Cuidador de idosos em domicílio: quais são as vantagens?

A preocupação com os cuidados específicos da terceira idade já são uma questão antiga. Entretanto, nos últimos anos, ela se tornou primordial. Principalmente devido à crescente longevidade da população.

Um cuidador de idosos em domicílio, um profissional qualificado, pode suprir essa demanda. Isso tem feito com que profissionais deste nicho sejam muito requisitados.

Leia também:

Qual o valor de um cuidador de idosos?

Como aumentar a imunidade do idoso

Atividades do cuidador de idosos: saiba o que é ou não é atribuição do profissional

Acompanhantes de idosos: quem são as pessoas que dedicam suas vidas para cuidar dos outros

Mas quais as vantagens de contratar um serviço como esse? Quais as possibilidades de planos oferecidas? Essas e outras questões serão respondidas nos próximos tópicos.

Formas de apoio e cuidado aos idosos

Durante muito tempo, a estratégia mais utilizada como formas de apoio e cuidado aos idosos era o acompanhamento pela própria família. Porém, a inevitabilidade de as pessoas em idade ativa passarem a integrar o mercado de trabalho fora do lar, acabou tendo como consequência a criação de casas de repouso e asilos.

Em quase todos os países do mundo existem instituições como essas. Muitas vezes elas são de responsabilidade estatal e, em outras, da iniciativa privada.

O que mais choca com relação aos estabelecimentos de cuidados com a terceira idade é que muitos deles são extremamente precários. E mesmo nos particulares, nota-se a tristeza nos olhos de inúmeros idosos que estão ali esquecidos ou apenas afastados de suas famílias.

Felizmente, o cuidador de idosos em domicílio, um profissional bem treinados, pode reverter esta situação. Hoje em dia, é possível manter pessoas debilitadas pela idade ou por enfermidades em casa, perto de seus familiares, sem pecar no quesito qualidade de atendimento.

Cuidador de idosos em domicílio: o que diz a lei

O cuidador de idosos em domicílio tem a sua função prevista, dentre outras normas, pela portaria nº 73/2001 das “Normas de Funcionamento de Serviços de Atenção ao Idoso do Brasil”. De acordo com o documento, a assistência domiciliária é abalizada como:

“(…) aquela que é prestada à pessoa idosa com algum nível de dependência, com vistas à promoção da autonomia, permanência no próprio domicílio, reforço dos vínculos familiares e vizinhança” (BRASIL, 2001).

Essa modalidade de auxílio à população idosa é destinada tanto aos indivíduos dependentes como aos semidependentes.

O CBO 5162-10 (Classificação Brasileira de Ocupações) do extinto MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) define o cuidador como um profissional que “(…) cuida de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida“.

Em suma, o cuidador profissional deve oferecer cuidados paliativos àquelas pessoas incapazes de prestar a si mesmas o autocuidado.

Existe algum benefício ao contratar cuidadores de idosos?

Dentre os principais benefícios proporcionados pela contratação de um serviço de cuidador de idosos em domicílio, destacam-se:

  • O conforto físico e emocional de permanecer no próprio lar;
  • O aumento da autonomia e da qualidade de vida do idoso;
  • A manutenção da individualidade da pessoa idosa, com mais flexibilidade e respeitando as peculiaridades de sua rotina;
  • O respeito à memória afetiva de cada pessoa;
  • A prevenção contra situações de carência e perda de independência;
  • A criação de hábitos mais saudáveis relacionados à sua higiene, à alimentação e à prevenção de acidentes e quedas;
  • O reforço do vínculo familiar e social;
  • A prestação de um atendimento personalizado e especializado na saúde da terceira idade.

Percebe-se que as questões relacionadas ao bem-estar da pessoa que é atendida pelo cuidador de idosos em domicílio são muito significativas. A ética, particularmente, é de fundamental relevância.

O cuidador pode ser uma companhia para o idoso

Muitas vezes o idoso pode estar com suas capacidades físicas e intelectuais preservadas, necessitando somente de uma companhia, de carinho, alguém para conversar, atenção, ou mesmo alguém para cuidar de suas roupas e objetos pessoais.

Outras vezes a ajuda é para cuidar da casa ou preparar uma refeição básica no dia a dia.

O cuidador é o profissional para fazer pela pessoa assistida, o que ela mesma faria, não fossem as incapacidades que apresenta.

Como contratar um cuidador?

Sabe-se que o mercado disponibiliza cuidadores informais para prestar atendimento domiciliar aos mais velhos ou debilitados. Porém, é preciso muito cuidado. Não apenas pelos riscos de o serviço ser de baixa qualidade e colocar a dignidade do idoso em risco, mas também pelas complicações referentes à legislação trabalhista.

Além é claro da procedência, da índole, da segurança de colocar trazer um qualquer para dentro de sua casa.

Nesse sentido, escolher um cuidador de idosos em domicílio vinculado à uma instituição de saúde como a ACVIDA Cuidadores é uma estratégia mais segura e efetiva. Para se ter uma ideia, a cada 20 currículos recebidos para integrar a equipe, apenas 1 é aprovado.

Além da seleção criteriosa, são exigidos aprimoramentos e formações continuadas para nossos colaboradores. Eles zelam por todas as exigências que uma função tão delicada exige. A Acvida forma seus profissionais através de cursos próprios.

Para conhecer mais a sobre a excelente relação entre custo e benefícios de nossos serviços, entre em contato conosco, clique aqui.