Cuidado no pós cirúrgico: como um cuidador de pessoas pode ajudar

Todo procedimento cirúrgico exige um tempo de resguardo, e neste período o cuidado no pós cirúrgico deve ser adequado para que o corpo possa se recuperar. Nesses momentos, o paciente não pode ficar sozinho, precisando ser acompanhado com zelo, atenção e profissionalismo. E aí entra o cuidador de pessoas e o cuidador de idosos profissional.

Leia também:

Plano de saúde cobre cuidador de idoso?

5 dicas para cuidar da saúde da pessoa na terceira idade

Atribuições do cuidador de idosos: o que o profissional pode (ou não) fazer na residência

O endividamento na terceira idade e as consequências dele

Como um cuidador ou enfermeiro pode ser útil no pós operatório

Contar com profissionais capacitados para realizar o cuidado no pós cirúrgico já é uma orientação padrão dos médicos.

É importante citar que o cuidador de pessoas e o enfermeiro realizam atividades diferentes com o cuidado no pós cirúrgico. O enfermeiro geralmente acompanha o paciente enquanto ele está no hospital e nas primeiras horas após a cirurgia, realizando atividades referentes ao suporte à vida, ou seja, nos momentos mais críticos.

Já o cuidador de pessoas geralmente irá oferecer o cuidado no pós cirúrgico ao paciente já estabilizado, porém ainda incapaz de realizar por si suas atividades de vida diária, como apoio para caminhar (deambular), banho, oferta de medicações orais, além de cuidar especialmente da assepsia (limpeza) do local da incisão cirúrgica, dentre outras atividades que o paciente faria se não estivesse temporariamente incapacitado.

Além disso, no que se refere ao conforto, cuidadores de pessoas também oferecem auxílio no vestir, na alimentação (inclusive na preparação de refeições especiais sob orientação de médico ou nutricionista), dentre outros. Na maioria das vezes esse cuidado é prestado em ambiente domiciliar, embora possa se iniciar em ambiente hospitalar.

Recuperação de saúde

Para uma boa recuperação, o cuidado no pós cirúrgico deve observar algumas orientações, dentre as quais se incluem:

  • Repouso: sem realizar atividades físicas, levantar peso, caminhar, para manter os pontos cirúrgicos e uma boa cicatrização no local operado;
  • Seguir a prescrição de medicamentos de forma correta: os medicamentos auxiliam no controle da dor e na recuperação propriamente dita, e evitam problemas maiores como infecção pós operatória;
  • Boa alimentação: uma alimentação adequada, rica em nutrientes, para que o corpo tenha forças para se recuperar;
  • Fisioterapia e exercícios adequados: tão logo sejam indicados.

Quais são as possíveis complicações cirúrgicas ou pós cirúrgicas em pacientes idosos? 

Para o perfeito cuidado no pós cirúrgico, é importante reconhecer algumas complicações que podem acometer os idosos após a cirurgia, como:

  • Delírio: alterações na atenção e na cognição que podem levar o paciente a apresentar agitação, percepção inadequada da realidade, alucinações, e pode ser causada por medicamentos ou infecções;
  • Sintomas de demência agravados: pacientes com quadros demenciais podem ter os sintomas agravados de forma temporária ou permanente em função das medicações utilizadas, particularmente a anestesia;
  • Infecções por microrganismos: podem ser evitadas com a assepsia adequada ou tratadas com antibióticos prescritos pelo médico;
  • Dor no local da cirurgia: pode ser tratada com medicamentos analgésicos e diminuída (sua incidência) com a assepsia correta do local da incisão;
  • Função intestinal prejudicada: particularmente causando constipação, o que pode ser tratado com uma alimentação rica em fibras e alimentos funcionais, ou mesmo com laxantes ou fleet enema em casos onde a constipação dura muitos dias.

Por isso é importante o cuidado no pós cirúrgico perfeitamente executado, para detectar essas possíveis complicações com presteza e comunicar à equipe médica com a maior brevidade possível.

O que tomar cuidado no pós operatório do idoso? 

É necessário perceber que o paciente idoso requer mais atenção, porque geralmente a maioria já possui comorbidades, o que pode dificultar o processo de recuperação da saúde ou o processo de cicatrização.

Por isso, o cuidado pós cirúrgico ao paciente de mais idade deve ser conduzido, sempre que possível, por um cuidador de idosos treinado.

Se precisar de ajuda para encontrar cuidadores de idosos profissionais para cuidados no pós cirúrgico, conte com a Acvida Cuidadores.


Você conhece o trabalho da Associação Brasileira de Empregadores de Cuidadores de Idosos, a ABECI? Vale a pena conhecer.