17 casos de conflitos no trabalho
17 casos de conflitos no trabalho
29 de junho de 2020
Ética profissional do cuidador de idosos
Ética profissional do cuidador de idosos
1 de julho de 2020
Exibir tudo

Cuidados do cuidador

Cuidados do cuidador

A aparência é o nosso cartão de visitas, principalmente no primeiro contato, pois “a primeira impressão é a que fica”. Os cuidados do cuidador consigo mesmo dizem muito sobre sua postura profissional, por isso apresentar-se de forma adequada ao trabalho é muito importante.

Leia também:

Diarreia em idosos: como evitar

Segurança alimentar do idoso é coisa séria

Senilidade e senescência: você conhece a diferença?

Fisioterapia em idosos: conheça dicas de exercícios

Alguns pontos são essenciais para causar uma boa impressão, como manter cabelos arrumados e presos (ou curtos), unhas limpas, cortadas e com esmalte discreto, roupas adequadas, limpas e passadas, bom hálito, maquiagem discreta, perfume e desodorante suaves, barba feita (homens), cabelos bem cortados ou presos.

Na mesma linha, os cuidados do cuidador de idosos com relação às suas atividades impactam diretamente os moradores da casa. Neste artigo, daremos ênfase na questão da alimentação. Saiba mais.

O que o cuidador de idosos faz?

A função principal do cuidador é fazer pela pessoa assistida o que ela própria faria por si, em termos do autocuidado, não fossem as limitações inerentes à sua condição de saúde.

Temos uma postagem que detalha as atribuições do cuidador, clique aqui para mais detalhes. Saiba mais também sobre as atividades de vida diária do idoso (AVD).

Uniforme do cuidador de idosos

O uso de uniforme é uma boa alternativa para uma aparência adequada em serviço, pois:

  • Identifica a função do empregado;
  • Promove a economia de vestuário pessoal por parte do funcionário;
  • Transmite uma boa imagem de limpeza do empregado;
  • Devem ser fornecidos pelo patrão em número e diversidade de peças;
  • suficientes (roupas, aventais, calçados, toucas…);

Os uniformes devem ser adequados à todas as situações:

  • Conforto e praticidade: adequados ao clima e tamanho individual. Feitos de tecidos que permitam movimentos necessários em serviço;
  • Variedade: ideal ter peças para uso no dia a dia e eventos especiais. Ter peças sobressalentes disponíveis;
  • Segurança: confere proteção à pele e previne quedas (aventais, calçados antiderrapantes);
  • A manutenção da limpeza e o zelo do uniforme é responsabilidade do funcionário.

Os cuidados do cuidador com os alimentos também devem ser tomados, eles são fonte de nutrição para quem os consome, mas também podem ser veículos de doenças se os cuidados adequados não forem tomados, desde a manipulação, antes de chegar à residência, até a mesa.

Alimentos podem sofrer contaminação física (corpo estranho), química (contato com produtos químicos) e biológica (microrganismos) e, consequentemente, causar doenças aos consumidores.

Para evitar esse perigo, os alimentos precisam de limpeza, armazenamento e conservação adequados. Os responsáveis pelo manuseio e preparo dos alimentos também devem ter atenção à higiene corporal adequada

 is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Principais cuidados do cuidador (alimentação)

  • Lavar as mãos sempre que necessário;
  • Manter unhas limpas e aparadas;
  • Usar cabelos presos e preferencialmente com redes;
  • Usar vestimenta limpa;
  • Retirar acessórios como anéis e relógios;
  • Não conversar ao preparar ou servir os alimentos;
  • Conservar lixo em recipientes com tampa e que tenham pedal. Evitar lixeiras sobre as pias!

Os utensílios também merecem atenção especial durante o preparo. Dar preferência a materiais de fácil higienização e que não acumulam resíduos. Evitar usar objetos de madeira ou isopor e optar por objetos de plástico e inox, por exemplo.

Panos de cozinha e esponjas precisam de higienização constante para evitar o acúmulo de sujeira e umidade, que propicia a multiplicação de microrganismos. Indica-se lavar esponjas e panos com água sanitária ao final do dia de uso e deixá-los secar.

Caso a compra dos alimentos também seja função da empregada doméstica, algumas orientações são essenciais antes da ida ao supermercado. Alimentos que não são perecíveis devem ser os primeiros a serem colocados no carrinho de compras e os alimentos perecíveis devem ser postos por último, pois devem ser acondicionados primeiramente no refrigerador ao chegar à residência.

A embalagem dos alimentos deve estar limpa, íntegra e ter rótulos com todas as informações necessárias sobre o produto (ingredientes, tabela nutricional, prazo de validade). Atenção ao aspecto de carnes e vegetais (casca) durante a escolha.

Para o armazenamento, as carnes devem ser congeladas. Somente refrigerá-las se for prepará-las no mesmo dia. De modo geral, vegetais e algumas frutas devem ser refrigerados. Leites de caixinha podem ser armazenados em temperatura ambiente enquanto fechados. Após abertos, os leites e também os seus derivados devem ser armazenados do refrigerador.

O profissional doméstico deve estar esclarecido sobre a importância do cuidado adequado com os alimentos para a saúde de todos os residentes e a sua própria, pois, na maioria das vezes, o funcionário faz as refeições no local de trabalho.

Segurança alimentar no serviço doméstico

Para mais detalhes acesse nosso artigo sobre segurança alimentar.

Você conhece a ABECI?

A Associação Brasileira dos Empregadores de Cuidadores de Idosos (ABECI) ajuda famílias a encontrar profissionais adequados às suas necessidades. Conheça mais aqui.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

1 Comment

  1. […] Leia também: Cuidados com idosos / Cuidados do cuidador […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de um Cuidador