A busca pela qualidade de vida é um assunto extremamente relevante para qualquer pessoa, em particular para os mais velhos, cuja vitalidade já não é mais a mesma. Confira 5 dicas para cuidar da saúde da pessoa na terceira idade com os especialistas da Acvida Cuidadores.
Conteúdo
ToggleComo ter um envelhecimento saudável?
O envelhecimento natural é um processo pelo qual todos passarão, bastando para isso estar vivo. Um envelhecimento ativo e saudável, por sua vez, depende de diversos fatores, principalmente de hábitos de vida favoráveis.
Saúde da pessoa na terceira idade
Existem algumas dicas e hábitos que nunca saem de moda, como por exemplo, beber bastante água, manter uma boa alimentação, fazer atividades físicas, dormir bem, não fumar e não beber em excesso, realizar atividades que dão prazer e trazem alegria, além de realizar consultas e exames com frequência.
Mesmo seguindo estas premissas, como consequência do envelhecimento, muitos problemas podem surgir, e o objetivo da postagem de hoje é trazer outros pontos fundamentais para a manutenção da saúde da pessoa na terceira idade.
Quais são os problemas comuns na terceira idade?
Algumas das doenças mais comuns em idosos incluem hipertensão, diabetes, doenças do coração, problemas de visão e de audição, osteoporose, artrite, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, incontinência urinária, dentre outras.
Clique aqui para conhecer uma lista mais extensa.
Algumas podem ser evitadas, em particular as doenças infecciosas, por isto trazemos 5 dicas para cuidar da saúde da pessoa na terceira idade abaixo, confira.
A imunidade do idoso depende de uma nutrição adequada (1)
“Você é o que você come”, este velho ditado nunca sai de moda. Por isto mesmo, sugerimos conferir como aumentar a imunidade do idoso de forma simples e natural com dicas de nutricionistas.
Atenção à diarreia em idosos (2)
O sistema digestivo é a primeira barreira contra ameaças externas. Por isto mesmo, quando está desbalanceado, deixa todo o organismo mais susceptível a infecções. A diarreia recorrente pode ser um indicativo de que o sistema digestivo está desbalanceado, bem como pode indicar outros problemas. Confira mais detalhes em nossa postagem sobre o tema.
Atenção à segurança alimentar do idoso (3)
Algumas das principais causas de diarreia incluem o manuseio e o armazenamento inadequado de alimentos por partes dos responsáveis pelo idoso, sejam familiares ou cuidadores profissionais. Para evitar isso, siga as dicas que nossos especialistas prepararam: clique aqui.
Consuma alimentos probióticos (4)
O alimentos probióticos favorecem todo o sistema gastrointestinal. E por aumentar as barreiras naturais do intestino, como consequência tornam todo o corpo menos susceptível a infecções. Inclua estes na alimentação de idosos e pessoas dependentes.
Siga os 10 mandamentos do cuidador de idosos (5)
Contando ou não com cuidadores profissionais, não deixe de seguir e compartilhar os 10 mandamentos do cuidador, diretrizes fundamentais para um cuidado de qualidade.
Conhecimento salva vidas
Para saber mais sobre como tratar e evitar doenças, com foco na manutenção da saúde da pessoa na terceira idade, confira nosso artigo saúde do idoso, com dicas de médicos e outros profissionais especializados.
Por que os cuidados com os idosos são importantes?
Mais do que nunca, a velha máxima “prevenir é melhor que remediar” continua atual e relevante. Quando se é jovem, é possível realizar quase tudo sem limitações. Mas ao envelhecer, muitas limitações surgem, aumentam os riscos (como o de quedas) e por isso o custo benefício da atenção especializada, inclusive com cuidadores profissionais, passa a ser atrativo.
Seguir as dicas acima pode ser trabalhoso para quem cuida de idosos na família, mas é essencial para a manutenção da saúde da pessoa na terceira idade.
Como cuidar dos idosos corretamente?
Se você ainda tem dúvidas sobre como cuidar de idosos dependentes, pode ser necessária a ajuda de um cuidador profissional. Se for o caso, não deixe de ler os textos PRECISO DE UM CUIDADOR URGENTE e NÃO CONTRATE UM CUIDADOR ANTES DE LER, com os passos que toda família deve seguir antes de (cogitar) contratar um profissional do cuidado.