Segurança do idoso
Segurança do idoso: dicas importantes para cuidadores e familiares
22 de outubro de 2020
Clube de cuidadores Acvida
Vagas de emprego para cuidadores em SP capital (DDD 11)
26 de outubro de 2020
Exibir tudo

O envelhecimento precisa ser pauta da sociedade

envelhecimento

Falar de envelhecimento é falar, também, de vida. Isto porque o processo de envelhecer é natural e universal. Aquele velho ditado que diz que começamos a envelhecer ao nascer é a mais pura verdade, e significa que estamos vivendo e envelhecendo ao mesmo tempo.

Apesar disso, lidar com o processo do envelhecimento ainda é difícil pra maioria das pessoas. Mas, aos poucos, é um assunto que vem à tona para mostrar sua relevância e importância. 

Tanto que o mundo já vê nascer iniciativas que querem dar voz, falar e conversar com as pessoas mais velhas, colocando na mesa assuntos que devem e precisam ser discutidos.

Leia também:

Envelhecimento saudável: se o assunto lhe interessa, não deixe de ler

Saúde do idoso: informe-se com especialistas médicos

Entenda a diferença entre senescência e senilidade

Demência no idoso: o que familiares e cuidadores precisam saber

Neste artigo, apresentamos uma empresa que busca desmistificar o tema enquanto auxilia ativamente a sociedade. Conheça a startup brasileira Janno.

Processo de envelhecimento no Brasil

A Janno é uma startup que começou como uma plataforma para guiar as pessoas no planejamento do fim da vida e, hoje, trabalha para melhorar o processo de envelhecimento no Brasil por meio de mais 3 iniciativas.

MAPA 60+: o Mapa 60+ surgiu junto com a pandemia da Covid-19. É um mapa colaborativo que ajuda a dar visibilidade a iniciativas e projetos gratuitos para acolher e apoiar a população madura durante a pandemia, momento em que esse público (a terceira idade) ficou ainda mais vulnerável do que normalmente já é.

MaturiBoss: é uma plataforma de conteúdo pensada para a mulher madura, que busca informações relevantes e de qualidade para encarar um novo ciclo da vida que ainda é cheio de beleza e aprendizado. De um jeito simples e fácil, a ideia é tratar de assuntos que estão presentes na mesa do jantar. 

Guia Longevidade: é uma assessoria gratuita para famílias que estão em busca de soluções de moradia, cuidados e atividades diárias para seus familiares idosos.

Processo de envelhecimento do idoso

Iniciativas como a Janno, pensadas para o público maduro, são mais necessárias do que nunca. O envelhecimento é uma pauta que precisa ser parte da sociedade de uma forma muito mais intensa do que é hoje.

Os dados mostram que o Brasil já tem mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos e 60 milhões com mais de 50 anos. Em 2050, o Brasil será o país mais velho do mundo.

Diferentemente das economias desenvolvidas, o brasileiro precisará aprender a envelhecer sem muita ajuda do Estado. Soluções como lares de idosos públicos, serviços de cuidadores domiciliares (oferecidos por entes públicos) e uma ampla rede de suporte ao idoso (baseada no SUS) dificilmente serão colocadas em prática em tempo de atender às demandas da população mais velha, visto que o Estado é incapaz de prover mesmo serviços básicos à população atual. 

Por isso é tão importante falar sobre o envelhecer. Por isso, mais do que nunca, a sociedade precisa ser protagonista neste processo de envelhecimento coletivo. Não dá mais pra empurrar a sujeira para debaixo do tapete e fazer de conta que isso não interessa.

Dar voz e informação para essa população, que cada vez mais quer ocupar seu espaço, não é só importante, é fundamental. Quem não estiver de olho nesse público certamente não está pensando no futuro.

Iniciativa voltada ao idoso

Você tem uma iniciativa voltada à terceira idade? Estamos ávidos para conhecer, entre em contato com a Acvida.

Adriano Colodette Machado
Adriano Colodette Machado
Fundei a Acvida em 2012 após uma necessidade familiar. Por mais de doze anos, minha avó paterna, Dona Benedita, precisou de acompanhamento por cuidadores. Nossa família encontrou todo tipo de dificuldade para atendê-la: pequenos furtos, profissionais pouco qualificados, até maus tratos. Não foi fácil. Mas contornamos os problemas e conseguimos oferecer a ela todo o carinho e conforto que merecia. Percebi uma demanda reprimida por serviços profissionalizados, e com minha experiência em negócios (desde 2003) criei a Acvida. No Blogdocuidado vou compartilhar essa bagagem com nossos leitores. Espero que gostem ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *