Tensão do cuidador de idosos e dos familiares: é necessário cuidar de si mesmo (primeiro) para poder cuidar de idosos e pessoas dependentes!

A tensão do cuidador de idosos, seja ele ou ela um profissional contratado, ou um familiar que cuida de maneira informal, é o termômetro do estado fisiológico e psicológico. Para que possamos passar aos outros segurança, técnica e conhecimento, é necessário que estejamos bem, que estejamos em harmonia conosco e com o ambiente que nos cerca.

Infelizmente, isto nem sempre ocorre, o que gera estresse e muitas vezes doenças em quem deveria cuidar dos doentes. Saiba mais no Blogdocuidado.

Leia também:

6 dicas para manter a saúde emocional do idoso e do cuidador

Não contrate um cuidador de idosos antes de ler

Cuidador para cobrir férias do idoso em viagem: como fazer o pagamento corretamente?

Os impactos do Alzheimer para além dos doentes (nos familiares e cuidadores de idosos)

Tensão do cuidador de idosos no trabalho

A profissão de cuidador requer muita dedicação, seja por parte do cuidador profissional remunerado, seja por parte do familiar que cuida exclusivamente por amor e sem remuneração.

É um serviço por vezes cansativo e que acaba exigindo autocontrole psicológico, afinal, os assistidos (idosos ou não) são sempre pessoas que dependem de assistência para a manutenção de suas AVD (Atividades de Vida Diárias). Em muitos casos, a falta da assistência pode levar à morte, e a mera responsabilidade que recai sobre os ombros é motivo de tensão do cuidador de idosos.

É essencial que os profissionais saibam lidar com esta tensão para que não chegue a extremos, causando problemas maiores como uma ansiedade patológica, depressão, problemas físicos severos, ou pior.

Confira algumas dicas do fundador da Acvida Cuidadores, Adriano Machado, para evitar e gerenciar a tensão do cuidador de idosos em função do trabalho.

Cuide-se para poder cuidar

Confira um resumo das dicas de Adriano Machado para lidar com a tensão do cuidador de idosos no dia a dia do cuidado, informações úteis tanto para cuidadores profissionais quanto familiares.

  • Divida seu dia em horários e respeite-os, inclusive os de descanso e lazer;
  • Organize-se com ferramentas como o Diário do Cuidador da Acvida (disponível inclusive em versão gratuita);
  • Tenha um hobby e certifique-se de praticá-lo em seus momentos de lazer: leitura, ouvir música, escrever, tocar um instrumento musical, cozinhar;
  • Redes sociais não são um hobby: desligue-se delas com mais frequência;
  • Almoce com calma e saboreie a comida (crie o hábito de elogiar o cozinheiro/a);
  • Não use grupos de whatsapp para assuntos do cuidado em um telefone particular, mantenha sempre um telefone exclusivo para isso (que não deve estar de posse de quem não esta trabalhando);
  • Evite tratar assuntos do trabalho quando não for seu turno;
  • Não leve a vida tão a sério: aprenda a rir de si mesmo;

Siga estas dicas e seja mais feliz e produtivo!

Saber como aliviar a tensão do cuidador de idosos foi útil para você? Leia também:

Conheça 5 coisas que uma empresa de cuidadores de idosos pode fazer por sua família e tenha noites mais tranquilas

Tem cuidadores de idosos em domicílio? Tem dificuldades para controlar pequenas despesas? Conheça os 7 passos do Caixa Fixo!

O que é osteopenia em idosos? Conheça 4 dicas para evitar.

O trabalho da ABECI (Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos) também ajuda a controlar a tensão do cuidador de idosos, confira.