Musicoterapia para idosos
Musicoterapia para idosos
19 de junho de 2020
Qual o valor do cuidador
Qual o valor de um cuidador de idosos trabalhando numa residência?
24 de junho de 2020
Exibir tudo

Cuidadores de Plantão 24 horas

Cuidadores de plantão

Na Acvida temos cuidadores de plantão à disposição para receber chamados dos clientes e colaboradores em tempo integral, 24 horas por dia 7 dias por semana, para identificar e resolver situações emergenciais. O objetivo é garantir a manutenção dos cuidados prestados, trazendo conforto e segurança para nossos clientes.

Leia também

Bem estar no trabalho do cuidador de idosos

Uripen: entenda como funciona

Sono em idosos: conheça as alterações

Medicamento para idosos: atenção redobrada

Equipe de cuidadores

Estruturar uma equipe de cuidadores de plantão para atender um assistido (idoso, pessoa com deficiência, criança…) não é uma tarefa fácil e envolve detalhes essenciais, desde o recrutamento e seleção dos profissionais até o monitoramento constante dos serviços prestados.

Entretanto, não basta ter uma equipe de cuidadores bem treinada, coesa e trabalhando em harmonia na residência. O universo de prestação de serviços de cuidados conta com capital humano para se materializar.

Em casos de eventuais imprevistos que impeçam a continuidade desse trabalho pelos profissionais, algumas medidas emergenciais precisam ser adotadas com rapidez para que os idosos e demais assistidos não fiquem desatendidos.

Quem já precisou de um cuidador e nunca passou por situações como estas?

  • Atrasos
  • Faltas injustificadas
  • Faltas justificadas (como em caso de atestados médicos)
  • Cuidador que precisou se substituído durante o plantão

O absenteísmo (não comparecimento) no trabalho geralmente ocorre por situações de força maior como atestados devido doenças ou acidentes com incapacitação laboral. Além disso, existem ainda os afastamentos legais em razão de casamentos, férias, falecimento de familiar.

Mesmo quando o afastamento é previsto não é simples resolver a cobertura da carga horária desfalcada. E quando a ausência é imprevista, provoca um transtorno grave para família e nem sempre é possível contar com um profissional disponível para dar continuidade ao atendimento do assistido.

Cuidadores de plantão com falta

Independente do motivo da falta ser justo, o assistido continuará a precisar de assistência, tarefa que neste caso recai sobre quem administra os cuidados.

Para evitar que isto gere estresse nos familiares, a Acvida Cuidadores usa sua experiência para lidar com esses imprevistos de modo a garantir a continuidade da assistência. Tudo isso para evitar prejuízos à rotina de cuidados.

Garantimos aos nossos clientes o funcionamento do plantão 24 horas para resolver demandas de substituições emergenciais com agilidade e segurança.

A equipe de plantonistas é treinada para identificar as situações de emergências precocemente e segue uma rotina padronizada para ajustar o eventual desfalque sem prejuízo para o andamento das atividades de vida diária (AVD) do assistido.

Cuidador plantonista gera economia?

Quem precisa de um cuidador para acompanhar um idoso ou pessoa com deficiência (PCD), em geral, não pode abrir mão da ajuda. Cuidadores de plantão confiáveis podem fazer a diferença.

Em especial após a entrada em vigor da Lei Complementar 150 (em outubro/2015), que aumentou os direitos trabalhistas dos profissionais domésticos, assim como as despesas das famílias, muitos empregadores consideram trocar seus cuidadores fixos por profissionais plantonistas.

A mudança pode diminuir custos como FGTS, INSS, décimo terceiro salário, férias remuneradas, dentre outros encargos legais. Mas traz alguns desafios adicionais, como a gestão de escalas e a necessidade de efetuar uma seleção constante de profissionais.

Preparamos um comparativo breve para orientar aqueles que consideram isto como uma alternativa para a diminuição dos custos fixos domésticos, mantendo a qualidade no atendimento a seus entes queridos.

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

3 Comments

  1. […] tambem: Cuidadores de Plantão 24 horas por dia 7 dias por semana / Bem estar no trabalho do cuidador de […]

  2. Jaciara de Assis Santana Nascimento disse:

    Eu Jaciara de Assis Santana Nascimento tecnica em enfermagem. Preciso trabalhar como cuidadora de idoso. Cuido do idoso e do ambiente em que o idoso vive. moro em Salvador -Bahia. Barrio : Cajazeira Vlll.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador