Transporte de idosos particular em veículos adaptados ajuda a terceira idade

Um serviço profissional de transporte de idosos particular pode ajudar idosos e outras pessoas com necessidades especiais a ir à consultas médicas, fazer compras ou mesmo assistir a um filme no cinema. É um desafio que pode melhorar a qualidade de vida destas pessoas, por isso conheçam a Mobilidade.net.

Leia também:

Legislação do cuidador de idosos: conheça as atribuições legais do profissional

O perigo da broncoaspiração em idosos: 5 dicas para evitar

Quando procurar um geriatra? Qual a idade certa para a primeira consulta?

Arquitetura para idosos: não compre, construa ou reforme um imóvel antes de ler

Idoso com dificuldade de locomoção

As alternativas para os idosos e pessoas com redução de mobilidade são, em geral: utilizar uma ambulância, ou utilizar um carro comum (táxi, Uber ou afins), onde será necessário sair de sua cadeira de rodas para embarque/desembarque. O aplicativo Mobilidade.net permite realizar o transporte dessas pessoas em suas próprias cadeiras de rodas, esse é o grande diferencial.

O que é o mobilidade.net

O Mobilidade.net foi desenvolvido pelo médico ortopedista Antônio Victor Paes de Vasconcelos. O foco de seu atendimento são os portadores de deficiência permanente ou passageira e idosos com dificuldades de locomoção. O serviço de transporte de idosos particular é prestado por motoristas habilitado e com treinamento especializado.

Os veículos são adaptados para o transporte de idosos particular, onde o passageiro não precisa sair da cadeira de rodas para entrar e sair dos veículos. O preço não é muito diferente de um serviço de táxi convencional, e todos os motoristas são treinados nas especificidades daquele público.

O serviço funciona inicialmente em Brasília-DF, e é possível pedir um carro por telefone, através de seu site ou pelo Aplicativo Mobilidade para Android ou iOS (iPhone).

Abaixo, preparamos um perguntas e respostas para servir de guia àqueles que ficaram curiosos ou podem eventualmente precisar dos serviços. Quem responde é o Dr. Antônio Victor, ortopedista e sócio da empresa.

Transporte de idosos particular com redução de mobilidade de forma segura

Na Mobilidade.net o idoso ou qualquer pessoa com redução de mobilidade não precisa fazer a transferência da cadeira de rodas para o banco do veículo. O carro de transporte possui rampa para entrada e o passageiro permanece em sua própria cadeira de rodas, sendo transportado com total segurança afixado por cintos que atendem aos critérios exigidos pelo órgão regulador (DETRAN). O serviço de transporte é prestado por um motorista habilitado e com treinamento exclusivo para locomoção de passageiros nestas condições.

O motorista pode deixar o veículo?

O condutor não está autorizado a sair do veículo para além do embarque e desembarque. Caso o passageiro não possa se locomover sozinho, deverá solicitar a presença de uma pessoa que seja capaz de lhe auxiliar durante todo o trajeto, como um familiar ou cuidador.

Cadeira para transporte de cadeirantes e idosos

Não são necessárias adaptações (nem descer) desde que a cadeira não exceda as dimensões dos carros: 1,35m de vão de acesso, 1,41m interno e 1,10 de comprimento. O idoso com dificuldade de locomoção entrará no carro na própria cadeira de rodas e lá permanecerá até o final do percurso.

Direito de idosos no transporte: o que é preciso saber?

Muitas pessoas com limitações ou deficiência já tentaram pegar um táxi e tiveram uma corrida negada quando o motorista percebeu que era um cadeirante.

Os serviços de táxi (e aplicativos como Uber) fazem parte do sistema público de transporte e, como tal, não podem se negar a transportar um cadeirante. Infelizmente, nem todos os taxistas ou motoristas de aplicativo respeitam isso.

Com relação aos idosos, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 2003) regulamenta diversos princípios e direitos fundamentais, tais como: a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Então, um motorista que se recusa a fazer uma corrida a um idoso (cadeirante ou não) está infringindo a legislação. Acreditamos que, tão importante quando reclamar, é oferecer alternativas dignas que coloquem o poder de decisão nas mãos do idoso/cadeirante. Isto levou a fundar a mobilidade.net.

Vagas para deficientes e idosos: o que é necessário saber?

O Estatuto do Idoso garante ainda, a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados, para as quais os idosos deverão apresentar alguma identificação, que é regulamentada por cada UF (Estado).

Entretanto, é essencial frisar que a vaga é do usuário e não do veículo. Assim, nem a Mobilidade.net nem outros serviços poderão fazer uso permanente/rotativo dessas vagas por não possuir uma autorização especifica, embora possamos utiliza-las para embarque e desembarque do passageiro.

Quer saber mais detalhes? Confira nesta reportagem do SBT:

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais.