O envelhecimento precisa ser pauta da sociedade

Falar de envelhecimento é falar, também, de vida. Isto porque o processo de envelhecer é natural e universal. Aquele velho ditado que diz que começamos a envelhecer ao nascer é a mais pura verdade, e significa que estamos vivendo e envelhecendo ao mesmo tempo.

Apesar disso, lidar com o processo do envelhecimento ainda é difícil pra maioria das pessoas. Mas, aos poucos, é um assunto que vem à tona para mostrar sua relevância e importância. 

Tanto que o mundo já vê nascer iniciativas que querem dar voz, falar e conversar com as pessoas mais velhas, colocando na mesa assuntos que devem e precisam ser discutidos.

Leia também:

Envelhecimento saudável: se o assunto lhe interessa, não deixe de ler

Saúde do idoso: informe-se com especialistas médicos

Entenda a diferença entre senescência e senilidade

Demência no idoso: o que familiares e cuidadores precisam saber

Neste artigo, apresentamos uma empresa que busca desmistificar o tema enquanto auxilia ativamente a sociedade. Conheça a startup brasileira Janno.

Processo de envelhecimento no Brasil

A Janno é uma startup que começou como uma plataforma para guiar as pessoas no planejamento do fim da vida e, hoje, trabalha para melhorar o processo de envelhecimento no Brasil por meio de mais 3 iniciativas.

MAPA 60+: o Mapa 60+ surgiu junto com a pandemia da Covid-19. É um mapa colaborativo que ajuda a dar visibilidade a iniciativas e projetos gratuitos para acolher e apoiar a população madura durante a pandemia, momento em que esse público (a terceira idade) ficou ainda mais vulnerável do que normalmente já é.

MaturiBoss: é uma plataforma de conteúdo pensada para a mulher madura, que busca informações relevantes e de qualidade para encarar um novo ciclo da vida que ainda é cheio de beleza e aprendizado. De um jeito simples e fácil, a ideia é tratar de assuntos que estão presentes na mesa do jantar. 

Guia Longevidade: é uma assessoria gratuita para famílias que estão em busca de soluções de moradia, cuidados e atividades diárias para seus familiares idosos.

Processo de envelhecimento do idoso

Iniciativas como a Janno, pensadas para o público maduro, são mais necessárias do que nunca. O envelhecimento é uma pauta que precisa ser parte da sociedade de uma forma muito mais intensa do que é hoje.

Os dados mostram que o Brasil já tem mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos e 60 milhões com mais de 50 anos. Em 2050, o Brasil será o país mais velho do mundo.

Diferentemente das economias desenvolvidas, o brasileiro precisará aprender a envelhecer sem muita ajuda do Estado. Soluções como lares de idosos públicos, serviços de cuidadores domiciliares (oferecidos por entes públicos) e uma ampla rede de suporte ao idoso (baseada no SUS) dificilmente serão colocadas em prática em tempo de atender às demandas da população mais velha, visto que o Estado é incapaz de prover mesmo serviços básicos à população atual. 

Por isso é tão importante falar sobre o envelhecer. Por isso, mais do que nunca, a sociedade precisa ser protagonista neste processo de envelhecimento coletivo. Não dá mais pra empurrar a sujeira para debaixo do tapete e fazer de conta que isso não interessa.

Dar voz e informação para essa população, que cada vez mais quer ocupar seu espaço, não é só importante, é fundamental. Quem não estiver de olho nesse público certamente não está pensando no futuro.

Iniciativa voltada ao idoso

Você tem uma iniciativa voltada à terceira idade? Estamos ávidos para conhecer, entre em contato com a Acvida.