Cuidar da saúde mental: dicas práticas para cuidadores e familiares de idosos

Janeiro Branco

 

O mês de janeiro foi escolhido para abordar o tema “Cuidar da saúde Mental” com a campanha Janeiro Branco. Quero que você faça e coloque em sua rotina o quão é importante cuidar da saúde física e mental todos os dias.

Nesse momento, quero que você reflita como está o cuidado com a sua saúde emocional? Se possível, realize anotações sobre esse assunto, destaque o que você quer fazer diferente.

Cuidar da saúde mental

Cuidar da saúde mental precisa acontecer todos os dias com pequenas ações cotidianas. Uma das principais é ter uma rotina com horários das suas tarefas, dessa maneira você terá um direcionamento e um foco a seguir, amenizando os processos de ansiedade e de procrastinação que ocorrem em uma rotina desorganizada.

Saúde

Na abordagem da psicoterapia da TCC (Técnica Cognitiva Comportamental), envolve-se o reconhecimento e a modificação dos padrões de crenças que estão associados ao problema.

A mudança do comportamento é extremamente importante para o processo de hábitos saudáveis e qualidade de vida. Com pequenas mudanças do comportamento e pensamentos é possível ter hábitos e rotinas criados, contribuindo para a qualidade de vida e bem estar.

O perfeccionismo e a necessidade de ser bom ou boa em tudo pode gerar estresse e esgotamento, contribuindo para que se tenha uma rotina desorganizada.

Devemos entender quais são as nossas prioridades e saber definir o que preciso ser feito, e o que pode ser deixado para outro momento.

A rotina do cuidador de idosos, em alguns momentos demandam, ações diferenciadas. Separe, dentro do possível, o trabalho da vida pessoal, e fixe o começo e o fim do trabalho todos os dias, incluindo momentos de lazer na rotina.

Na prática, sabemos que a realidade é diferente! Por isso, é necessário ter foco. E o foco tem relação direta com a prioridade. É necessário ter prioridades, para assim, conseguir focar no que realmente é necessário. Vou compartilhar com você uma ferramenta que contribui para organização das tarefas do dia a dia.

Cuidar

Abaixo listamos algumas formas práticas de como cuidar da saúde mental.

  • Tenha metas claras;
  • Faça lista de tarefas mensais e semanais (use agenda do celular, planner, planilhas entre outros). O melhor é aquele que funciona para você.
  • Faça uma agenda em blocos de atividades semelhantes, exemplo abaixo:

Mesmo com essas mudanças, se sentir que precisa de ajuda profissional, não hesite em procurá-la. Lembre-se que só você pode fazer isso (por você próprio!).

Saúde mental

A saúde mental não está desconectada do corpo e das emoções. Devemos lembrar que o ser humano é um só, como nos diz a velha máxima: corpo são, mente sã.

Saúde física

Assim, a saúde mental depende intrinsecamente da saúde física. Por isso, recomendamos conhecer também nossos artigos:

Exercícios para idosos: conheça rotinas para cuidadores e idosos de vários perfis

A fisioterapia não é apenas para “quem tem dor”: conheça uma rotina de exercícios prática de segunda à domingo

Saúde emocional

Na mesma linha, a saúde emocional muitas vezes é negligenciada.

Problemas hoje tão comuns, como ansiedade e depressão, não devem nunca ser considerados normais. Normal é estar bem consigo mesmo, com o ambiente e com as pessoas à nossa volta.

Importante cuidar

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Telefone 188.

A Dra. Andréia atende pela sua clínica: contato através de seu telefonee-mailFacebook e Instagram.