No artigo de hoje, conheça alimentos que aumentam a imunidade do idoso, e mais dicas de médicos e nutricionistas para cuidar de quem você ama.
Confira também:
Alimentação do idoso: café da manhã para idoso diabético (vitamina de abacate com proteína)
Alimentação do idoso: café da manhã saudável para idosos (iogurte natural com aveia e frutas)
Alimentação do idoso: cardápio de café da manhã para idosos exigentes
Classificação do IMC: você sabe como a tabela funciona para o idoso?
Vitaminas para idosos: conheça 10 que não podem faltar na alimentação
Conteúdo
ToggleO que é bom para fortalecer o sistema imunológico do idoso?
Hábitos saudáveis e alimentos que aumentam a imunidade do idoso são capazes de fortalecer o sistema imunológico de uma forma geral.
“A hidratação é uma das maneiras mais simples, baratas e efetivas que temos de contribuir para nossa saúde corporal. Outra dica para auxiliar a reforçar o sistema imune é incluir frutas e vegetais no cardápio. Esses, por sua vez, são ricos em vitaminas, minerais e compostos bioativos que podem auxiliar no combate aos vírus e bactérias indesejadas.
Além disso, temperos como açafrão, pimenta preta, curry, cravo, canela, páprica e cominho auxiliam na saúde dos intestinos, que por sua vez, é um dos grandes controladores da imunidade humana. Sempre que possível, adicionem nas refeições.“
Samuel Barros, nutricionista — Especialista em nutrição funcional
Na mesma direção, a nutricionista Michelle Bezerra (@michele_bezerranutri) postou em suas redes sociais duas receitas rápidas com alimentos que aumentam a imunidade do idoso, que compartilhamos abaixo, sempre com a ressalva de consultar seu médico ou nutricionista antes do consumo caso possua alguma condição de saúde particular.
Chá feito com alimentos que aumentam a imunidade do idoso
- 2 xícaras de água
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado
- 50 ml de cachaça* (opcional – o álcool da cachaça evapora com a fervura)
- 1 colher de sopa de mel
- Preparo: ferver tudo por 15 minutos (a mistura se reduz a 1 xícara). Acrescentar 1 dente de alho amassado e o suco de 1 limão. Abafar por 5 minutos. Misturar bem e tomar em seguida.
Suco matinal para melhorar a imunidade
- 01 limão
- 01 colher “café” de gengibre em pó (pode ser a raiz também)
- 01 colher “cafe” de cúrcuma (açafrão)
- 20 gotas de extrato de própolis.
- 01 xícara “cafe” (50ml) de água filtrada
- Misturar bem e tomar em seguida
Comentários da Dra. Michelle sobre os alimentos que aumentam a imunidade do idoso.
“O gengibre combate vários sintomas da gripe e aumentam as defesas do organismo pela grande quantidade de vitamina C e vitamina B6.
O limão é uma ótima opção para quem está com a imunidade baixa ou mesmo para suprir a necessidade da vitamina C no dia a dia. Um limão já é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada desta vitamina. É anti-inflamatório, antioxidante, alcaliniza o organismo e ajuda na desintoxicação.
O açafrão (cúrcuma) exerce também um papel importante na proteção e desintoxicação do fígado, retirando as substâncias químicas tóxicas, aumentando a imunidade e protegendo o organismo dos efeitos de muitos poluentes do dia a dia.Michelle Bezerra, nutricionista
O própolis é uma mistura de pólen, cera e resina vegetais criada pelas abelhas, com o intuito de vedar e proteger as colmeias de fungos, insetos e bactérias. Essa substância é usada no extrato de própolis, pois atua de forma semelhante no organismo, agindo nas defesas de forma anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica, cicatrizante e melhorando o sistema imunológico. O extrato de própolis é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e flavonoides, tornando-se um antibiótico natural.“
O nutricionista Daniel Novais reforça o papel das frutas cítricas dentre os alimentos que aumentam a imunidade do idoso, como laranja, limão, mexerica e pitanga. O especialista cita ainda os legumes, como cenoura e tomate, e os peixes, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imunológico.
Já a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, reforça a necessidade do consumo de proteínas e probióticos dentre os alimentos que aumentam a imunidade do idoso.
A Dra. Cristiane da Fonseca Hottz, médica especialista em clínica médica e geriatria, membra titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), dá algumas dicas de alimentos que aumentam a imunidade do idoso. Confira abaixo, ou leia a entrevista completa sobre como aumentar a imunidade do idoso aqui.
Acvida: Um baixo consumo de água está relacionado a vários problemas na terceira idade. Poderia citar as consequências relacionadas ao sistema imunológico?
Dra. Cristiane: O baixo consumo de água propicia a um maior risco de infecção, princialmente urinária, alterações neurológicas como sonolência ou desorientação, maior risco de internações.
A desidratação piora as dores osteoarticulares (as populares dores nas juntas), porque precisamos de água para produzir o líquido sinovial, líquido que “lubrifica” as articulações. E quando estamos bem hidratados a pele fica mais bonita, outra boa razão para estar sempre bebendo água.
Podemos nos hidratar também com chás (sem açúcar e sem cafeína) e com água saborizada (ou flavorizada) com frutas e/ou folhas aromáticas.
Acvida: Há alimentos que aumentam a imunidade idoso, alimentos específicos para essa faixa etária?
Dra. Cristiane: Para o sistema imunológico funcionar bem ele precisa de todas as vitaminas e minerais que só conseguimos através do consumo de alimentos variados.
Isso inclui cereais como arroz, milho e trigo (preferencialmente os integrais), grãos como feijão, grão-de-bico, ervilha e soja, legumes, hortaliças, frutas, castanhas além do ovo e das carnes com moderação.
O hábito tradicional do brasileiro de almoçar e jantar arroz, feijão, legumes com carne ou ovo é essencial para saúde.
Lista de alimentos que aumentam a imunidade do idoso
- Vegetais verde-escuros como brócolis, couve e espinafre ajudam na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo;
- Alimentos ricos em zinco como carnes (com moderação), cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Ajudam a combater gripes e resfriados;
- Oleaginosas: além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E, benéfica principalmente para os idosos no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade;
- Azeite de oliva e salmão: contém Ômega-3 que ajuda a diminuir inflamações, assim contribuindo para a melhora da imunidade do corpo;
- Castanha-do-Pará e cogumelos: contém selênio, forte antioxidante que combate os radicais livres, por isso melhora a imunidade do corpo;
- Alho: um dos mais fortes aliados do sistema imunológico;
- Cebola: rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas;
- Óleo de coco: ajuda a modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias;
- Lichia: excelente fonte de vitamina e antocianinas, componente que desempenha uma função farmacológica importante contra várias condições como uma imunidade baixa;
- Batata Yacon: auxilia o crescimento da flora intestinal benéfica, ajudando o intestino a filtrar o que é melhor para o corpo;
- Gérmen de trigo: acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem excelente poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade;
(Fonte da lista acima: portal Minha Vida)
Lista de alimentos que diminuem a imunidade do idoso
- Álcool;
- Farinha refinada;
- Gorduras trans (comuns em preparações e produtos industrializados);
- Ultraprocessados em geral, contendo corantes e conservantes, que reconhecidamente aumentam a inflamação no organismo e podem atrapalhar o sistema imunológico;
- Alimentos com muito açúcar (como refrigerantes);
Estes alimentos e hábitos prejudicam a capacidade do corpo de se defender, por isso precisam ser consumidos com moderação ou mesmo evitados. Dietas com grandes restrições calóricas também devem ser evitadas.
(Fonte das orientações acima: nutricionista Renata Guirau)
Alimentos que aumentam a imunidade do idoso: dicas gerais para as refeições
- Recomenda-se que o idoso se alimente sentado à mesa com um acompanhante. A solidão reduz o apetite;
- Atenção para iluminação e contraste do ambiente: a cor da toalha da mesa deve ser diferente do prato pois facilita a identificação do alimento se houve limitação da visão;
- Caso a quantidade de alimento aceita for baixa, aumentar o número de refeições oferecidas;
- A pessoa que auxiliará o idoso a se alimentar (cuidador) deve ter feito sua refeição primeiro para ter a paciência necessária nesse cuidado;
Com estas sugestões espera-se uma maior aceitação das refeições, com consequente adequação do peso (seja para mais ou menos), menor risco de infecções (incluindo pneumonia aspirativa), melhora do estado nutricional e funcional, o idoso volta a participar de atividades/tarefas que antes não conseguia, volta a acompanhar a família nos eventos festivos que sempre envolve alimentação.
(Fonte das orientações acima: geriatra Cristiane Hottz)
Vitaminas aumentam a imunidade?
Tem gente que não presta muita atenção à alimentação, preferindo comprar comprimidos (vitaminas industrializadas) para compensar. Especialistas destacam que não adianta passar na farmácia e levantar um estoque de vitaminas, esperando substituir os alimentos que aumentam a imunidade do idoso.
Também é necessário cautela. Vitaminas em doses altas, de uma forma que dificilmente seriam encontradas em alimentos naturais, podem causar intoxicação. Mais uma vez, vale a dica da parcimônia (consumo moderado) e procurar as orientações de um especialista.
Além dos alimentos que aumentam a imunidade do idoso, atenção à segurança alimentar
O maior responsável por nossa própria segurança somos: nós mesmos. E para a segurança daqueles incapazes de realizar o autocuidado, como crianças e idosos, são seus cuidadores (profissionais ou não).
Por isso, nunca é demais reforçar que se lave bem as mãos antes de manusear alimentos que aumentam a imunidade do idoso, evite deixar alimentos preparados expostos além do necessário (com vasilhames abertos sobre pias ou mesas), evite falar e tossir sobre as preparações.
Para mais detalhes sobre a segurança alimentar de idosos assistidos por cuidadores, leia nosso artigo sobre o tema.
Segurança alimentar para idosos dependentes: o que cuidadores e familiares precisam saber
Como planejar a alimentação do idoso: um guia para cuidadores e familiares
Alimentação saudável para a pessoa idosa: o que cuidadores e familiares precisam saber
10 Alimentos diuréticos para diminuir a retenção de líquidos em idosos
Respostas de 2
Que informações necessárias e importantes. Obrigada por me enviar.
FOI MUITO IMPORTANTE PARA MIM QUE TENHO 91 ANOS SABER SOBRE DIVERSOS ALIMENTOS.