Hospital de transição
Hospital de transição: 7 perguntas acerca do cuidado a idosos dependentes
24 de maio de 2021
Funções dos cuidadores de idosos
Funções dos cuidadores de idosos trabalhando em domicílio
25 de maio de 2021
Exibir tudo

Conheça um roteiro de entrevista essencial para seleção de cuidadores e outros profissionais domésticos

Seleção de cuidadores

Fazer a seleção de cuidadores e outros profissionais domésticos é um verdadeiro desafio para as famílias que precisam desse tipo de serviço.

O medo de contratar um profissional que não atende às expectativas, ou até colocar em risco o bem-estar do idoso, são alguns dos dilemas enfrentados pelos familiares. Saiba como fazer a seleção de cuidadores com segurança no Blogdocuidado.

Leia também:

Monitoramento de idosos com câmeras: tudo o que as famílias precisam saber

Felicidade e liberdade para idosos e seus cuidadores

Quando o idoso não deve morar sozinho?

O papel da família no cuidado ao idoso com demência

Confira o passo a passo para uma seleção de cuidadores adequada e assertiva.

Como realizar a entrevista de seleção de cuidadores

O momento da entrevista para seleção de cuidadores e outros profissionais domésticos é importante tanto para você quanto para o candidato ao emprego. Afinal, essa é a oportunidade que ele tem de contar suas experiências, expor aspectos da sua personalidade e método de trabalho.

O que é um roteiro de entrevista?

O roteiro de entrevista, semelhante a uma pauta, deve ser preparado previamente à conversa com o candidato. Nele, estão definidas todas as informações que você deverá obter durante a entrevista em uma sequência lógica e objetiva.

Essa ferramenta é importante para o bom andamento da entrevista. Por meio dela, você vai se certificar de que aquele profissional tem potencial para atender às necessidades do cargo pretendido.

Faça as perguntas certas na entrevista

Para facilitar o processo, elaboramos o planejamento a seguir. Confira:

Dados básicos:

  • Nome completo e endereço.
  • Tire foto ou fique com uma cópia de um documento de identificação, bem como um comprovante de residência.

Salário e benefícios

  • Qual a sua pretensão salarial?
  • Qual o valor necessário para o Vale-Transporte diário?
  • Os pagamentos podem ser feitos mensal ou semanalmente?

Referências

  • Tem referências de outros empregos? Dica: tire fotos ou cópias simples de eventuais cartas de referência.
  • Tem como comprovar as experiências anteriores? Dica: peça os telefones e nomes dos antigos empregadores, peça que confirme mês/ano de início e término de cada vínculo, e confirme estas informações com o antigo empregador independente de qualquer anotação em carteira de trabalho.

Capacitação profissional

  • Tem algum curso de especialização ou de aperfeiçoamento?
  • Tem curso de cuidador de idosos? Dica: exija cursos de cuidador com um mínimo de 100 horas/aula, sendo um mínimo de 20 horas/aula de estágio (prática supervisionada).

Disposição para o trabalho

  • Está ciente e aceita as demandas que o cargo exige? Dica: descreve em detalhes a rotina do idoso através do diário do cuidador.
  • Está disponível para início imediato ou na data pretendida?
  • Tem todos os documentos necessários para a admissão? Dica: o DP (Departamento Pessoal) da Acvida pode ajuda com os trâmites de formalização do emprego doméstico.

Escute o candidato

Deixe o(a) candidato(a) à vontade. Se ele(a) tiver alguma dúvida ou não entender algo, esclareça de maneira clara.

Na prática, se o candidato afirmar que “é muito eficiente”, é interessante perguntar o que é eficiência para ele. Assim, você saberá mais detalhes do trabalho dele e ter um exemplo do seu desempenho.

Se o candidato falar que tem experiência com pacientes agressivos, peça que descreva como lidava quando seu paciente tentava agredi-lo.

Cuidado com termos prontos: muitos pacientes afirmam que tem experiência com acamados, por exemplo, mas não citam se são lúcidos ou dementes. Este tipo de detalhe faz toda a diferença.

Dica: se o candidato falar que tem experiência com cadeirantes e acamados, é justo pedir para que demonstre como executar procedimentos padrão como uma mudança de decúbito e uma transferência da cadeira para a cama, por exemplo.

Da mesma forma, convém pedir que manuseie aparelhos comuns no dia-a-dia do cuidado, como o esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial).

Avalie os pontos positivos e negativos

Durante o processo de seleção de cuidadores e outros profissionais domésticos, avalie os pontos positivos e negativos do candidato. Isso pode ser observado nas respostas que ele oferece nas questões da entrevista.

Também fique atento quanto ao comportamento do candidato. Se ele demonstrar segurança enquanto responde, isso pode significar confiança. Por outro lado, se ele responder com insegurança, desconfie.

Pergunte sobre saídas de empregos anteriores

É inegável: muitas vezes o profissional não é desligado do emprego de maneira amigável. Contudo, a depender da postura do candidato ao falar sobre esse tema, muito sobre a sua ética e conduta profissional se revela.

Por isso, o ideal é que você questione sobre o desligamento de empregos anteriores e o motivo dele ter acontecido.

Dica: pergunte (ao candidato) o que você pode ouvir dos ex-patrões ao pedir referências dele.

Seleção de cuidadores e outros profissionais domésticos

Além de avaliar todas as questões apontadas acima, é importante que você também alinhe as expectativas e os valores do cargo oferecido.

Por exemplo, para que uma pessoa esteja preparada para desempenhar o papel de cuidadora, ela também deve ter competências e valores próprios de um profissional dessa categoria, tais como: ética, pontualidade, compromisso, responsabilidade, etc. Caso contrário, ela não seria capaz de atender às suas expectativas.

Dica: peça que candidato leia e discorra (fale) um pouco sobre os 10 mandamentos do cuidador, as diretrizes fundamentais para o cuidado de idosos dependentes.

Outro ponto importante é saber se o candidato tem ou já teve (criou) problemas na justiça do trabalho. Como não é possível tirar “nada consta” através do nome ou CPF de pessoas físicas nos sites dos tribunais regionais do trabalho (TRT), sugere-se colocar o nome completo do candidato no Google e deixar que o buscador faça o resto.

Resumo: o que perguntar na entrevista de seleção de cuidadores de idosos

No vídeo abaixo, resumimos as perguntas essenciais a se fazer numa entrevista de emprego doméstico (não deixe de assistir).

Gostou de saber mais sobre a seleção de cuidadores de idosos? Talvez os links abaixo possam interessar:

Saiba o que a Abeci (Associação Brasileira dos Cuidadores de Empregadores de Idosos) pode fazer por idosos e familiares

Cuidador procurando emprego? Clique aqui

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

10 Comments

  1. Maria da conceicao do nascimento silva disse:

    Sou cuidadora .ja trabalho a area .

    • Kassio Braga disse:

      Olá Maria da Conceição,

      Agradecemos o seu contato para cadastro de curriculum peço que entre em nossa página de cadastro https://acvida.com.br/selecao.

      Um Abraço,

      Equipe Acvida.

      • Francisco de Oliveira Sousa disse:

        Parabéns, é de grande importância conhecer realmente o perfil da pessoa que está sendo contratando para cuidar de um idoso, é cuidado que parece ser fácil , mais exige compromisso, responsábilidade e caráter …..

      • Fernanda disse:

        O que devo perguntar ao empregador durante uma entrevista?

        • Adriano Colodette Machado disse:

          Olá Fernanda, boa pergunta. Sugestão: primeiro pense e anote o que você espera do emprego (antes da entrevista), e pergunte ao empregador (durante a entrevista) o que ele espera de você. Qualquer ponto em que não estejam alinhados vale a pena ser indagado e reforçado. O combinado não sai caro, não é mesmo?

    • Adriana Colodette Machado
      Adorei seu depoimento ! Ele foi de muita importância ! Eu passei pelo mesmo problema ! Porém foi com meu avô! Cuidei dele até ele partir ,daí então resolvi me aperfeiçoar por essa área que tanto admiro!Já falecido resolvi em me empenhar para cuidar d idosos! Fiz três cursos d aperfeiçoamento! Fiz um estágio muito bem feito no lar dos velhinhos em Brasília ( Núcleo Bandeirante) fui voluntária num lar de idoso ! Em águas lindas de Goiás) é de mera importancia conhecer o perfil dos cuidadores! Pois não desvalorizando nossa classe! Mas…a aqueles que desvalorizam não tendo amor ! Afeto ! Carinho pelas aquelas pessoas que precisam de nós cuidadores ! Terei o prazer em fazer um teste com vocês para que possam me conhecer melhor! Estou a disposição ! Para que possamos nos comunicar! Desde já agradeço!

  2. Adriano Colodette Machado
    Adorei seu depoimento ! Ele foi de muita importância ! Eu passei pelo mesmo problema ! Porém foi com meu avô! Cuidei dele até ele partir ,daí então resolvi me aperfeiçoar por essa área que tanto admiro!Já falecido resolvi em me empenhar para cuidar d idosos! Fiz três cursos d aperfeiçoamento! Fiz um estágio muito bem feito no lar dos velhinhos em Brasília ( Núcleo Bandeirante) fui voluntária num lar de idoso ! Em águas lindas de Goiás) é de mera importancia conhecer o perfil dos cuidadores! Pois não desvalorizando nossa classe! Mas…a aqueles que desvalorizam não tendo amor ! Afeto ! Carinho pelas aquelas pessoas que precisam de nós cuidadores ! Terei o prazer em fazer um teste com vocês para que possam me conhecer melhor! Estou a disposição ! Para que possamos nos comunicar! Desde já agradeço!

  3. Marcia Cristina a Amazonas disse:

    Quero fazer uma entrevista com vcs por favor fale comigo.por favor

  4. Achei muita da hora você compartilhar isso com a gente,
    me tornei sua leitora. Vou seguir acompanhando o seu
    site. Até a próxima, nos mantenha informados,
    compartilhando este rico conteúdo.

  5. Justina de Jesus Amorim disse:

    Boa tarde Meu nome é Justina. Eu estou trabalhando atualmente pelo Homem-care Brasil. Mas eu gostaria de trabalhar particular Porquer a empresa não paga nada pra nós, não registram a carteira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador