Ansiedade em idosos
Como combater a ansiedade em idosos, cuidadores e familiares
27 de novembro de 2020
Vitamina D em idosos
A vitamina D em idosos e seus efeitos no organismo
1 de dezembro de 2020
Exibir tudo

Agência de Enfermagem nota 10: o que a família precisa saber para encontrar uma

Agência de enfermagem

Uma agência de enfermagem é ótima opção para aqueles que desejam um melhor acompanhamento à sua saúde e precisam de profissionais especializados.

A enfermagem domiciliar pode ser útil às pessoas em condição de saúde mais delicada, além de minimizar contaminações com infecções hospitalares. Mas antes de contratar uma agência de enfermagem, é necessário delimitar as atividades a serem desenvolvidas pelo profissional, além de proceder a uma seleção rigorosa e segura. 

Leia também:

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler este artigo

eSocial de domésticas e cuidadores: Como saber se as guias foram pagas?

O Cuidador de idosos é um profissional de saúde?

Cuidador de idosos em domicílio: quais são as vantagens?

Perfil de profissional de enfermagem

Pensar no perfil desejado ajuda a definir as atividades que serão executadas, em especial para um profissional com tão amplo espectro de atuação e cujas atividades, não incomum, se confundem com a do cuidador de idosos domiciliar. Confira as diferenças.

Acompanhante de idosos e empregados domésticos

Há cuidadores domiciliares com perfil acompanhante (antigamente chamados de “dama de companhia”) e cuidadores com perfil doméstico (geralmente empregadas domésticas com um treinamentos específicos) que, em termos gerais, atendem assistidos com pouca ou nenhuma complexidade.

Enfermeiro para cuidar de idosos

Um cuidador com formação em enfermagem (nível técnico ou superior) pode ser necessário caso o idoso seja mais debilitado, ou com demandas de saúde mais específicas, como para cuidar de feridas extensas.

No meio do caminho: o cuidador

A maioria dos profissionais cuidadores, porém, fará um pouco de tudo, exceto o que for vedado por lei como medicamentos injetáveis, que só podem ser aplicados por profissionais de enfermagem.

Para mais detalhes entre as diferenças entre profissionais de enfermagem e cuidadores de idosos, sugerimos a leitura dos seguintes artigos:

O que é uma agência de enfermagem? 

Uma agência de enfermagem é uma empresa capaz de fornecer profissionais qualificados para pacientes particulares ou até mesmo instituições de saúde. 

Agência de enfermagem é o mesmo que cooperativa de enfermagem?

Uma agência de enfermagem não é a mesma coisa que uma cooperativa de enfermagem, isso porque as agências fazem recrutamento e seleção, além de terceirizar profissionais (evitando questões de vínculo empregatício com a família). 

Os familiares e/ou pacientes podem simplesmente contratar diretamente uma agência sem se preocupar com encargos trabalhistas. 

Cooperativas de enfermagem

Já as cooperativas diferem pois os cooperados são, em tese, os “donos” do negócio. Não incomum, muitas fraudes trabalhistas tem origem nisso pois cooperativas fraudulentas induzem funcionários a se tornarem cooperados simplesmente para não pagar os encargos decorrentes da contratação.

Por este motivo, é temeroso que uma família contrate uma cooperativa sem conhecer em detalhes o tipo de vínculo da cooperativa com os profissionais e sem exigir o cumprimento integral da legislação, sem o qual pode ser acionada na justiça do trabalho em caso de fraude.

Dica Acvida Cuidadores: em caso de suspeita de fraude trabalhista contra cuidadores e profissionais de enfermagem, procure a Abeci (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos).

Como escolher enfermeiro ou enfermeira?

O mais importante para escolher um enfermeiro ou uma enfermeira particular é o currículo e as referências profissionais.

Antes de contratar, certifique-se também de que o profissional está ativo no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Além disso, fazer uma entrevista cautelosa é essencial caso não conte com o trabalho de uma agência de enfermagem.

Outro ponto fundamental, além das competências técnicas, é a empatia entre o enfermeiro contratado e o paciente. Assim, o tratamento torna-se muito mais eficiente e agradável para os dois.

Quais cuidados tomar na hora de escolher enfermeiro?

Além das dicas acima, preste atenção aos seguintes pontos:

Quais riscos devo me atentar ao contratar uma enfermeira em casa?

Os riscos são os mesmos de se contratar qualquer profissional em ambiente doméstico. Por isto recomendamos seguir as dicas acima ou contratar os serviços de uma agência respeitada.

Em que funções atua um enfermeiro particular?

Um enfermeiro particular é uma excelente possibilidade de ter, em casa, um tratamento de saúde completo e com a frequência necessária. É um profissional capacitado e complementar às atividades do cuidador de idosos

O enfermeiro pode administrar medicamentos injetáveis, operar acessos e sondas, realizar o monitoramento dos sinais vitais, de coletas, dentre outros. Tudo isso com a segurança e a praticidade de estar em casa.

O enfermeiro particular também é importante no pós-cirúrgico de um paciente, dando todo o suporte no processo de recuperação. Este tratamento pode envolver medicamentos, curativos, exercícios e procedimentos, e este profissional está apto a executá-los. Além disso, pode orientar outros profissionais (técnico de enfermagem, por exemplo).

O que influencia no preço do serviço de um enfermeiro e como realizar o pagamento da maneira correta?

No Brasil, não há um valor de salário mínimo estabelecido formalmente para enfermeiros, ele varia de acordo com as convenções firmadas pelos sindicatos de cada estado e pela tabela dos Corens (Conselhos Regionais de Enfermagem locais). Segundo tais tabelas, alguns procedimentos tem preços mínimos.

Não deixe de contemplar gastos como despesas de transporte e locomoção, alimentação durante a jornada de trabalho, pagamento de impostos e tributos, horas contratadas, horas adicionais. Outra variável a se considerar é se ele atende em regime de exclusividade ou tem uma cartela de clientes. Entenda a sua necessidade e alinhe com o profissional previamente.

Qual o valor de um plantão de enfermagem?

Uma agência de enfermagem de qualidade pode resolver todas estas questões a um preço justo para a família. Consulte sem compromisso.

Plantões de enfermagem

Os plantões de enfermagem podem ser diurnos ou noturnos, comumente variando de 6, 8 ou 12 horas corridas, ou mesmo de acordo com a demanda do paciente.

Procedimentos específicos, como a passagem de uma sonda, troca de um curativo ou aplicação de uma injeção, em geral são cobrados por procedimento e não por tempo.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador