O Dia Internacional da Pessoa Idosa (Dia do Idoso) é celebrado neste 1° de outubro e serve como um alerta para a sociedade civil sobre a necessidade de proteção e de cuidados especiais aos mais experientes.
O que é o dia do idoso?
O Dia Nacional do Idoso, comemorado originalmente em 27 de setembro, foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para estimular a reflexão a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.
O Brasil, que já foi considerado um país de jovens, tem envelhecido com uma velocidade cada vez maior.
A comemoração do Dia do Idoso em 27 de setembro perdurou de 1999 a 2006. Com a lei nº 11.433 de 28/12/2006, foi disposta a mudança: “Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional do Idoso a ser celebrado no dia 1º de outubro de cada ano”.
A mudança surgiu na esteira do processo de aprovação do Estatuto do Idoso (2003), por ser 1º de outubro o dia internacional equivalente, e pelo fato do Brasil ser signatário da ONU no enfrentamento à violência e nas garantias aos direitos da pessoa idosa.
Nesta mesma semana, além de comemorarmos o Dia Nacional do Idoso, também comemoramos o milésimo artigo no Blogdocuidado.
Por este motivo, recomendamos alguns dos artigos mais acessados em nosso blog em todos os tempos (desde 2012!):
Saturação baixa em idosos: o que fazer
Quem cuida de parente idoso ou com deficiência pode receber benefício em dinheiro?
Curatela de idosos: o que familiares (e até o cuidador de idosos) precisam saber
Inchaço nas pernas dos idosos demanda atenção e pode indicar problemas mais graves
Quem deve cuidar do idoso na família
Diarreia em idosos é sinal de alerta para cuidadores e familiares
Uma resposta
PARABÉNS
A TODOS OS IDOSOS, QUE DEUS OS ABENÇOEM