cuidados constantes (como no caso de cuidados paliativos).

Além disso, as rotinas de atendimento domiciliar acabam levando em conta a elaboração de um plano de atenção detalhado por uma equipe multidisciplinar de saúde, sempre com acompanhamento da família, o que permite a personalização dos serviços.

PRECISA DE UM ORÇAMENTO PARA ENFERMAGEM DOMICILIAR? A ACVIDA CUIDADORES PODE TE AJUDAR.