Arquitetura para idosos
Arquitetura para idosos
28 de setembro de 2020
Como colocar fraldas em idosos
Como colocar fraldas em idosos?
29 de setembro de 2020
Exibir tudo

Benefícios do Pilates para idosos

Benefícios do pilates para idosos

Realmente há vários benefícios do Pilates para idosos, método capaz de trazer uma abordagem holística que ajuda a valorizar o corpo e mente ao mesmo tempo. O Pilates foi criado em meados de 1920 por Joseph Hubertus Pilates e tem sido uma enorme tendência atualmente.

Abaixo falaremos mais sobre quais são os benefícios aos idosos, e porque esta é opção tão interessante para a terceira idade.

Leia também:

A importância de exercícios para idosos

Saúde do idoso: pergunte ao especialista (entrevistas com médicos de várias especialidades, não perca)

5 hábitos essenciais para manter os idosos saudáveis

Benefícios da fisioterapia para idosos

Porque fazer Pilates na terceira idade? 

Na realidade, há vários benefícios do Pilates para idosos, é por esse motivo que o método é tão difundido. É na terceira idade que o corpo começa a se apresentar um pouco mais frágil, e a pessoa acaba ficando sujeita a muitas patologias. 

Dessa forma, é muito importante que os idosos tenham bons hábitos físicos (incluindo uma rotina de exercícios regulares) e uma excelente alimentação durante essa fase da vida. 

No contexto da educação física, quando a pessoa pratica Pilates, o corpo acaba ganhando um condicionamento maior, capaz de ajudar no fortalecimento dos músculos e ainda na melhora da flexibilidade, dentre outros benefícios acessórios. 

O Pilates alia isso tudo a um método que se adequa a pessoas com condições físicas muito distintas. Some-se ao fato do Pilates ser realizado, muitas vezes, em ambientes calmos com músicas relaxantes, e o método pode ficar muito atrativo aos idosos que não se veem em ambientes de academias de ginástica.

Qual o benefício de fazer Pilates?

Na realidade, não existe apenas um benefício de se fazer Pilates na terceira idade, são vários. Citaremos alguns dos mais importantes.

Ajuda a reduzir as dores no corpo 

Certamente quando a pessoa entra na terceira idade, tornam-se comuns as famigeradas dores pelo corpo, com destaque para as articulações.

A prática do Pilates força o corpo a se movimentar de maneira adequada, e isso acaba ajudando a manter a amplitude articular, fomentando também a estabilidade das articulações, o que favorece o fim das dores associadas.

Ajuda a fortalecer o corpo

Esse certamente é um dos maiores benefícios do Pilates para idosos, sendo que o idoso consegue fortalecer seu corpo ganhando um pouco mais de energia para realizar as tarefas do dia a dia.

Com a musculatura fortalecida, as dores musculares também tendem a se tornar escassas e até cessar.

Dessa forma, um dos motivos que levam as pessoas a praticarem Pilates é justamente para ajudar no processo de reabilitação motora.

É capaz de evitar doenças e ajuda na reabilitação de patologias existentes 

É preciso entender que os movimentos do Pilates são capazes de trabalhar todo o corpo, tornando-se auxiliares na prevenção de doenças e no aumento do condicionamento físico. 

Quantas aulas de Pilates por semana é ideal? 

Para obter maiores benefícios do Pilates para idosos, recomenda-se pelo menos duas aulas por semana. 

Qual o tempo de duração de uma aula de Pilates?

Em média de 45 a 60 minutos, sendo que a aula pode ser feita individualmente ou até mesmo em grupo. Lembrando que, durante esse período, podem ser trabalhadas a musculatura estriada esquelética, a postura, o alinhamento da coluna vertebral, o controle da respiração, dentre outros. 

Quais os melhores exercícios para a terceira idade? 

Para conhecer os principais exercícios para a terceira idade, recomendamos a leitura de nossos artigos exercícios para idosos, com dicas e aulas em vídeo com os educadores físicos Fernando Barreira e Vanuza Magalhães, e fisioterapia para idosos, com dicas dos profissionais da 3iD reabilitação geriátrica.

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos, consulte seu médico. Recomendamos ainda acompanhamento de um profissional de educação física para evitar lesões e outros problemas.

Editorial Acvida
Editorial Acvida
O Editorial da Acvida Cuidadores é feito por nossa equipe de conteúdo, que inclui especialistas em cuidados paliativos, em administração de equipes de cuidadores e jornalistas. Seu objetivo é trazer informações relevantes a todos os envolvidos no trato das pessoas incapacitadas de realizar o autocuidado. Reuniremos artigos médicos e científicos, publicações jornalísticas relevantes, recomendações e entrevistas com especialistas, relatos de pessoas que passaram pela experiência de cuidar de um ente querido, enfim, tudo o que possa ajudar nossos leitores a trazer qualidade de vida para idosos, familiares e cuidadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *