Manter as pessoas idosas em casa é um privilégio: um cuidador de idosos pode ajudar

As pessoas idosas podem ficar mais dependentes e precisar de ajuda mesmo para funções básicas do dia-a-dia, como trocar de roupa, se alimentar, tomar remédios. Embora tudo isso possa parecer simples para alguém que é independente, a medida que a dependência vai aumentando, também aumenta a necessidade de ter alguém ao lado do idoso.

Um familiar costuma ajudar no primeiro momento. Um funcionário doméstico ou alguém de confiança costumam também ajudam inicialmente, mas a medida que essa dependência vai aumentando, é necessário pensar em algo profissional. Esse é o instante em que um cuidador de idosos se faz fundamental.

Idosos

O profissional pode ajudar não somente com as atividades de vida diária, mas ajudar também a garantir a paz de espírito dos familiares e a trazer conforto e segurança para as famílias e para as pessoas idosas.

Pessoas idosas

A dependência das pessoas idosas para algum tipo de cuidado pode se apresentar de várias formas.

Numa pessoa que está fisicamente perfeita, que não tem qualquer padrão de limitação física, a necessidade de cuidados pode se refletir como a demanda por companhia, ter alguém do lado para interagir, socializar, assistir televisão junto com ela, conversar. É uma situação em que o auxílio do cuidador é basicamente psicológico.

Não incomum, esses cuidadores de pessoas idosas são chamados frequentemente de dama de companhia.

Dica Acvida cuidadores: leia o artigo não contrate um cuidador de idosos antes de ler, onde descrevemos os principais perfis dos cuidadores de idosos.

Manter a pessoa idosa em casa é um privilégio

Culturalmente, o brasileiro prefere envelhecer em sua própria residência. Sempre que possível, devemos respeitar a vontade que a própria pessoa manifestou.”

Camila Oliveira, enfermeira

Conforme a idade avança, é mais comum que os cuidadores devam ajudar as pessoas idosas com questões de saúde, seja para garantir a oferta da medicação, seja para ajudar com as atividades cotidianas como trocar de roupa, se alimentar, assegurar que o idoso não perca compromissos pessoais, garantir a higiene, e outros afazeres.

Nalguns casos, o profissional irá oferecer e até preparar a alimentação, lembrando que o cuidador de idosos não é um empregado geral nos serviços doméstico. Ele ajuda o idoso, mas não deve cuidar da casa como faxineiro ou diarista, nem cuidar de outras pessoas que ali residam.

Pessoas com mais de 60 anos

Para pessoas idosas com mais de 60 anos e tem a saúde perfeita, o mais comum, como já citado, é ter um cuidador que vai dar um acompanhamento psicológico e que irá cumprir uma função social, função esta que não é menos importante do que o cuidado físico.

Para os “recém legalmente idosos”, um cuidador é útil em particular em casos de doenças limitantes, como o Mal de Parkinson ou a Doença de Alzheimer.

Pessoas com mais de 70 anos

Para pessoas idosas com mais de 70 anos, já começa a ficar mais comum aquele cuidador que irá dar atenção ao suporte físico. Isso porque, mesmo em seniores que tenham alguma doença incapacitante, o corpo já começa a mostrar os sinais do envelhecimento. Isso é especialmente verdade naquelas pessoas que foram negligentes com o próprio corpo e não tinham uma rotina saudável.

Exercícios para pessoas com mais de 70 anos

Dica Acvida Cuidadores: Conheça uma rotina de exercícios para pessoas com mais de 70 anos que pode ser realizada em casa, com o professor especialista Fernando Barreira, e leia também o nosso artigo como deixar os idosos mais ativos.

Pessoas com mais de 80 anos

Para as pessoas idosas com mais de 80 anos, via de regra, o dia-a-dia do cuidado se centra normalmente na manutenção das atividades de vida diária. Ou seja, em ter e executar uma rotina com o objetivo de manter sua autonomia.

Na verdade, a necessidade da criação de uma rotina extrapola as necessidades cotidianas. Vamos pensar em um bebê. Para esclarecer: não comparamos os idosos com bebês, mas, para ambos, a importância da existência da rotina é a mesma.

Assim como para quem acabou de nascer, pessoas idosas que estão no fim da vida precisam se manter conectadas a este mundo, e isso se assegura cumprindo-se as atividades que precisam ser realizadas no dia-a-dia.

Muitas pessoas idosas simplesmente não vão tomar café da manhã porque dizem que não estão com fome. Outros vão falar a mesma coisa na hora do almoço. Não incomum, muitos evitam tomar banho, e assim, aos poucos, vão se desconectando da vida.

Criar um rotina é muito mais do que garantir o café da manhã ou fazer a higiene diária. É garantir que o idoso tenha um motivo para continuar vivo, e o cuidador é uma parte integrante desse processo.

Dica Acvida cuidadores: para entender como criar uma rotina de forma profissional e fácil, conheça o Diário do Cuidador de Idosos gratuito. Dentro do seu Diário, os 10 Mandamento do Cuidador irão nortear a relação do profissional com a casa, os familiares e a rotina das pessoas idosas.

Como cuidar de idosos de maneira profissional

Não existe roteiro pronto para cuidar de idosos. As pessoas são únicas, assim como suas necessidades. Apesar disso, existem diretrizes que podem nortear esse cuidado, incluindo:

  • Monitorar os cuidadores de idosos com câmeras de vídeo;
  • Ter cadeiras de rodas e banho disponíveis mesmo que para uso eventual, por exemplo, para evitar perder um passeio por dificuldades no caminhar;
  • Ter mão-de-obra qualificada: enfermeiros ou cuidadores preparados para o cuidado às demandas cotidianas;
  • Contar com um telefone de plantão 24h/dia para emergências, de modo que os familiares não fiquem reféns de imprevistos;
  • Fazer sempre uma seleção segura de cuidadores com checagem de referências e antecedentes criminais e os devidos Nada Consta (polícias local e Federal, Justiças local e Federal);
  • Contar com uma contabilidade especializada em cálculos trabalhistas, de modo que o cuidado ao idoso não traga problemas judiciais pelo incorreto pagamento das verbas legais.
contabilidade empregador doméstico

Prazer, somos a Acvida: o maior portal sobre o cuidado a idosos dependentes do Brasil. Saiba que se você precisar de um cuidador de idosos, nós ajudamos famílias com a sua desde 2012.