Os alimentos diuréticos são ótimos para, de uma forma natural e saudável, diminuir a retenção de líquidos do organismo, o que pode ajudar com inchaços pelo corpo e até com problemas relacionados à hipertensão arterial, tão comuns na terceira idade.
Conteúdo
ToggleAlimentos diuréticos
Algumas opções de frutas e saladas acabam auxiliando no bom funcionamento dos rins, e dessa forma facilitam a diurese, diminuindo, portanto, a retenção de líquidos no organismo.
Dica Acvida: no vídeo abaixo recomendamos uma receita fácil e prática para alimentar bem o corpo com fibras para idosos numa ótima salada.
Retenção de líquidos
Atenção à alimentação: confira nossas dicas de alimentos diuréticos, capazes de diminuir a retenção de líquidos no corpo e melhorar a saúde dos idosos.
Alimentos para idosos
Abacaxi
O abacaxi, por ser um alimento capaz de ajudar na eliminação de toxinas diretamente pela urina, diminui bastante a retenção de líquidos. Vale lembrar que esta fruta é rica em minerais e vitaminas, além de ser muito refrescante!
Melancia
Quando falamos em alimentos diuréticos, a melancia é um dos principais alimentos que idosos e todas as pessoas deveriam consumir.
A fruta é composta de 90% de água, isto significa que é capaz de aumentar a hidratação como nenhuma outra. Ao mesmo tempo que hidrata, também pode acelerar a queima de gorduras. É bem comum que as pessoas façam uso desta fruta para ajudar na redução de medidas.
Pepino
O pepino é extremamente efetivo dentre os alimentos diuréticos porque contém poucas calorias e um alto teor de água, como a melancia.
Conheça a água de pepino: coloque um pepino fatiado e sem casca a cada 2 litros de água (água saborizada), sendo aconselhável beber todo o volume ao longo do dia.
Alface
A alface é um dos alimentos diuréticos mais consumidos durante o almoço. Contém bastante água, minerais, fibras e até mesmo vitaminas. Além disso, a alface ainda é capaz de auxiliar no funcionamento do intestino, além de combater o estresse e a insônia.
Limão
O limão é um alimento com diversas propriedades benéficas para o corpo, incluindo diminuir a retenção de líquidos. Isso porque o potássio, que também está presente na fruta, é capaz de ajudar na manutenção do equilíbrio hídrico corporal.
Beterraba
Quanto à beterraba, pode-se dizer que ela possui ferro, capaz de auxiliar na prevenção da anemia, fósforo, entre outros nutrientes. Além do mais, seu suco é diurético e completamente refrescante: experimente com laranja e cenoura!
Cenoura
Excelente fonte de vitamina A, favorece a saúde da visão, cabelo, pele, e até mesmo ajuda no processo digestivo. Ainda contribui para a desintoxicação do organismo do idoso.
VOCÊ SABIA? a cenoura é um vegetal muito nutritivo, mas adaptada originalmente à climas frios; para ser plantada na maior parte do Brasil, precisou ser aclimatada.
Salsa
As folhas de salsa são ótimas para ajudar a eliminar o excesso de água do organismo, por isso aceleram a redução do inchaço. Comer uma salada de salsa durante a noite pode evitar que a pessoa acorde com a aparência inchada pela manhã. Além do mais, caso prefira, durante o dia você poderá tomar chá de salsa (uma delícia!).
Café
O café ajuda a diminuir o líquido do organismo, entretanto, é preciso tomar com cuidado para não ter problemas com a hipertensão arterial.
Agrião
O agrião nas saladas é uma ótima opção. Quando diluído em água, acaba fazendo muito bem à saúde do idoso, ajudando também na diminuição da retenção de líquidos.
Alimentos para dieta do idoso
Busque formas criativas de inserir os alimentos citados na dieta da pessoa idosa. Comida não é remédio, mas bem que pode evitar a necessidade de vários medicamentos, no caso de se seguir uma dieta balanceada e, assim, cuidar da saúde em geral.
Perguntas frequentes
Abaixo nossos especialistas respondem perguntas encaminhadas por nossos leitores.
Quais são os melhores alimentos diuréticos para idosos?
Além dos já citados, prefira os mais aquosos, como o melão, e aqueles com que se consegue fazer suco com pouca ou nenhuma adição de água.
Como os alimentos diuréticos podem ajudar a reduzir a retenção de líquidos em idosos?
Como o próprio nome diz, os diuréticos são “medicamentos ou substâncias que atuam estimulando a secreção de urina, aumentando o volume do fluxo urinário”, e, assim, diminuem a retenção de líquidos.
Quais são as receitas ricas em alimentos diuréticos para idosos?
Confira nossas sugestões de receitas no canal da Acvida no Youtube, playlist Alimentação do idoso.
Como incluir alimentos diuréticos na dieta de idosos?
De forma criativa, como na salada abaixo:
Alimentos diuréticos são seguros para todos os idosos?
No trato com idosos e pessoas dependentes, é prudente evitar as palavras “todos”, “sempre”, “nunca” e “jamais”. Reiteramos que as orientações aqui citadas tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente. Na dúvida, procure um médico ou nutricionista.
Respostas de 8
Bom dia. Sou diabética 2, uso glifage xr 500 3x dia. Agora em novembro 2020
Percebi que pela quantidade de água q tomo urino pouco, +- 2lt dia.
Estive à uns dois meses orina escura ( pouca) agora urina murcha tento dia ou noite. Pra ajudar vem constipação,usei chá de sene… tenho 67 anos(1/11/53)
Uso tb alondipino,5mg/ cp calcio/ perdi peso obesidade atrapalhou faço
Controle alimentação….mas minha preocupação agora é em urinar certo tb
Evacuar normal…obg.
Olá Aparecida, obrigado por acompanhar o Blog da Acvida. As orientações que fazemos tem caráter geral, ou seja, não substituem uma avaliação personalizada de um profissional competente. Por isso, sugerimos que procure um médico.
Gente estou procurando alguém que tenha os sintomas que eu tenho . Te achei .
Olá boa noite! Meu nome é Maria tenho diabetes do tipo2. De um tempo pra cá e vinha percebendo que estava aumentando meu peso a agora descobrir. Que não é gordura e sim estou muito inchada todo o corpo principalmente meus pés e rosto..
Tenho 78 anos e sem saber como à muito tempo essas hortalicas
Tomo suplementos e resumindo, sou saudável, sem pressão alta, diabetes e outros itens que assolam o povo em geral e boa parte dos idosos