INSS do cuidador de idosos: como saber se foi recolhido corretamente?

É direito o recolhimento do INSS do cuidador de idosos que possui a carteira de trabalho assinada e o depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Estes benefícios são instituídos por lei, sendo uma obrigação trabalhista do patrão.

Como saber se tudo foi recolhido corretamente?

Leia mais:

Como prevenir Alzheimer: leia e surpreenda-se!

Cuidadores de idosos de plantão 24 horas por dia funcionam como um seguro para a família

11 fatores que destacam a importância da atividade física na vida do idoso

Internação domiciliar de idosos: 5 questões relevantes que você precisa saber

Recolhimento INSS do cuidador de idosos

Alguns empregadores registram seus cuidadores e não pagam a guia do eSocial, o DAE (Documento de Arrecadação do Esocial). É através dela que os recolhimentos de INSS do cuidador de idosos, além do FGTS e de outras obrigações legais, são feitos mensalmente.

Sem a contribuição previdenciária, o cuidador fica desamparado em diversas situações, e ainda perde dinheiro na conta do FGTS, que poderá ser sacado no caso de uma demissão sem justa causa. 

FGTS do cuidador de idosos

Saber se o patrão doméstico está cumprindo suas obrigações é uma tarefa que todo cuidador de idosos pode conferir, e é muito fácil. Neste post ensinaremos como verificar o saldo do FGTS e se ele está sendo depositado mensalmente, além de consultar o recolhimento do INSS do cuidador de idosos

Como acompanhar o INSS e FGTS do cuidador de idosos?

  • Correntistas da CEF (Caixa Econômica Federal) podem acompanhar sem custos nem filas pelo aplicativo do banco (opção FGTS e INSS)
  • Não correntistas podem acompanhar da mesma forma através dos aplicativos gratuitos do FGTS (clique para baixar para Android e iOS) e do Meu INSS (clique para baixar para Android e iOS)

Fazer os depósitos é uma obrigação do patrão, e é direito do empregado acompanhar.

Mas atenção: apenas cuidadores com a carteira assinada tem direito ao INSS e FGTS pagos pelo empregador; cuidadores MEI (Micro Empreendedor Individual) não tem FGTS e devem pagar a sua própria guia da INSS. Para mais detalhes sobre o MEI, leia nosso artigo sobre o tema.

É importante citar que se o INSS não estiver em dia, o trabalhador pode ter problemas ao solicitar benefícios previdenciários, como:

  • Salário-família;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Aposentadoria.

Da mesma forma, se o FGTS não for depositado corretamente, o cuidador de idosos pode ter prejuízos na hora de sacar o Fundo de Garantia.

FGTS do cuidador

Para você não perder seus direitos e benefícios, é necessário que o seu patrão regularize os pagamentos em atraso o quanto antes. 

Se o seu patrão não sabe por onde começar, clique aqui. Nós vamos ajudar a regularizar.

contabilidade empregador doméstico

Cuidador: a Acvida Cuidadores vai ajudar seu patrão a descobrir se o seu INSS e FGTS foram pagos corretamente. Nós faremos uma revisão para saber se as obrigações do seu patrão estão em dia. Sem custos e sem compromisso.


Gostou de saber mais sobre o FGTS e sobre o INSS do cuidador de idosos? Leia ainda:

Contratou uma cuidadora de idosos sem carteira assinada e na hora da dispensa foi cobrado por direitos trabalhistas? Saiba como proceder

Quem cuida de parente idoso ou com deficiência pode receber benefício em dinheiro?

eSocial: Como saber se as guias foram pagas